9 meses atrás 14

Como limpar fogão de indução: 6 dicas para higienizar o aparelho

Saber como limpar o fogão de indução não é apenas uma questão de higiene, mas de cuidado com o eletrodoméstico. Negligenciar a higiene do fogão pode reduzir sua vida útil, mesmo que você não perceba, além de prejudicar a eficiência do aparelho. A boa notícia é que, limpar esse aparelho pode até parecer uma tarefa complicada, porém, as únicas questões que diferem a limpeza do fogão a gás para esses modelos são alguns produtos e técnicas simples de limpeza, mas o processo em si ainda é muito fácil de fazer.

Para te ajudar nessa limpeza, o TechTudo criou uma lista de seis dicas para deixar seu fogão sempre limpo. Por exemplo, algumas misturas caseiras, como vinagre e bicarbonato de sódio ou a combinação de detergente com limão, podem agilizar a limpeza do aparelho e facilitar a remoção das manchas mais insistentes. Confira a seguir estas e mais dicas para limpar o seu fogão de indução corretamente!

 Reprodução/Freepik Fogão de indução deve ter limpeza correta para se convervar — Foto: Reprodução/Freepik

6 dicas para limpar fogão de indução

Mesmo que muitos tenham medo de limpar fogões de indução por ser um aparelho sensível, sua higiene é bem tranquila de ser feita. A seguir, você confere algumas das dicas mais importantes para manter seu aparelho limpo.

  1. Espere o aparelho esfriar
  2. Limpe com vinagre e bicarbonato de sódio
  3. Limpar com detergente e limão é uma opção
  4. Seque após a lavagem
  5. Não use materiais abrasivos
  6. Lave após cada uso

1. Espere o aparelho esfriar

Para tornar o processo de higiene mais seguro, você deve esperar o fogão de indução esfriar completamente antes de limpá-lo. Por mais que esse tipo de fogão não aqueça diretamente a superfície, o calor das panelas pode se transferir para o vidro e deixá-lo quente o suficiente para causar queimaduras. Fora isso, produtos aplicados em uma superfície quente evaporam rapidamente, o que dificulta a limpeza, e passar um pano úmido no fogão quente pode causar manchas d’água. Ou seja, limpar o fogão de indução ainda quente pode ter o resultado exatamente oposto, deixando-o com a aparência mais suja.

 Divulgação/Philco Espere o fogão de indução esfriar antes de limpá-lo — Foto: Divulgação/Philco

2. Limpe com vinagre e bicarbonato de sódio

A combinação de vinagre e bicarbonato de sódio ajuda a dissolver a gordura e remover manchas, facilitando a remoção de sujeiras mais difíceis sem danificar o vidro do aparelho. Para preparar a mistura, basta combinar partes iguais de água e vinagre branco em um borrifador. Você pode potencializar o efeito desengordurante adicionando algumas gotas de óleo essencial de limão.

Então, polvilhe o bicarbonato de sódio sobre o fogão e borrife a mistura de vinagre e água. Isso criará uma reação efervescente que ajudará a soltar as sujeiras grudadas no vidro. Após alguns minutos, passe um pano macio ou papel toalha para remover os resíduos.

 Reprodução/Getty Images Bicarbonato de sódio, água e vinagre ajudam a limpar o fogão de indução — Foto: Reprodução/Getty Images

3. Limpar com detergente e limão é uma opção

Pode parecer improvável, mas detergente e limão, juntos, podem agilizar bastante a limpeza do seu fogão de indução. O detergente dissolve a gordura, enquanto o limão potencializa a remoção de sujeiras. Essa é uma mistura caseira fácil de preparar, com ingredientes que você provavelmente já tem em casa.

Basta misturar uma xícara de água morna, 1/4 de xícara de detergente líquido e uma colher de sopa de suco de limão. Então, umedeça um pano macio na solução e coloque-o sobre a área manchada do fogão. Deixe agir por cerca de 30 minutos para, depois, usar o mesmo pano para esfregar suavemente a superfície e eliminar qualquer sujeira restante.

Você não pode deixar de secar o fogão de indução após a lavagem, afinal, esse cuidado garante que a superfície fique impecável e sem manchas. Na mesa de vidro, a água pode evaporar de maneira irregular e deixar marcas difíceis de remover mais tarde. Isso também aumenta o acúmulo de sujeira com o tempo, já que poeira e pequenas partículas podem grudar na superfície molhada. Para evitar problemas, use um pano macio e seco logo após a limpeza.

 Reprodução/Freepik Seque o cooktop de indução com um pano macio — Foto: Reprodução/Freepik

5. Não use materiais abrasivos

Materiais abrasivos podem riscar e danificar a superfície de vidro, então os mantenha bem longe do fogão de indução. Isso inclui produtos como palha de aço, esponjas ásperas e limpadores em pó, que podem acabar com o acabamento do eletrodoméstico. Opte por panos macios ou esponjas não abrasivas com detergente neutro para manter o seu fogão de indução novo em folha por mais tempo. Dependendo das recomendações do fabricante, até mesmo algumas esponjas de uso leve podem riscar o vidro, então é sempre bom conferir o manual do aparelho antes de escolher os produtos de limpeza.

 Divulgação/Electrolux Prefira panos macios para limpar o fogão de indução — Foto: Divulgação/Electrolux

Lavar o fogão de indução após cada uso é a melhor forma de mantê-lo sempre limpo. Essa limpeza recorrente impede o acúmulo de pequenos respingos de comida, gordura ou líquidos e deixa a tarefa mais leve, já que você não precisa lidar com um grande volume de sujeira impregnada de uma só vez. Vale lembrar que, como o funcionamento do fogão de indução depende do contato direto da panela, limpar o aparelho com frequência também garante a sua eficiência.

 Divulgação/Dako Sempre limpe o fogão por indução após o preparo das refeições — Foto: Divulgação/Dako

Vídeo: Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Melhor comprar eletrodoméstico 110 ou 220 V? Decida!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro