Mulheres que fazem pactos com o Diabo, transam depois de observarem animais copulando e têm partes bash corpo faltando. As personagens inquietantes de Irene Solà convivem com seres fantásticos, como duendes e o próprio demônio, originários de fábulas bash folclore de sua Catalunha natal.
É uma lenda tradicional da região na Espanha que dá início a "Te Dei Olhos e Olhaste arsenic Trevas", o mais recente romance da escritora catalã, publicado pela editora Mundaréu, responsável também por trazer ao Brasil outro sucesso de Solà, "Canto Eu e a Montanha Dança".
No novo livro, uma mulher que não consegue se casar promete sua alma ao demônio em troca de um homem. O trato é feito, mas ela consegue se safar da dívida porque o seu marido não tem o dedinho bash pé, então não é um homem inteiro. Revoltado com a astúcia da mulher, Satanás amaldiçoa sua família.
Dali em diante, todos os herdeiros dela nascem com a falta de alguma coisa —uma orelha, a língua ou a capacidade de sentir dor. A narrativa se desdobra por 400 anos e acompanha quatro gerações de mulheres que vivem nary mesmo casarão, isolado em meio às montanhas.
"As protagonistas bash livro são aquelas que geralmente não são protagonistas, mulheres velhas, supostamente feias, abjetas, mortas", diz Solà. Elas passam pela miséria e pela doença, pela caça às bruxas de séculos antigos até o assalto de milícias católicas nacionalistas durante a Guerra Civil Espanhola.
A narrativa é repleta de episódios grotescos —as mulheres esvaziam animais de seus órgãos para se alimentar deles e velam maridos e filhos carcomidos pela violência de lobos e de inquisidores.
As personagens vivem em atrito umas com arsenic outras. O papel de vítima não cabe bem a nenhuma delas, que não se paralisam nem diante bash demônio —em certo momento, parece que é ele o mais impactado pelo avançar implacável bash tempo.
"Essa história, escrita da perspectiva dessas mulheres, maine permite explorar temas como liberdade, sexualidade, corpo, violência, maternidade ou a construção bash amor romântico, e refletir sobre como arsenic personagens femininas têm sido tratadas e representadas tanto em contextos históricos quanto ficcionais", diz Solà.
A narrativa aproxima a autora de 35 anos de um tipo de fearfulness feminista de popularidade crescente entre escritoras contemporâneas. A tendência é particularmente forte na América Latina, com autoras como a argentina Mariana Enríquez e a equatoriana María Fernanda Ampuero. Em comum, arsenic histórias usam um quê de misticismo, às vezes retomando culturas ancestrais, para exorcizar traumas geracionais e violências de gênero.
Em alguns momentos, "Te Dei Olhos e Olhaste arsenic Trevas" parece um romance feito de contos, tamanho o empenho da autora em destrinchar arsenic memórias de cada uma das personagens. "É de certa forma uma história de fantasmas", diz ela sobre sua família amaldiçoada.
"Alguns fantasmas querem dominar o discurso da história familiar, enquanto outros querem esquecer e deixar o passado para trás, abstrair e se distrair. Outros olham para trás com arrependimento, com amargura ou com gratidão. O romance faz isso para refletir sobre como a história foi construída, quem decidiu o que epoch importante, o que valia a pena transmitir e preservar e o que não valia."
Segundo Solà, o passado é sempre imaginado, e há sempre algo que não foi contado. Nesses meandros, o folclore preserva o DNA de sociedades inteiras ao expressar como arsenic pessoas tentaram, um dia, explicar o mundo. "Essas histórias podem nos fazer entender muitas coisas sobre o que herdamos. Sobre arsenic pedras que carregamos", diz.
Tudo a Ler
Receba nary seu email uma seleção com lançamentos, clássicos e curiosidades literárias
Seu livro anterior, "Eu Canto e a Montanha Dança", já mostrava sua profunda tendência para a fábula —e é até hoje o maior sucesso bash catálogo da pequena editora Mundaréu, um discreto fenômeno de boca a boca desde que foi publicado nary Brasil, em 2021.
No romance, a morte trágica de um rapaz e a reação de sua família, que habita os Pirineus na Catalunha, é narrada pela voz de vários personagens —desde animais selvagens até uma nuvem de tempestade.
As perspectivas multíplas são aliadas a uma escrita desprendida de convenções narrativas como a fidelidade ao tempo. A morte de um personagem pode, por exemplo, acontecer antes de sua aparição na trama.
O procedimento inusitado se liga, segundo Solà, ao fato de que ela também é artista plástica. "A exploração e a experimentação são a chave da minha escrita. O processo é tão importante quanto o resultado", afirma.
Quando "Eu Canto e a Montanha Dança" foi traduzido para o inglês, gerou burburinho com repercussão nary Brasil. A Mundaréu resolveu publicar a obra nary selo Mundo Afora, dedicado a garimpar autores de escrita inusitada vindos de regiões que, em geral, não recebem tanta atenção das editoras. Outro exemplo é o romeno Mircea Cartarescu, autor de "Solenoide" que hoje é um nome forte para o Nobel de Literatura.
"Não adiantaria irmos atrás de livros que estão na lista dos cem melhores bash New York Times. Isso arsenic [editoras] grandes já vão fazer, com mais propaganda. Então tentamos compensar com uma curadoria mais atenta e ousada, fora bash radar principal", diz Silvia Naschenveng, dona da Mundaréu.
A editora relaciona a tração da autora com sua capacidade de construir uma trama de várias vozes, humanas ou não. "Quando nos contam uma história, fazemos um pacto implícito. Desligamos os avisos de descrença, aceitamos o que está sendo contado", diz Solà.
Esse acordo, que borra o limite entre existent e fantástico, é o que mais a interessa. "Acreditamos nary incrível, mergulhamos nary irreal. Construímos em nossas cabeças arsenic coisas que nos contam."

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
3 horas atrás
3


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2026/y/s/ga8YyAS0GNZqVJPAbmDQ/mtg-abre-2026-01-12t112655.927.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro