1 semana atrás 1

Diretor do BC nega pressão política em liquidação do Banco Master

O Banco Central enviou vários ofícios ao BRB questionando a origem dos créditos adquiridos. Segundo Aquino, mesmo sem internalizar as carteiras do Master, o banco estadual deveria ter feito uma análise rigorosa de risco. O BC acabou proibindo o BRB de comprar novas carteiras, aplicando a Resolução 4.019.

O aporte que o BRB teria de fazer pode ultrapassar R$ 5 bilhões. A necessidade de reservar recursos está relacionada à cessão de créditos inexistentes do Master ao banco de Brasília. "A [resolução] 4.019 é algo que só se aplica diante de casos graves. São medidas drásticas perante as instituições financeiras. Não é normal a aplicação da 4.019 no âmbito do Banco Central, mas, em casos necessários, a gente aplica, porque é uma medida dura", afirmou Aquino.

A operação foi comparada ao caso do Banco Cruzeiro do Sul, liquidado em 2012 após fraude. Aquino destacou que a equipe do BC responsável por identificar as irregularidades no Cruzeiro do Sul também atuou no caso Master. "Nós já vivenciamos muitas coisas. O caso aqui em tela e apreço é muito similar ao do Cruzeiro do Sul. O Cruzeiro do Sul também gerou créditos inexistentes e nós, aplicando técnicas de auditoria, identificamos casos concretos de emissão", disse o diretor do BC.

Delegada interroga sobre liquidação

Delegada Janaína Palazzo: Como foi constatada essa crise de liquidez?

Ailton Aquino: Para a gente que está no dia a dia, é fácil explicar esse tipo de coisa. Primeiro que deve-se pontuar: não é normal uma instituição financeira que não tem liquidez. O que é não ter liquidez? Ativos líquidos para fazer face às suas obrigações. A crise de liquidez do Master era muito clara. Ele já tinha, como também é de conhecimento, ingressado, como a gente gosta de dizer, no compulsório. Ou seja, ele não estava conseguindo cumprir o seu compulsório. E tem um processo administrativo em curso pela não cobertura do compulsório.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro