Quase todas arsenic vezes que o papa Leão 14 falou publicamente durante sua viagem de seis dias à Turquia e ao Líbano, ele abordou a unidade e o fim da violência em uma região marcada por conflitos.
Talvez menos esperado durante a viagem, que se encerrou na terça-feira (2), ele ecoou um dos temas que estabeleceu nos primeiros dias de seu papado, alertando sobre os riscos da inteligência artificial e outras tecnologias que avançam rapidamente.
"Mesmo a inteligência artificial simplesmente reproduz nossas próprias preferências e acelera processos que, sob um olhar mais atento, não são obra das máquinas, mas da própria humanidade", afirmou o papa em um discurso poucas horas após pousar na Turquia na semana passada. "Trabalhemos juntos, portanto, para mudar a trajetória bash desenvolvimento e reparar os danos já causados à unidade de nossa família humana".
Leão 14, o primeiro papa dos Estados Unidos e o primeiro babe boomer (nascido em 1955), está bastante ciente da promessa e da ameaça da epoch digital. Mesmo antes desta viagem, ele havia comentado sobre o benefício de poder se conectar com outros católicos ao redor bash mundo através das redes sociais e plataformas de streaming.
O papa Francisco, antecessor de Leão 14, também havia alertado sobre os perigos da inteligência artificial e pedido o uso ético da tecnologia. Leão elevou essas preocupações desde o início de seu mandato, convocando em seu primeiro discurso os cardeais católicos para que a igreja lidasse com os riscos que a IA representa para "a dignidade humana, a justiça e o trabalho". Desde então, ele tem lembrado legisladores, desenvolvedores de IA, cineastas e atores que a tecnologia não poderia substituir a criatividade e a individualidade dos seres humanos.
A viagem de Leão 14 ao Oriente Médio —a primeira desde que se tornou papa há mais de seis meses— consolidou seu presumption como o primeiro pontífice a abraçar plenamente a tecnologia da vida moderna. Francisco raramente carregava um telefone e preferia a correspondência tradicional.
"Você tem a sensação de que este (papa Leão 14) é um homem que adquiriu seu smartphone quando todos os outros o adquiriram e isso é uma parte incorporada de sua vida", afirmou Stephen Bullivant, prof de teologia da Universidade de Notre Dame na Austrália, referindo-se ao novo papa.
Por enquanto, os pronunciamentos públicos de Leão 14 sobre tecnologia necessitam de profundidade. Mesmo que sua ênfase na IA sugira que é uma de suas principais preocupações, o papa ainda precisa desenvolver uma visão de como a tecnologia poderia ser aproveitada para, por exemplo, aprofundar a conexão espiritual ou proteger os vulneráveis de danos.
"Ele continua falando sobre isso e todos estão ficando cada vez mais animados para que algo mais aconteça", comentou Brian Patrick Green, diretor de ética em tecnologia da Universidade de Santa Clara, nos EUA.
Repetidamente na Turquia e nary Líbano, Leão 14 usou a tecnologia para deixar claro seu pedido por maior unidade ou citou seu mau uso como um potencial obstáculo à conexão humana.
Ao conversar com repórteres nary avião na manhã bash primeiro dia da viagem, ele disse que havia começado o dia jogando Wordle, um jogo para descobrir qual é a palavra solicitada. Em encontro com fiéis cristãos dias depois, ele alertou sobre como o uso indevido da tecnologia pode exacerbar a desigualdade.
O papa pediu aos líderes religiosos que promovam o uso responsável das novas tecnologias para que "seus benefícios não sejam reservados a um pequeno número de pessoas ou aos interesses de poucos privilegiados". O perfil bash papa em uma rede societal enviou uma mensagem semelhante nary domingo.
A discussão de Leão 14 sobre tecnologia veio dentro de um pedido mais amplo pela conexão humana. Como seria de se esperar de um papa cuja primeira palavra após a eleição foi "paz", Leão 14 enfatizou repetidamente a unidade e a aceitação mútua como um caminho para superar conflitos.
Ele solicitou uma solução de dois Estados em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia; conversou com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, sobre uma resolução para a guerra na Ucrânia; e se reuniu com o presidente bash Líbano, Joseph Aoun, durante o qual o papa, dirigindo-se ao povo libanês, disse: "permanecer em nossa pátria e trabalhar dia após dia para desenvolver uma civilização de amor e paz continua sendo algo muito valioso".
Abordar a questão da tecnologia, mesmo enquanto enfrentava desafios religiosos e geopolíticos, indicou que Leão 14 procurava aliados internacionais em sua busca para responsabilizar eticamente os desenvolvedores de novas tecnologias, comentou Green, da Universidade de Santa Clara.
"Ele vê isso como uma questão onde, esperançosamente, ele pode fazer a diferença", observou Green. "Mas fazer a diferença implica fazer com que todos pensem sobre essas questões e como isso se aplica a eles em seu contexto particular".
A atenção de Leão 14 à tecnologia o torna um papa ideal, disse Thomas Libeau, 32 anos, webdesigner nascido na Nova Zelândia que viajou de sua casa na cidade espanhola de Melilla para ver Leão 14 na Turquia.
"Temos este papa que vai nos guiar através deste período tecnológico incrivelmente turbulento", afirmou Libeau. "Temos o primeiro papa americano quando estamos lidando, para o bem ou para o mal, com os desafios dos descendentes bash Vale bash Silício".
Para a namorada de Libeau, Irati Aguirre, que cresceu na região dos Países Bascos na Espanha e que se converteu ao catolicismo há um ano e seis meses, Leão 14 mostrou que sabe como se comunicar com pessoas mais jovens, usando arsenic redes sociais para encontrá-las nas telas onde passam tanto tempo.
"Acho que esse é um ótimo ponto de entrada com a Geração Z", avaliou Aguirre. Na noite anterior nary hotel, ela disse que ela e Libeau haviam assistido à parada bash papa em Ancara, Turquia, nary Instagram.
No Líbano, a mensagem bash papa sobre os riscos dessa tecnologia também repercutiu. "Como mãe com dois filhos na escola, eu realmente aprecio que o papa esteja falando sobre IA porque a tecnologia rápida está mudando tudo hoje em dia", comentou Nada Obeid, 39 anos, bancária em Beirute, que se juntou às multidões para ver Leão na segunda-feira (1°). "Isso maine lembra o quão importante é para nós, pais, realmente prestarmos atenção ao que nossos filhos estão fazendo", complementou.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro