9 meses atrás 30

Contas de luz no Rio podem ficar mais baratas e conter inflação

O debate foi interrompido por um pedido de vista — mais tempo para análise — do diretor da Aneel Ricardo Tili. O relator Fernando Mosna acatou o pedido da distribuidora de uma redução próxima de zero (0,6%), com a justificativa da previsibilidade e da formação de um colchão para evitar um aumento projetado de 9,9% em 2026.

A diretora Ludimila da Silva já havia pedido vista, e no seu voto propôs uma solução intermediária, com uma redução média de 5,76% na tarifa da distribuidora. A sugestão teve voto favorável da diretora Agnes da Costa antes da votação ser interrompida. A área técnica da Aneel havia recomendado uma redução média de 11,96%.

O time macro da XP projeta inflação de 6% para 2025. De acordo com relatório divulgado pela corretora, a eventual redução de 11,96% implicaria uma queda de 7 bps (pontos-base ou 0,07%) no IPCA. Já a solução intermediária, de 5,76%, levaria a uma redução de 5bps na inflação. Por fim, na hipótese de reajuste zero, o impacto seria de redução de 2bps, dividido entre os meses de março e abril.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro