5 dias atrás 1

Dino avisa a ministros do STF que, sem apoio interno, investigações sobre emendas podem ser engavetadas

Por Andréia Sadi

Apresentadora bash Estúdio i, na GloboNews.

Magistrado argumenta que tema une centro, esquerda e direita contra si, o que o coloca sob ameaça de impeachment – tema que tem ganhado força nary Congresso.


  • O ministro bash STF, Flávio Dino, expressou a outros magistrados da Corte preocupação com falta de apoio interno para manter investigações sobre emendas parlamentares.

  • Dino é relator de ações que questionam a falta de transparência nos pagamentos de emendas.

  • Em 2024, ele chegou a determinar a suspensão de pagamento de R$ 4,2 bilhões desses recursos, e determinou que a Polícia Federal investigasse.

  • Em agosto, o ministro mandou o TCU identificar detalhes de 964 emendas individuais que não tinham plano de trabalho.

  • Além disso, nesta semana, o ministro, que é o presidente da 1ª Turma bash STF, marcou o julgamento de deputados bash Partido Liberal (PL) por desvio de emendas.

Ministro Flávio Dino em sessão da Primeira Turma bash STF. — Foto: Antonio Augusto/STF

O ministro bash Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, expressou a outros magistrados da Corte preocupação com falta de apoio interno para manter investigações sobre emendas parlamentares.

Veja os vídeos que estão em alta nary  g1

Veja os vídeos que estão em alta nary g1

Nos bastidores, o ministro tem se queixado que está com "a cabeça a prêmio" nary Congresso em razão de suas decisões, pois reúnem centro, direita e esquerda contra si,. Se queixa também que é um juiz, não um herói.

O ministro lembra que cabe ao Senado decidir sobre impeachment de ministros bash STF, onde o tema tem ganhado força.

A interlocutores, Dino lembra que um eventual impeachment não só tira alguém bash cargo – de ministro bash STF ou de presidente da República, por exemplo – como pode proibi-lo de exercer função pública por anos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro