9 meses atrás 17

Como os brasileiros usam IA? Os dados dessa pesquisa vão te surpreender

Os brasileiros estão acima da média global quando o assunto é o uso de inteligência artificial (IA). Segundo a pesquisa “Nossa Vida com IA: Da inovação à aplicação”, desenvolvida pela Ipsos e Google, o país possui uma visão muito positiva sobre a tecnologia. Ao menos 60% dos entrevistados acreditam que ela pode trazer benefícios profissionais, como aumento de emprego e inovação em setores fundamentais, como ciências, medicina e agricultura. Além do Brasil, outros 20 países participaram da pesquisa, realizada com 21 mil pessoas. A média mundial do otimismo quanto à IA também é bastante próxima da brasileira, de 57%. Confira, a seguir, as principais maneiras nas quais a IA é utilizada no Brasil segundo a pesquisa e conheça outras aplicações.

 Reprodução/Pexels/Matheus Bertelli A maioria dos brasileiros utiliza a inteligiência artificial para buscar informações online; Confira outros meios de uso — Foto: Reprodução/Pexels/Matheus Bertelli

1. Busca por informações online

Segundo a pesquisa do Google, o principal uso da IA pelos brasileiros é para buscar na web. Ao todo, 81% dos entrevistados afirmaram usar a tecnologia como forma de busca por informações. Isso abrange uma variedade de atividades, como procurar notícias, referências, ideias e outras atividades que, há alguns anos, eram feitas somente por meio de buscadores como o Google. Um dos principais fatores que beneficiam o uso dessa ferramenta em detrimento das plataformas de pesquisa é a facilidade e rapidez que a informação é gerada, enquanto em um site como o Google, por exemplo, o usuário necessitaria acessar diferentes links para encontrar a informação que deseja.

Apesar de fácil, a IA ainda pode cometer erros, sendo assim, não é um mecanismo completamente confiável para desempenhar funções com a busca por notícias, dados estatísticos e outras informações. É sempre recomendado que a checagem dos fatos ocorram mediante uma plataforma ou site seguro. No entanto, existem outras possibilidades de uso da IA para este objetivo que podem fornecer resultados mais agradáveis, como a pesquisa por receitas, realizar a tradução de textos ou receber recomendações de livros e filmes.

Mais de 75% dos entrevistados responderam que utilizam a ferramenta como assistente virtual. Funções que visam a organização e produtividade, por exemplo, são bem desempenhadas pelas plataformas de IA como o Gemini Google e o ChatGPT, possibilitando que o usuário gere em segundos um material que levaria horas para ser criado por um humano.

 Reprodução/Pexels/Ivan Samkov A IA pode atuar como assistente pessoal, organizando rotinas e criando roteiros para planejamento do usuário — Foto: Reprodução/Pexels/Ivan Samkov

Algumas das atividades de assistência pessoal que a inteligência artificial pode desempenhar são gerenciamento de tarefas, criar uma rotina, planejar roteiros de viagens, sugerir restaurantes ou atividades de lazer, organização financeira personalizada, criar lista de compras, estruturar um e-mail ou currículo, dentre outras.

Outra forma de uso muito presente no Brasil é o apoio aos estudos. Ao todo, 74% dos entrevistados utilizam a IA para aprendizados pessoais e acadêmicos. Embora seja recomendado uso em moderação na busca de informações, a tecnologia pode ser utilizada para diversas outras atividades, como auxiliar na compreensão dos materiais didáticos, na criação de uma rotina de estudos, ensinar técnicas de como melhor estudar ou até mesmo apoiar na preparação de apresentações escolares.

 Reprodução/Pexels/Christina Morillo A IA pode auxiliar na construção e revisão de textos acadêmicos; Veja outras formas de uso — Foto: Reprodução/Pexels/Christina Morillo

Algumas possibilidades de como essas ferramentas podem atuar no apoio aos estudos são:

  • Criar planejamento de rotina de estudos;
  • Criar resumos ou mapas mentais;
  • Interpretar textos ou simplificar informações;
  • Revisar gramática e ortografia;
  • Sugerir melhorias em trabalhos;
  • Corrigir erros;
  • Simular provas e outros testes;
  • Desenvolver e corrigir exercícios;
  • Sugerir materiais de estudos.

4. Assistência de escrita

A IA também possui uma grande função na assistência de escrita, como destacado por 85% dos entrevistados. Além disso, 89% também apontam a importância do uso na tradução. Como mencionado anteriormente, a ferramenta pode atuar como assistência em textos acadêmicos, mas também em qualquer escrita profissional e criativa. Inclusive, em qualquer etapa do processo, seja no planejamento, no desenvolvimento ou na revisão.

 Reprodução/Pexels/Kaboompics.com Plataformas de inteligência artificial podem revisar, corrigir e adaptar textos para diferentes formatos e públicos — Foto: Reprodução/Pexels/Kaboompics.com

Por exemplo, para a etapa de planejamento, a IA pode desempenhar funções como sugerir a estrutura do texto, organizar as informações e sugerir como iniciar a escrita. Para o desenvolvimento, ela pode ser útil na sugestão de títulos, sinônimos, reescrever frases, sugerir melhorias e formatar o texto. Já para a revisão, ela pode corrigir erros, melhorar a coerência e ajustar a abordagem.

Outras formas de aplicação da assistência de escrita é para o ambiente profissional. Nesse caso, a IA pode escrever e-mails, auxiliar na produção de relatórios ou materiais de apresentação e também corrigir textos.

5. Encontrar soluções inovadoras

Outra forma de uso da IA essencial para a maioria dos entrevistados (88%), é para lidar com informações complexas. Através dela, é possível encontrar soluções para os desafios do negócio, facilitando a rotina de trabalho e, consequentemente, melhorando a produtividade. Um exemplo de uso seria na interpretação de dados. A inteligência artificial consegue trabalhar com grandes bases de dados, interpretá-los e encontrar padrões e informações úteis para o profissional.

 Reprodução/Pexels/Pixabay Além do uso diário, a IA também possui aplicações complexas, como na análise de dados — Foto: Reprodução/Pexels/Pixabay

Isso não se restringe somente a dados numéricos, mas também a textos, imagens, áudios e vídeos. Artigos científicos, estudos clínicos e outros materiais técnicos podem ser processados pela IA e transformados em uma linguagem mais acessível, facilitando a compreensão por profissionais de outras áreas, estudantes ou não especialistas.

Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

 saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro