No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o cinema se torna uma poderosa ferramenta para refletir sobre a luta feminina por direitos, igualdade e reconhecimento. De histórias inspiradoras baseadas em fatos reais a narrativas fictícias que destacam a força e a resiliência das mulheres, a sétima arte tem retratado essa jornada por diferentes perspectivas. E esse é o caso de produções como Estrelas Além do Tempo (2016), A Cor Púrpura (1985) e As Sufragistas (2015), presentes no Disney+, Max (antiga HBO Max) e Amazon Prime Video.
E pensando em quem quer celebrar a data, o TechTudo reuniu 7 filmes que abordam a luta feminina e que merecem entrar na sua maratona nesse dia tão importante. Nos tópicos a seguir, confira mais informações de cada um dos títulos, bem como onde assisti-los online.
As Sufragistas é um dos 7 filmes sobre a luta feminina para maratonar no Dia Internacional da Mulher — Foto: Reprodução/IMDb Nessa lista do TechTudo, você encontrará os seguintes 7 filmes sobre a luta feminina para maratonar nesse Dia Internacional da Mulher:
- A Cor Púrpura (1985)
- Pureza (2022)
- As Sufragistas (2015)
- Nise: O Coração da Loucura (2015)
- Joy: O Nome do Sucesso (2015)
- Estrelas Além do Tempo (2016)
- Valentina (2020)
Começando com um clássico do cinema, essa produção americana é baseada no romance epistolar da autora americana Alice Walker e conta ainda com direção assinada por Steven Spielberg (A Lista de Schindler). A trama se passa no início do século XX, no sul dos Estados Unidos, e segue Celie, uma jovem negra que enfrenta abusos e preconceitos enquanto luta por sua independência e dignidade. Estrelado por Whoopi Goldberg (Mudança de Hábito) e Oprah Winfrey (Batalhão 6888), o longa A Cor Púrpura pode ser visto na Max e se destaca com uma pontuação de 7.7 no IMDb e aprovação de 73% da crítica na plataforma Rotten Tomatoes.
A Cor Púrpura (1985) é um filme de Steven Spielberg baseado no romance da Alice Walker — Foto: Reprodução/IMDb Disponível no catálago do Globoplay, esse filme nacional é baseado em uma história real e acompanha Pureza, uma mãe que, ao procurar pelo filho desaparecido, descobre um esquema de trabalho escravo na Amazônia e decide enfrentá-lo. Com os atores Dira Paes (Caminho das Índias) e Matheus Abreu (Malhação - Viva a Diferença) no elenco principal, a direção do projeto ficou por conta de Renato Barbieri (As Vidas de Maria). O longa Pureza angariou 7.7 pontos no IMDb.
Pureza é estrelado pela atriz brasileira Dira Paes e está disponível no catálago do Globoplay — Foto: Reprodução/IMDb Protagonizado pela dupla de atrizes Carey Mulligan (Bela Vingança) e Helena Bonham Carter (Alice no País das Maravilhas), esse drama histórico se passa no Reino Unido no início do século XX e retrata a luta das mulheres britânicas pelo direito ao voto, focando na história de Maud, uma jovem operária que se une ao movimento sufragista. Com direção de Sarah Gavron (Um Lugar Chamado Brick Lane), o longa está disponível para aluguel no Amazon Prime Video. As Sufragistas tem nota 6.9 e aprovação de 73% da imprensa nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente.
O filme As Sufragistas aborda temas como a luta por igualdade e pelo direito do voto feminino — Foto: Reprodução/IMDb 4. Nise: O Coração da Loucura (2015)
Esse filme é inspirado na vida real de Nise da Silveira, uma psiquiatra brasileira pioneira que trabalhou no Pedro II, um manicômio do Rio de Janeiro. O longa acompanha a sua jornada e como ela desafiou o sistema de tratamento de pacientes mentais e revolucionou a terapia por meio da arte. Com direção de Roberto Berliner (A Farra do Circo), estrelam a produção nacional nomes como Glória Pires (Se Eu Fosse Você) e Zé Carlos Machado (Sessão de Terapia). Nise: O Coração da Loucura tem nota 7.6 no agregador IMDb e pode ser alugado no Amazon Prime Video.
Nise: O Coração da Loucura é inspirado na vida real da psiquiatra brasileira — Foto: Reprodução/IMDb 5. Joy: O Nome do Sucesso (2015)
Também inspirado em uma história real, esse drama biográfico americano gira em torno de Joy Mangano, uma mulher que superou dificuldades financeiras, o machismo e o preconceito de seus familiares para se tornar uma empresária de sucesso, inventando o revolucionário Mop Miracle, um esfregão que se contorce e construindo um império lucrativo. Protagonizado por Jennifer Lawrence (Jogos Vorazes) e Robert De Niro (Os Bons Companheiros), o longa pode ser visto no Disney+. Joy: O Nome do Sucesso pontuou 6.6 no IMDb e possui um índice de aprovação de 61% da crítica no Rotten Tomatoes.
Joy: O Nome do Sucesso é um drama biográfico dirigido por David O. Russell — Foto: Divulgação/IMDb 6. Estrelas Além do Tempo (2016)
Nesse drama biográfico, o público pode acompanhar a história de três mulheres afro-americanas que trabalharam na NASA nos anos 1960, superando barreiras raciais e de gênero para contribuir com o sucesso das missões espaciais. Presente no Disney+, Taraji P. Henson (Pense como Eles), Octavia Spencer (Histórias Cruzadas) e Janelle Monáe (Moonlight) estrelam o filme. Com direção assinada por Theodore Melfi (Um Santo Vizinho), o longa Estrelas Além do Tempo tem uma pontuação de 7.8 no IMDb, além de uma taxa de aprovação de 93% da imprensa no Rotten Tomatoes.
O filme ammericano Estrelas Além do Tempo conta a história real de mulheres negras na NASA — Foto: Reprodução/IMDb E para encerrar essa lista, não poderíamos deixar de fora esse filme nacional repleto de representatividade não só para as mulheres, como também para a comunidade LGBTQIA+. Disponível na Netflix, o enredo segue a história da personagem-título, uma jovem trans que enfrenta os desafios de viver em uma sociedade que ainda não a aceita completamente, ao mesmo tempo em que busca seu lugar no mundo e a felicidade. A trama também retrata a luta de sua mãe solo, que precisa encarar o machismo da sociedade e ajudar a filha a enfrentar enfrentar os preconceitos que sofre. Com a youtuber Thiessa Woinbackk e Guta Stresser (A Grande Família) no elenco, o filme tem nota 7.1 no IMDb.
Valentina é um drama brasileiro que acompanha os dilemas e dificuldades enfrentados por uma jovem trans — Foto: Reprodução/IMDb 🎥Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços
Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
15

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/w/m/yMVIDXSKWedLbgnjdG2w/imgdetproduto-fce344f7-4cf7-4e56-aff1-f6c35e4b893a-eco-dream-site-carrossel-2.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/S/9/xKM8ZkSp289fGiAz8rIw/9.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/X/S/ltPRKiQRazXbJlvAtCIg/captura-de-tela-2025-12-22-082712.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro