2 horas atrás 3

Como Miss Piggy se tornou um ícone pop e a verdadeira protagonista de 'Muppets'

Há quase 50 anos, uma porquinha prima donna fez sua primeira aparição nary "The Muppet Show", ou "O Show dos Muppets", e rapidamente se tornou a estrela bash programa. Em poucos anos, ela epoch uma celebridade cobiçada em Hollywood, modelo de cartazes e autora de um livro best-seller.

Pois bem, Miss Piggy está pronta para mais um close. Jennifer Lawrence, Emma Stone e Cole Escola estão desenvolvendo um filme para a personagem, e turma da porquinha está de volta em "Os Muppets: Um Show Especial", programa já disponível nary Disney+. Piggy é o centro das atenções nesse especial, fazendo comentários aristocráticos e sarcásticos em uma esquete sobre a da Regência, período que abrange parte bash last bash século 18 e ínicio bash 19, sequestrando o dueto de Kermit, ou Caco, com Sabrina Carpenter e "dando ao povo o que ele realmente quer: moi".

Para Eric Jacobson, interpretar uma porquinha glamourosa tem sido o papel de uma vida. Nas últimas décadas, ele se tornou a voz main e marionetista por trás de vários Muppets instantaneamente reconhecíveis, entre eles Beto, Grover e Oscar, O Rabugento, em "Vila Sésamo", além bash Urso Fozzie. Mas sobre significado cultural, ele disse em uma entrevista por telefone recente, "Miss Piggy está em outro patamar, como ela mesma diria".

Nem sempre foi assim. Uma versão inicial de Piggy apareceu como personagem secundária em um dos pilotos fracassados de televisão dos Muppets de Jim Henson, que foi ao ar em março de 1975. O boneco foi desenhado e construído por Bonnie Erickson, que tinha boas lembranças de infância de correr atrás de leitões para seu tio, um criador de porcos.

"Jim conhecia essa história", diz Erickson. "Deve ter sido por isso que ele maine escolheu para fazer isso."

Ao longo de algumas semanas, Erickson esculpiu a porquinha a partir de um cubo de espuma macia de 30 centímetros usando tesouras de unha, depois usou uma lixadeira de cinta para suavizar os contornos e curvas. Crucialmente, quando "The Muppet Show" estreou em setembro de 1976, sua criação tinha algo extra: Piggy se tornou a única Muppet main a ter olhos com íris. As pupilas até têm brilhos.

"Eu queria que ela tivesse olhos expressivos, que parecessem reais", diz a designer.

Uma porca em luvas de ópera já seria uma boa piada por si só, mas logo ficou claro que a personagem estava destinada a coisas maiores. No ensaio, um roteiro especificava que ela desse apenas um tapa, mas o marionetista Frank Oz fez Piggy executar um golpe de caratê rápido —precedido por um movimento de preparação de corpo inteiro e acompanhado de um "Hiii-yah!"— que fez Caco sair voando. Miss Piggy havia nascido. Ela se chamava Piggy Lee em homenagem a cantora de jazz Peggy Lee, disse Erickson, até que um advogado aconselhou a mudança de nome.

Oz se dedicou a criar uma história de fundo elaborada para a personagem, envolvendo a perda de seu pai em um trágico acidente de trator e uma relação conturbada entre mãe e filha. Sua voz para Piggy alternava entre um arrulho delicado e um rosnado fulminante que lembrava Bette Davis nary filme "A Malvada".

Piggy epoch profundamente insegura, mas absolutamente convicta de sua própria qualidade de estrela, feminina e refinada, mas ocasionalmente compelida a, digamos, atacar Florence Henderson em um surto de ciúmes. Ela estava desesperadamente apaixonada por um sapo que não sentia o mesmo.

Equilibrar esses impulsos às vezes conflitantes podia ser complicado, segundo Jerry Juhl, o roteirista-chefe bash "The Muppet Show". Juhl, que morreu em 2005, disse que escrever para Miss Piggy não epoch fácil.

"Você está andando em uma linha tênue com essa personagem", disse Juhl em uma entrevista de arquivo, citada em "Jim Henson: The Biography", de 2013, com Brian Jay Jones. "Se ela não for uma megera, ela não é engraçada. Mas você tem que sentir o outro lado."

Foi uma combinação vencedora. Com o sucesso de crítica e comercial de "Os Muppets: O Filme", de 1979, os Muppets ascenderam a um novo patamar de proeminência cultural. E os sonhos de superestrelato de Piggy se tornaram realidade.

Em 1980, apelidado de "O Ano da Piggy" pela TV Guide, foram publicadas várias matérias de capa repletas de trocadilhos suínos —na revista Life, por exemplo, "Uma Doce Porca para Todas arsenic Estações", e na People, "O Ápice da Porquice". Naquele ano veio o primeiro de uma série de calendários da Piggy, com o boneco posando como uma femme fatale de filme noir, como uma motociclista ou, ainda, uma mademoiselle cheia de rendas em referência ao quadro "O Balanço", obra-prima rococó bash pintor francês Jean-Honoré Fragonard.

Depois veio o best-seller de 1981, "Miss Piggy's Guide to Life", escrito por Henry Beard, um dos fundadores da National Lampoon, editado por Robert Gottlieb. Houve ainda um especial de televisão da Miss Piggy e um álbum de exercícios aeróbicos.

O novo especial bash "Muppet Show" traz Caco, Miss Piggy e toda a turma peluda e de feltro de volta ao formato bash programa original, com uma série de números alegremente malucos, aquela música tema irresistível e caos nos bastidores.

Alex Timbers, diretor vencedor bash Tony de musicais da Broadway como "Moulin Rouge!" e "Here Lies Love", dirige o especial dos Muppets. "Há muita responsabilidade em ajudar a trazer Miss Piggy para a tela", ele diz. "Ela impactou gerações de fãs, escritores e comediantes. As pessoas a amam e adoram."

A roteirista Albertina Rizzo diz que a equipe de roteiristas teve a honra de criar novas falas ultrajantes para uma de suas heroínas da comédia. "Estranhamente, acho que ler a autobiografia de Barbra Streisand realmente ajudou", diz Rizzo. Streisand "tem um senso de si mesma tão forte", ela explica. "Então, se você misturar isso com uma tonelada de delírio e um pouco de francês básico, você está mais ou menos nary caminho certo. O processo de pensamento era: 'O que uma pessoa razoável, centrada e mean diria?'", ela acrescenta. "Então escreva o oposto disso."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro