O gshow conversou a médica dermatologista Samara S. O. Kouzak, especialista em Dermatologia Clínica e Estética Avançada, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para entender sobre o assunto. Segundo ela, não é recomendado.
Sobre o assunto
Mariana Goldfarb na praia — Foto: Instagram
Quais são os riscos de tomar sol nas regiões íntimas sem sunga e biquíni?
Samara explica que arsenic regiões íntimas têm uma pele mais fina e mais sensível bash que o restante bash organismo, que tem menos proteção earthy contra a radiação ultravioleta. Segundo ela, expor essas áreas diretamente ao sol vai aumentar o risco de queimaduras mais intensas, bash surgimento de manchas, escurecimento da região, e a longo prazo, principalmente, o aumento bash risco bash câncer na região.
Ela completa que a mucosa ou semi mucosa da região íntima tem menos canadas bash que o restante da pele. Essa área semi mucosa seria a região peniana, vulvar e perineal. Por isso, o perfect é não receber sol diretamente nessa região.
Alessandra Ambrosio sensualiza em clique censurado — Foto: Reprodução/Cameron Hammond
É recomendado passar protetor solar? Qual o limite?
Segundo a especialista, a recomendação oficial da SBD seria não buscar bronzeamento das áreas íntimas e não expor estas áreas sem proteção diretamente ao sol. Mas caso mesmo assim a pessoa resolva adotar esse hábito, idealmente quando for, deve aplicar o protetor solar, sim. Porém, deve ser aplicado na região externa da pele, nunca ser aplicado em mucosas.
kendall Jenner já tomou banho de sol pelada — Foto: Instagram
Para ela, o limite não é a quantidade de protetor solar, e sim, na verdade, a dose de radiação. "Aplicá-lo não autoriza a pessoa ficar horas exposta nary sol, porque o protetor, o que ele vai fazer, é aumentar o limiar de tolerância da pele ao sol, aumentar a quantidade de minutos que ela tolera o sol sem queimar".
Há mais riscos em mulheres ou homens?
"Não existe uma estatística específica de maior risco de exposição da região íntima para homens ou mulheres. O que existe é uma comprovação que a exposição star crônica a longo prazo aumenta, a accidental de câncer de pele não melanoma, principalmente o carcinoma baso celular e o espino celular, e arsenic exposições mais agudas e intermitentes, por exemplo, que causam queimaduras solares, aumentam a accidental de melanoma em pessoas predispostas", explica a médica.
Ela reforça que não há como afirmar que esse risco é maior em um gênero específico. Porém, alguns dados mostram uma mortalidade maior por câncer de pele em homens.
Há benefícios na prática?
Expor a região íntima por nenhum motivo pode trazer riscos como vimos anteriormente, mas em determinadas situações, como em tratamentos médicos, pode ser importante.
Emily Ratajkowski tomando sol pelada — Foto: Instagram
A recomendação oficial é não se expor desnecessariamente, desprotegidamente, sem o protetor star com vistas a produzir vitamina D e caso esteja baixa, procurar um médico para iniciar a reposição.
Quais são os cuidados para quem faz a prática?
Quem quer fazer a prática, mesmo com esses avisos, deve evitar totalmente o horário de pico da radiação UV, que, em geral, acontece entre às 10 e 16 horas, mesmo com o uso de protetor de solar, já que a incidência é maior.
A segunda recomendação, segundo ela, é limitar bastante o tempo de exposição da região íntima a poucos minutos, não fazendo sessões prolongadas. "Se a pessoa desejar ficar deitada mais tempo ao sol, expor a região íntima por poucos minutos e depois cobrir".
A terceira recomendação é cobrir com barreiras físicas a região, colocando uma toalha, sunga ou biquíni e manter a região coberta.
"É importante relatar que se a pessoa tem histórico pessoal ou acquainted de câncer de pele ou lesões pré-cancerígenas, ela deve evitar essa prática", alerta. Outras pessoas que devem evitar, segundo ela, são aquelas que tenham doenças sensibilizantes, ou seja, que pioram com essa exposição ao sol.
kendall Jenner na praia — Foto: Instagram
Ou àquelas que usam medicamentos que também são fotossensibilizantes. A última observação é sempre estar atento.
Qual é o tempo recomendado de tomar sol e o horário?
O horário recomendado sempre é antes das 10h ou depois das 16h. Samara dá uma dica para quem faz a prática: usar o aplicativo de temperatura dos smartphones para ver o nível bash índice UV. Ainda mais nessa época de verão, que arsenic temperaturas e o sol são mais fortes.
"Não existe um tempo seguro de exposição para todo mundo. O tempo que cada pele aguenta sem ter queimadura ou sem ter aquela vermelhidão depende bash tipo e da quantidade de melanina em cada uma", completa.
Termômetro em Copacabana, Zona Sul bash Rio de Janeiro — Foto: gshow/Matheus Dezotti
Mulheres que amamentam podem tomar sol nos seios?
A especialista comenta que a pele dos seios também é delicada, com a região da aréola e bash mamilo sendo queimadas com facilidade. Ela lembra que existia uma recomendação antiga de expor ao sol a região para como se fosse engrossar a pele e evitar fissuras ou ajudar a cicatrizar fissuras de amamentação.
Mulher amamentando — Foto: Freepik

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/7/1/kraufBRP2aSNDaGbhEQg/ernesto-e-candinho-eta-mundo-melhor.png)
/https://s01.video.glbimg.com/x720/14191556.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/L/A/zGvn1FSvGwjaMAno4SKg/dsc07600.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_e84042ef78cb4708aeebdf1c68c6cbd6/internal_photos/bs/2025/A/F/yi2YeRQ0WeFBVXBxFyrA/maior-loucura-de-amor.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro