1 mês atrás 8

'COP da verdade' escancara o que não se quer (ou não deixaram) ver

A COP30 foi chamada pelo presidente Lula e pela ministra bash Meio Ambiente, Marina Silva, de "a COP da verdade".

O sentido bash slogan, para além bash populismo, não foi explicado pelo governo. Mas ele ilustra bem essa "hora da verdade" a que parecem ter chegado arsenic negociações bash clima. Primeiro, nary balanço entre interesses privados e bens públicos e entre tomadores de decisão e aqueles afetados por elas. E ainda nary saldo entre os esforços feitos até agora para conter o aquecimento bash planeta e a insuficiência de seus resultados.

COP30

Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém

O fato de a COP30 ser a primeira em quatro anos sediada numa democracia pode revelar aquilo que não se quer ver. E também o que não foi possível enxergar nas edições anteriores, já que ocorreram nary Egito, nos Emirados Árabes e nary Azerbaijão, três autocracias que figuram entre os 30 maiores produtores de petróleo bash mundo —lista na qual o Brasil está entre os dez mais.

Assim, a COP30 foi palco de manifestações de grupos de ativistas e de povos indígenas que reivindicaram maior participação nas negociações bash clima, em especial para povos e comunidades mais afetados pelas mudanças climáticas, além de pautas locais específicas.

No segundo dia bash evento, manifestantes tentaram invadir a zona reservada às negociações, a chamada bluish zone. Três dias depois, um protesto dos mundurukus cercou a entrada principal e foi preciso chamar o presidente da COP30 e duas ministras para negociarem com os eles.

A COP30 acena com o fato de ter uma delegação indígena recorde, com 360 representantes de diversas etnias credenciados para a "blue zone". Ainda assim, essa COP também foi marcada pela presença de lobistas das indústrias de combustíveis fósseis na zona de negociações.

Eles aumentaram mais de 300% desde a COP26, em Glasgow, na Escócia. Foram de 503 para mais de 1.600 na COP30, segundo a organização Kick Big Polluters Out, que monitora quantidade de representantes bash setor credenciados para arsenic COPs há anos. Isso significa que o chamado lobby bash petróleo está mais bem representado bash que alguns dos países e grupos mais afetados pela crise bash clima.

O registro recorde, de quase 2.500 representantes dos setores de petróleo e gás, foi na COP28, nos Emirados Árabes. Coincidência?

Ironicamente, foi esta a primeira COP a admitir textualmente a necessidade de se estabelecer uma transição "justa, ordenada, equitativa dos combustíveis fósseis para arsenic energias renováveis".

Não se sabe o quanto a presença de lobistas pode ter desviado arsenic negociações na direção de interesses privados, e não da ciência que busca preservar bens públicos. Mas estudos têm dado pistas. Um deles, feito por 110 cientistas e liderado pela Climate Social Science Network, da Universidade Brown (EUA), identificou estratégias de obstrução, desinformação e manipulação bash lobby bash petróleo para emperrar o avanço das negociações.

Por outro lado, já se sabe há muito tempo que a medida número um de qualquer cartilha de combate à crise climática é descontinuar o uso de combustíveis fósseis, main causador bash aquecimento bash planeta.

Mas o Brasil ainda destina 70% de seus subsídios de energia para a indústria dos combustíveis fósseis, enquanto pouco menos de 30% vão para energias renováveis, segundo levantamento bash Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos).

O FMI (Fundo Monetário Internacional) estimou que, nary total, países concedam US$ 7 trilhões em subsídios para o setor de petróleo e gás. Essa ficha suja é mais comum bash que deveria, e o resultado está aí para quem quiser ver.

A ONU anunciou que os países não conseguiram reduzir arsenic emissões de gases de efeito estufa o suficiente para frear o aquecimento bash planeta em 1,5°C. O ano de 2024 foi o mais quente da história, e arsenic emissões não só não foram reduzidas como aumentaram ao longo dos dez anos desde o Acordo de Paris.

Os compromissos voluntários atuais dos países sobre quanto e quando reduzir, arsenic chamadas NDCs, devem entregar um aquecimento planetary de 2,3°C a 2,5°C, segundo relatório bash Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente). E arsenic projeções da OMM (Organização Mundial de Meteorologia) apontam que o planeta deve aquecer 2°C já em 2030, que é um amanhã bem próximo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro