1 mês atrás 6

Congresso dos EUA vota hoje fim do shutdown após acordo de senadores

Proposta aprovada pelos senadores inclui diversas medidas. A base do texto é o pacote orçamentário para financiar o governo federal até janeiro próximo. Há ainda três projetos de lei separados: um para custear programas ligados à agricultura, outro para a gastos militares e mais um para cobrir despesas de órgãos legislativos durante a maior parte de 2026. O pacote de propostas prevê ainda uma cláusula que reverte as demissões de servidores federais ocorridas durante a paralisação e garante o pagamento retroativo.

Avanço gera esperanças de um retorno rápido à normalidade do governo. Centenas de milhares de funcionários federais foram suspensos ou trabalham sem pagamento desde o dia 1º de outubro. "Parece que estamos perto de encerrar o fechamento", disse Trump a jornalistas ao chegar à Casa Branca após um fim de semana em sua propriedade de Mar-a-Lago, na Flórida.

Congressistas indicaram pontos que foram incluídos para o acordo. A formalização deve incluir o financiamento do Programa Federal de Assistência Nutricional Suplementar (Snap, na sigla em inglês), que ajuda mais de 42 milhões de americanos, atualmente suspenso. Também é prevista a reversão da demissão de milhares de funcionários federais no mês passado e submeter a votação a extensão da ajuda para atendimento médico, que termina no fim do ano.

Proposta protegerá os servidores federais "contra demissões injustificadas". Em comunicado, o senador democrata Tim Kaine afirmou que o acordo "reincorporará aqueles que foram demitidos equivocadamente durante o shutdown e garantirá que os funcionários federais recebam seu salário retroativo". O líder da minoria democrata no Senado, Chuck Schumer, lamentou, no entanto, que a extensão das ajudas de saúde seja objeto de uma votação e não de uma adoção direta. "Esta luta vai e deve continuar."

Dia de Ação de Graças

Preocupações envolvem a chegada de um dos principais feriados dos EUA. O secretário dos Transportes, Sean Duffy, alertou que um shutdown prolongado do governo agravaria a situação, com a proximidade do Dia de Ação de Graças no final do mês. A data marca o início da temporada de compras de Natal, essencial para muitos varejistas.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro