10 meses atrás 40

Como limpar impressora? Veja cuidados e como realizar a manutenção

Limpar a impressora é uma tarefa fundamental para manter o bom funcionamento da máquina. O dispositivo funciona convertendo dados digitais em impressões físicas, aplicando tinta ou toner ao papel usando cabeçote, ou laser e, por isso, independentemente do modelo, é importante que o equipamento esteja com a manutenção e a higienização em dia. Limpar o aparelho evita entupimentos, melhora a qualidade de impressão, prolonga a vida útil do equipamento e até reduz falhas como manchas ou linhas nos documentos.

O procedimento de limpeza inclui tanto a higienização da parte externa quanto da parte interna da impressora. De forma geral, na parte externa, o usuário deve usar um pano levemente umedecido para remover o excesso de sujeira; já internamente, é possível utilizar um pincel ou pequeno aspirador para tirar partículas e resíduos. Há também a manutenção que pode ser feita por meio de softwares que operam as impressoras. A seguir, veja tudo sobre o tema e tire suas dúvidas.

 Reprodução/Pexels Ter uma impressora em casa pode facilitar muito o seu dia a dia, mas é preciso saber como higienizá-la — Foto: Reprodução/Pexels

No índice abaixo, confira tudo que você vai encontrar nesta matéria.

  1. Como uma impressora funciona
  2. Motivos para limpar sua impressora
  3. Sinais que sua impressora precisa de limpeza
  4. Com qual frequência devo limpar a impressora?
  5. Como limpar a parte de fora da impressora
  6. Como limpar a parte de dentro da impressora
  7. Softwares de limpeza de impressora

1. Como uma impressora funciona

As impressoras a jato de tinta funcionam pulverizando minúsculas gotas de tinta líquida no papel para formar imagens e textos. Elas utilizam cartuchos de tinta nas cores preta, ciano, magenta e amarela, seguindo o padrão CMYK. Durante a impressão, a impressora combina essas cores em diferentes proporções para criar uma ampla gama de tons. O cabeçote de impressão, que se move ao longo do papel, controla a quantidade de tinta liberada em cada ponto, garantindo precisão e qualidade na reprodução dos detalhes.

As impressoras a laser utilizam toner, uma espécie de cartucho gigante que abriga um pó fino de tinta, para realizar a impressão. O processo começa com um feixe de laser que desenha a imagem ou texto em um cilindro fotorreceptor criando áreas eletricamente carregadas. O toner é atraído por essas áreas e transferido para o papel, que passa por um fusor que aquece e fixa o pó no material. Quando entra em contato com a peça, o papel atrai o pó e assim a imagem fica gravada. Esse método é rápido e eficiente, ideal para grandes volumes de impressão com alta qualidade e durabilidade.

 Divulgação/HP Exemplo de impressora a jato de tinta multifuncional da HP — Foto: Divulgação/HP

2. Motivos para limpar sua impressora

A limpeza da impressora é uma das etapas fundamentais da manutenção preventiva, sendo necessária para prolongar a vida útil do equipamento. Com o uso, a poeira, resíduos de papel e tinta podem se acumular, afetando o desempenho dos componentes internos. Nesse sentido, a limpeza regular ajuda a evitar problemas como entupimento de cabeçotes nas impressoras a jato de tinta ou acúmulo de toner nas impressoras a laser, garantindo que o equipamento funcione de forma confiável por mais tempo.

Além disso, manter a impressora limpa preserva a qualidade da impressão, evitando manchas, linhas ou riscos desbotados. Isso também maximiza a eficiência do dispositivo, eliminando resíduos de tinta, toner e papel. Ao prevenir danos por sujeira ou desgaste excessivo, você minimiza a necessidade de reparos ou substituições, economizando com custos inesperados e garantindo maior produtividade no uso diário.

 Fabrício Vitorino/TechTudo Mate, da Samsung, é um exemplo de impressora a laser — Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo

3. Sinais que sua impressora precisa de limpeza

Quando não há regularidade na higienização, alguns sinais indicam que sua impressora precisa de limpeza. Impressões desbotadas, listradas ou com partes do texto e imagens ausentes são os problemas mais comuns, geralmente causados ​​por cabeços de impressão entupidos ou toner mal distribuído. Esses sintomas também podem ocorrer devido ao acúmulo de sujeira ou resíduos em componentes internos, como o tambor ou o rolo de transferência, comprometendo a transferência precisa de tinta ou toner para o papel.

Outro sinal é quando o software da impressora indica que os cartuchos estão cheios, mas nenhuma tinta é detalhada, evidenciando entupimentos ou obstruções no sistema de alimentação. Além disso, documentos ou imagens impressas de forma desfocada podem resultar em poeira acumulada em sensores, ou cabeçotes desalinhados.

4. Com qual frequência devo limpar a impressora?

A frequência ideal para limpar sua impressora depende da intensidade de uso. Em ambientes domésticos, em que o uso tende a ser moderado, recomenda-se realizar uma limpeza a cada dois meses. Já em escritórios ou ambientes comerciais, onde o uso é mais intenso, a limpeza deve ser feita mensalmente. Essa manutenção mais frequente ajuda a prevenir problemas como entupimentos e desgaste prematuro dos componentes, garantindo o bom funcionamento e prolongando a vida útil do equipamento mesmo em situações de alta demanda.

5. Como limpar a parte de fora da impressora

Para limpar a parte de fora da impressora a laser ou a jato, você vai precisar de um par de luvas de látex ou nitrilo, pano de algodão macio e sem fiapo e uma solução com 70% de álcool isopropílico e 30% de água. Após vestir as luvas, comece o procedimento desligando a impressora da tomada para evitar qualquer dano elétrico durante a limpeza. Em seguida, remova o papel e os acessórios e conexões externas à unidade.

 Reprodução/Pexels/Andrea Piacquadio Impressora — Foto: Reprodução/Pexels/Andrea Piacquadio

Ainda com o pano seco, retire a poeira da superfície externa do dispositivo com movimentos leves. A sujeira que permanecer deve ser retirada com o pano levemente umedecido na solução de álcool e água. Vale lembrar que a proporção utilizada nesta solução busca evitar que ocorram danos elétricos na superfície da impressora. Por esse mesmo motivo, não é recomendável que sejam utilizados produtos químicos agressivos no procedimento.

Durante a limpeza, o usuário deve higienizar todas as partes externas do dispositivo, com uma atenção maior durante a limpeza do painel para evitar que seja arranhado durante o procedimento. Caso tenha poeira acumulada nas saídas de ar, uma lata de ar-comprimido pode auxiliar na retirada dos resíduos. Por fim, faça uma limpeza final com o pano seco, certificando-se que a impressora esteja inteiramente seca antes de ser religada.

6. Como limpar a parte de dentro da impressora

Os materiais utilizados na limpeza interna são os mesmos da externa, acrescidos de um aspirador de pó pequeno e portátil ou uma lata de ar comprimido. Comece retirando os cartuchos ou toner e colocando-os sobre uma superfície limpa. Agora, a exemplo da limpeza externa, retire da tomada o dispositivo para evitar que haja qualquer problema elétrico durante o processo.

Com o auxílio da lata de ar-comprimido ou do aspirador portátil, remova os detritos de componentes internos. Em impressoras jato de tinta, utilize o pano levemente umedecido na solução de álcool isopropílico e água para limpar o cabeçote de impressão. No caso de impressoras a laser, limpe os rolos utilizando o pano umedecido. Repita o processo com um pano seco, certificando-se que a impressora estará interinamente seca antes de ser ligada novamente. Por fim, instale novamente os cartuchos ou o toner e realize testes de impressão para garantir que tudo está funcionando corretamente.

7. Softwares de limpeza de impressora

 Reprodução/LATAM Airlines A impressora Epson EcoTank L6270 é uma das mais completas para facilitar o seu dia a dia — Foto: Reprodução/LATAM Airlines

A manutenção de impressora feita por software é um processo automatizado ativado pelo painel de controle ou aplicativo da impressora. Em impressoras jato de tinta, o procedimento limpa automaticamente os cabeçotes de impressão, eliminando entupimentos e garantindo melhor fluxo de tinta, corrigindo problemas como falhas ou listras nas impressões. Além disso, existem funções voltadas para o alinhamento de cabeçote para que garantir uma impressão ideal.

A manutenção via software em impressoras a laser envolve a calibragem, que alinha cores e ajusta o desempenho para impressões precisas, e a atualização de firmware, que corrige erros, melhora funções e mantém o equipamento compatível com novos sistemas operacionais. Além disso, a aplicação pode alertar o usuário quando o nível de carga do toner estiver baixo, para que seja feita a substituição.

Tanto no que diz respeito a impressoras a jato ou impressoras a laser, é ideal que essa manutenção via software seja realizada pelo menos uma vez por mês. Essa é uma forma simples e prática de diminuir a incidência de problemas de impressão.

YouTuber usa impressora 3D para criar Macintosh que funciona de verdade; assista #viral

YouTuber usa impressora 3D para criar Macintosh que funciona de verdade; assista #viral

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro