Conta conjunta é uma modalidade de conta bancária que tem mais de um titular. A opção costuma ser oferecida por bancos tradicionais, no entanto, algumas instituições digitais apresentam serviço semelhante que permite compartilhar o saldo e outras funções da conta com mais pessoas por meio dos aplicativos para Android e iPhone (iOS). A conta conjunta digital pode oferecer facilidade no dia a dia de casais ou de familiares, porém, as partes envolvidas devem ter um forte vínculo e confiança, uma vez o dinheiro pertence a todos os correntistas. A seguir, entenda o que é conta conjunta digital e se vale a pena abrir uma.
Conta conjunta digital: confira o que é e como funciona — Foto: Divulgação/Freepik O que é conta conjunta digital?
Como o nome indica, conta conjunta é uma conta-corrente dividida por dois ou mais titulares. Geralmente, essa modalidade é usada por casais ou membros de uma família. No entanto, não é obrigatório ter relação de parentesco. Vale destacar que o dinheiro guardado na conta conjunta pertence, perante a lei, a todos os correntistas. Portanto, caso alguma parte envolvida faça algo com a quantia que os outros desaprovem, não há muito o que possa ser feito para resolver a situação.
Conta conjunta pode ser útil para facilitar gerenciamento de finanças familiares — Foto: Divulgação/Freepik Quais são os tipos de conta conjunta?
Existem duas modalidades de conta conjunta: a conta solidária e a conta simples. A primeira delas permite que qualquer titular movimente o dinheiro de forma independente. Já a segunda opção exige a assinatura de todos os correntistas para realizar movimentações. De qualquer forma, para abrir e manter uma conta conjunta, é importante ter um forte vínculo de confiança entre as partes envolvidas.
Qual a diferença de conta conjunta e conta-corrente?
A principal diferença entre os tipos de conta é em relação à quantidade de correntistas. A conta conjunta é uma conta-corrente com mais de um titular. Enquanto a conta-corrente comum é individual, ou seja, apenas uma pessoa pode fazer movimentações financeiras, na conta conjunta, todos os correntistas têm acesso às funcionalidades, como movimentações, recursos e investimentos dela.
Outra diferença é em relação à abertura da conta. Na conta-corrente comum, por exemplo, só é necessário apresentar a documentação do titular. Já na conta conjunta, são solicitados os documentos de todos os correntistas.
Nubank tem conta conjunta? E outros bancos digitais?
O Nubank não possui conta conjunta. A instituição oferece uma função semelhante chamada saldo compartilhado, que está localizado no Espaço Família para clientes Ultravioleta. O recurso permite adicionar dinheiro nessa área e movimentá-lo com as pessoas do seu Espaço Família. É uma área separada do saldo da sua conta digital. Sendo assim, as movimentações, histórico, recursos e investimentos da sua conta-corrente continuam particulares.
Outro banco que possui um recurso semelhante à conta conjunta é o C6 Bank. A fintech oferece a conta compartilhada. Nela, é possível dividir a conta-corrente com mais uma pessoa. Apesar dessas opções, os bancos digitais não costumam oferecer o serviço de conta conjunta devido a questões burocráticas.
Quais bancos tem conta conjunta?
A conta conjunta costuma ser oferecida por bancos tradicionais. Geralmente, os titulares precisam ir até uma agência física para levar os documentos e assinarem o contrato de abertura de conta. No entanto, a conta conjunta pode ser usada e movimentada em conjunto por meio de aplicativos bancários. Entre algumas instituições que possuem conta conjunta, estão: Santander, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.
Conta conjunta vale a pena?
Dizer se a conta conjunta vale a pena ou não depende dos objetivos de cada um. A modalidade oferece algumas vantagens e desvantagens. A conta conjunta, por exemplo, permite que filhos ajudem nas transações bancárias dos pais idosos e gerir o orçamento familiar em um só lugar. Pode ser útil também para amigos e sócios que querem juntar dinheiro em conjunto.
Apesar disso, vale destacar que a modalidade pode trazer algumas desvantagens. Como a opção é oferecida por bancos tradicionais, essas instituições costumam cobrar taxas de manutenção mensal. Além disso, o dinheiro disponível na conta conjunta pertence a todos os correntistas. Em caso de quebra de confiança em relação ao uso da quantia ou pedido de crédito, há pouco que possa ser feito para resolver o problema.
Conta conjunta apresenta vantagens e desvantagens; confira — Foto: Divulgação/Freepik Veja também: 'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar
'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
20

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/q/g/ZdFATORB6obJ0jhDAzyg/aplicativo-golpe.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/G/oamV8qRfeAmA34TmKLLQ/universal-tower-defense-codes-dezembro-2025.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro