9 meses atrás 17

DeepSeek: 5 coisas que você PRECISA saber sobre a IA chinesa

Foto: Arte/TechTudo

DeepSeek: 5 coisas que você PRECISA saber sobre a IA chinesa

Foto: Reprodução/Pexels (Matheus Bertelli)

Você conhece o DeepSeek, a IA chinesa que está dando o que falar? A gente te conta 5 coisas que você PRECISA saber sobre essa concorrente do ChatGPT! Confira, a seguir.

Foto: Reprodução/Freepik (kroshka__nastya)

1. Eficiência superior por menor custo

O DeepSeek oferece desempenho similar ou superior ao do ChatGPT a um custo muito mais baixo. Isso é possível devido a otimizações no modelo e ao uso de hardware acessível, como as placas NVIDIA H100.

Foto: Reprodução/Freepik

2. Aprendizado rápido e autônomo

A DeepSeek utiliza uma abordagem autônoma de treinamento. Testes sugerem que a ferramenta usa modelos de desenvolvedores da OpenAI, com o chatbot indicando, em algumas interações, ser baseado no GPT-4 da OpenAI.

Foto: Divulgação/Freepik (luis_molinero)

Nos testes do TechTudo, o DeepSeek se identificou como "DeepSeek-V3", um assistente de IA exclusivo. A diferença nas respostas em 30 dias indica que o treinamento é principalmente autônomo, com supervisão humana para corrigir falhas.

Foto: Reprodução/Canva

3. Transparência no raciocínio

O DeepSeek impressiona ao combinar o modelo V3 de inferência com o modelo R1 de "raciocínio", oferecendo interações que mostram o caminho lógico da IA.

Foto: Dmitry Marchenko / EyeEm / Getty Images

Em um teste, ao resolver um problema matemático, o DeepSeek explicou detalhadamente o raciocínio por mais de 2 mil palavras, destacando itens omitidos e decisões tomadas antes de apresentar o resultado.

Foto: Reprodução/Freepik (rawpixel.com)

4. Impacto no mercado de tecnologia

Apesar das especulações sobre os dados de treinamento, tanto empresas de IA quanto a Nvidia reconhecem que usar IA para treinar IA aumenta a escalabilidade. O desempenho do DeepSeek, em menos de 2 anos desde sua fundação, é surpreendente.

Foto: Divulgação/Pixabay (TheDigitalWay)

5. Desafios de privacidade e viés político

O maior problema da DeepSeek não é o modelo em si, mas a questão da privacidade dos dados e viés político.

Foto: Divulgação/Freepik

A regulamentação da IA ainda é incipiente, e a defesa das empresas de que a tecnologia é neutra muitas vezes parece isentar os desenvolvedores de responsabilidade sobre o uso da tecnologia.

Foto: Reprodução/Pexels (Airam Dato-on)

Confira também: Não está conseguindo acessar o DeepSeek? Entenda o motivo

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro