9 meses atrás 23

Conheça 5 funções que o Perplexity tem e o ChatGPT não

O Perplexity AI se diferencia do ChatGPT ao oferecer recursos de inteligência artificial (IA) que ampliam a precisão e a atualização das respostas. A ferramenta permite anexar arquivos e cruzar dados com fontes externas. Além disso, oferece o recurso do Search Focus, que refina pesquisas por categoria, por exemplo. Outro diferencial da plataforma é a citação automática de fontes utilizadas para elaborar as respostas, o que permite que o usuário acesse os conteúdos na origem e corrija imprecisões. O Perplexity também sugere tópicos relacionados ao final de cada conversa e mantém a pesquisa na web em tempo real na versão gratuita, ao contrário do chatbot da OpenAI que limita o recurso em sua versão gratuita. A seguir, conheça cinco funcionalidades do Perplexity que o ChatGPT não tem.

 Reprodução/Perplexity AI | OpenAI (Editada por Daniel Trefilio) Perplexity, concorrente do ChatGPT, possui funções que fornecem respostas mais completas — Foto: Reprodução/Perplexity AI | OpenAI (Editada por Daniel Trefilio)

1. Analisar arquivos anexados

 Reprodução/Júlia Silveira Perplexity permite anexar até 10 arquivos por dia na versão gratuita — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Tanto o Perplexity quanto o ChatGPT permitem que os usuários enviem arquivos para análise, como documentos de texto, PDFs e imagens. No entanto, o diferencial do Perplexity está na integração direta com pesquisas na web. Além de interpretar os arquivos anexados, a IA cruza os dados com fontes externas e fornece respostas mais atualizadas e contextualizadas. Embora o ChatGPT tenha a função de uploads na versão GPT-4 Turbo, a análise é limitada ao conteúdo do próprio documento.

Ou seja, o chatbot da OpenAI não complementa automaticamente as informações com pesquisas na internet, a menos que o usuário peça explicitamente e esteja usando a versão com navegação na web ativada. Isso torna o Perplexity uma opção mais prática para quem precisa de dados atualizados e referências que possam ser verificadas em tempo real.

 Reprodução/Júlia Silveira É possível refinar fontes de pesquisa no Perplexity — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O Search Focus (foco de pesquisa) é um dos principais diferenciais do Perplexity AI. Essa ferramenta permite que o usuário refine as buscas ao escolher entre diferentes fontes, como web, redes sociais, artigos acadêmicos e notícias. Além disso, o recurso possibilita resultados direcionados, o que garante que as respostas sejam mais relevantes para o tipo de informação desejada. Essa abordagem é útil para quem busca precisão em pesquisas científicas ou quer filtrar conteúdos populares das redes sociais, por exemplo. No ChatGPT, essa funcionalidade não existe.

O modelo da OpenAI gera respostas com base no banco de dados utilizado em seu aprendizado, que inclui textos disponíveis publicamente até a data do treinamento. Caso o usuário tenha acesso à versão com navegação na web ativada, o ChatGPT até pode buscar informações externas, mas não permite segmentar a pesquisa por tipo de fonte, como o Perplexity.

3. Citação automática de fontes

 Reprodução/Júlia Silveira IA indica links de fontes utilizadas em suas pesquisas — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

O Perplexity fornece fontes verificáveis sempre que a IA responde a uma pergunta. Esse chatbot inclui links para os sites que embasaram a informação fornecida, o que permite que o usuário verifique os dados e aprofunde a pesquisa. O recurso é útil para evitar desinformação e corrigir imprecisões que podem acontecer com resumos de notícias feitos por inteligência artificial. Já o ChatGPT não cita fontes automaticamente. Se o usuário quiser referências, precisa pedir explicitamente à plataforma, e mesmo assim, as respostas podem não incluir links diretos ou citar fontes de maneira precisa.

4. Sugestões de referências adicionais

 Reprodução/Júlia Silveira Perplexity sugere tópicos adicionais para aprofundar assuntos pesquisados — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Ao final de cada interação, o Perplexity sugere tópicos relacionados ao tema abordado, o que ajuda o usuário a expandir a pesquisa e descobrir novas informações. Esse recurso ajuda a obter uma visão mais ampla sobre o assunto pesquisado e oferece sugestões para quem quer se aprofundar nas pesquisas. A funcionalidade do Perplexity torna a experiência mais fluida e interativa, sem a necessidade de múltiplas interações. Já no ChatGPT, esse processo não acontece de forma automática. O usuário precisa solicitar sugestões adicionais e a IA pode ou não oferecer tópicos complementares.

5. Pesquisa em tempo real

 Reprodução/Júlia Silveira Perplexity faz pesquisas na web em tempo real, sem restrições — Foto: Reprodução/Júlia Silveira

Na versão gratuita do ChatGPT, os usuários podem acessar a web, mas somente por períodos limitados de tempo, conforme a disponibilidade determinada pela OpenAI. O recurso de navegação na web pode ser ativado ou desativado temporariamente, conforme a demanda da plataforma e das atualizações do sistema. Isso significa que, em certos momentos, a funcionalidade pode não estar acessível, o que obriga os usuários a depender exclusivamente do conhecimento pré-treinado do modelo para obter respostas.

Já o Perplexity AI se destaca por oferecer pesquisas em tempo real permanentemente, mesmo na versão gratuita. A IA acessa a internet de forma contínua para fornecer informações atualizadas sobre notícias, tendências e eventos, prometendo respostas alinhadas com os dados mais recentes.

Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

 saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro