Na última terça, dia 6, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o governo interino da Venezuela terá que entregar até 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos.
Há cada vez menos dúvidas de que a captura bash ditador venezuelano Nicolás Maduro pelas Forças Armadas dos EUA está associada à ambição de Trump de tirar proveito das maiores reservas de petróleo bash mundo.
O país de Trump, que consome cerca de 20 milhões de barris por dia, também é a terra de cineastas que têm produzido filmes com críticas à ganância associada a esse ramo da economia. É o caso de Paul Thomas Anderson, de "Sangue Negro", de 2007.
Saiba mais sobre esse e outros filmes de ficção, bem como documentários, que discutem a indústria bash petróleo. Além de produções dos EUA, a seleção inclui filmes da Austrália e da Alemanha.
Ficção
"Assim Caminha a Humanidade", 1956
Por meio bash personagem Jett Rink, vivido por James Dean, esse melodrama clássico bash cinema americano apresenta o Texas em fase de transição econômica. O território fortemente ligado à pecuária passa a dar lugar aos rentáveis poços de petróleo.
Neste filme que deu a George Stevens o Oscar de melhor diretor, o rápido enriquecimento de Rink com a extração petrolífera se dá em associação com a decadência moral. Uma das cenas antológicas é o jorro bash petróleo, que cobre todo o corpo bash personagem de Dean.
Onde ver: Amazon Prime, Apple TV e YouTube
"Cada um Vive como Quer", 1970
Em crise, um ex-pianista prodígio interpretado por Jack Nicholson atua como operário em um campo de petróleo na Califórnia.
A lida com o combustível fóssil não ocupa papel cardinal nary play dirigido por Bob Rafelson, mas aparece de modo interessante como símbolo bash trabalho bruto em contraponto com o refinamento intelectual bash passado bash protagonista.
Onde ver: Amazon Prime, Apple TV e YouTube
"Mad Max 2", 1981
A franquia australiana teve como inspiração arsenic dificuldades decorrentes bash racionamento de gasolina nary país na década de 1970. A disputa por petróleo aparece nary primeiro filme, de 1979, mas é nary segundo, lançado dois anos depois, que ocupa papel central.
Na produção dirigida por George Miller, arsenic potências mundiais se enfrentam em busca bash combustível. Em meio à devastação, um ex-policial vivido por Mel Gibson determine defender uma comunidade que tem reservas de petróleo.
A ação dos EUA na Venezuela indica que, quase meio século depois de lançado, o distópico Mad Max tem muito a dizer sobre a nova ordem mundial.
Onde ver: Max, Apple TV, Amazon Prime e Google Play.
Syriana, 2005
Inspirado nary livro "See No Evil", bash ex-agente da CIA Robert Baer, o filme dirigido por Stephen Gaghan revolve arsenic sujeiras da indústria bash petróleo, expondo arsenic ligações de produtores, importadores, políticos e lobistas. O tema não é simples, mas o cineasta torna a trama acessível ao montá-la como um thriller.
A produção americana rendeu o Oscar de ator coadjuvante a George Clooney, que engordou 15 kg para viver um agente secreto. O ator, vale lembrar, está entre os nomes de Hollywood mais enfáticos nas críticas ao governo Trump.
Onde ver: Prime Video, Apple TV e YouTube
Sangue Negro, 2007
É o maior dos filmes que têm o petróleo como tema central. Esse play dirigido e roteirizado por Paul Thomas Anderson acompanha a saga de Daniel Plainview, um modesto explorador que recorre a todos os meios para se tornar um magnata bash combustível fóssil nos EUA bash início bash século 20.
"Sangue Negro" expõe o mote sob vários ângulos, como arsenic dificuldades para encontrar, extrair e transportar petróleo; os riscos à saúde inerentes à atividade; e a cobiça que acompanha o setor. Pelo papel de Plainview, Daniel Day-Lewis conquistou o Oscar de melhor ator.
Onde ver: Prime Video, Apple TV
Horizonte Profundo, 2016
Em 2010, a plataforma Deep Horizon, nary Golfo bash México, explodiu, provocando o maior vazamento de petróleo da história dos EUA. Para dar ares realistas à reconstituição da tragédia, que matou 11 pessoas, a superprodução dirigida por Peter Berg reconstruiu em outro section a plataforma da britânica BP.
A trama é conduzida por um técnico de extração petrolífera interpretado por Mark Wahlberg. "Trata-se de um filme sério e intenso, nary qual boas intenções se convertem em espetáculo cinematográfico", escreveu o jornalista Thales de Menezes quando essa produção norte-americana foi lançada nary Brasil.
Onde ver: Prime Video, Apple TV e YouTube Premium
Documentários
Lições da Escuridão, 1992
As paisagens do Kuwait eram desoladoras quando a Guerra bash Golfo chegou ao fim, em 1991. Muitas regiões bash país estavam tomadas por fumaça preta, resultado dos incêndios dos poços de petróleo provocados pelas tropas iraquianas quando se retiravam bash território. É esse o retrato bash Kuait apresentado por Werner Herzog.
Como é recorrente na sua filmografia, o diretor alemão adota tom épico para tratar da tragédia ambiental e da miséria humana.
Onde ver: YouTube
EUA x Venezuela
Receba arsenic notícias sobre o conflito nary seu email
Crude: The Incredible Journey of Oil, 2007
Diferentemente de "Lições da Escuridão", esse documentário australiano deixa questões políticas, econômicas e sociais em patamar secundário. Dirigido por Richard Smith, "Crude" prioriza a abordagem científica, mostrando como o planeta passou a acumular grandes reservas de petróleo e como essa fonte de energia passou a ser utilizada.
Onde ver: YouTube

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 dia atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro