2 horas atrás 3

Direita tem bola de ferro da família Bolsonaro presa ao pé

Vem aí 2026 com sua eleição e um presságio trazido pelo Datafolha: 35% dos entrevistados identificaram-se com a direita e 22% com a esquerda. Nada de novo sob este céu de anil. Em agosto de 2006 uma pesquisa semelhante registrou que a direita tinha 47% contra 30% para a esquerda. Em 2010, Dilma elegeu-se.

Com a diluição de rótulos como esquerda e direita essas classificações perderam eficácia. A direita tem presa ao pé a bola de ferro da família Bolsonaro. Já a esquerda tem duas: a incapacidade de patrocinar uma agenda para a segurança pública e a má vontade com o agronegócio.

Há alguns anos criou-se a imagem de uma bancada do BBB, ou seja: do boi, da Bíblia e da bala. Quem menosprezava o potencial político dos três bês esquecia-se de que o "B" de boi era o agronegócio, o "B" de Bíblia referia-se ao livro mais vendido no país e o "B" de bala juntava políticos que seguem a máxima segundo a qual "bandido bom é bandido morto".

A esquerda tem um comportamento dúbio diante do "B" de bala. Quando a polícia do Rio mata 122 "suspeitos" na Penha e o governador Cláudio Castro é bafejado por uma brisa de popularidade, Lula não hesitou ao chamar a operação de "matança".

Quando o prefeito petista de Maricá (RJ), Washington Quaquá, diz que "lugar de bandido em Maricá é na vala", Lula e os petistas fazem-se de desentendidos.

Essa dubiedade decorre da falta de uma política de segurança sem valas nem matanças. Quando o ministro Ricardo Lewandowski apresentou seu pacote para a segurança pública, seus conselheiros sopraram-lhe a ideia de bombar a Polícia Rodoviária Federal, feudo de Flávio Bolsonaro.

Lula entrará em 2026 com a bandeira do fim da escala de seis dias de trabalho para um de descanso. A direita ficará contra, como ficou contra a Lei do Ventre Livre, a abolição, a jornada de oito horas e o 13º salário.

Resta saber se uma direita que produziu um presidente que militou contra as vacinas durante uma epidemia terá jogo de cintura para dar racionalidade aos seus argumentos contra a nova escala.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro