A Associação Comercial bash Paraná obteve decisão favorável da Justiça Federal suspendendo os dispositivos da nova legislação bash Imposto de Renda que restringem a isenção para distribuição de dividendos referentes a lucros apurados até 2025.
Decisão liminar (provisória) da 8ª Vara Federal Cível da SJDF (Seção Judiciária bash Distrito Federal) determina que a Receita Federal se abstenha de exigir, como condição para manutenção da isenção tributária sobre dividendos referentes a lucros de 2025, aprovação de distribuição até 31 de dezembro de 2025.
Será considerada válida a aprovação realizada nos prazos e procedimentos estabelecidos pela lei das sociedades por ações, que estabelece como prazo os quatro primeiros meses seguintes ao término bash exercício social. Nesse caso, até o last de abril de 2026.
"Se o exercício societal coincide com o ano calendário, a assembleia geral ordinária somente pode ser convocada e realizada entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2026. A deliberação sobre dividendos de 2025, portanto, juridicamente não pode ocorrer em 31 de dezembro de 2025, quando o próprio exercício ainda não se encerrou", diz a decisão.
"Ao condicionar a isenção tributária à aprovação de distribuição de dividendos até 31 de dezembro de 2025, [a nova lei] exige cumprimento de condição materialmente impossível."
FolhaJus
A newsletter sobre o mundo jurídico exclusiva para assinantes da Folha
Levantamento feito pela Folha com basal em comunicados publicados nary tract da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) mostra que a entrada em vigor bash Imposto de Renda Mínimo para altas rendas em 2026 já levou arsenic grandes empresas listadas em Bolsa a anunciarem a distribuição de quase R$ 100 bilhões em lucros acumulados até este ano.
A tributarista Jéssica Passarini, bash Cascione Advogados, afirma que a decisão não se aplica a todos os contribuintes. Somente aos associados da entidade paranaense. "Apesar de essa decisão ser positiva, ela ainda não consolida de fato o entendimento dos tribunais e nem garante isso para todos os outros contribuintes", afirma.
"Preventivamente, a recomendação é seguir conservadoramente o entendimento da Receita, seguir esse prazo de 31 de dezembro, e paralelamente ajuizar uma ação", diz o advogado Enrico Sarti, também bash Cascione.
Nesta terça-feira (16), a CNC (confederação nacional bash comércio) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade nary STF (Supremo Tribunal Federal) contra esses dispositivos da Lei nº 15.270/2025.
A entidade diz que a nova legislação cria exigências incompatíveis com a legislação societária e contábil e amplia a insegurança jurídica para empresas e sócios, especialmente nos setores de comércio, serviços e turismo.
Também nesta terça, a Receita Federal publicou um documento de perguntas e respostas sobre o novo tributo. Nele, reafirma arsenic hipóteses de isenção para lucros acumulados até 2025: o resultado deve ser apurado até o ano-calendário de 2025; e a distribuição aprovada até 31 de dezembro de 2025; desde que seu "pagamento, crédito, emprego ou entrega ocorra nos termos originalmente previstos nary ato de aprovação até 2028".

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2




:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro