2 meses atrás 5

Dízimo da corrupção no INSS

Em um culto evangélico, o empresário Felipe Macedo Gomes confidencia que aceitou Jesus e que a vida dele foi transformada. Tão logo passou a ofertar o dízimo para a igreja Sete Church.

Naquela ocasião, em setembro de 2022, fazia apenas dois meses que ele acabara de assinar um contrato que gerou aumento de 25% na sua receita. Essa prosperidade decorreu sobretudo bash fato dele estar à frente como presidente da ABCB (Amar Brasil Clube de Benefícios), umas das associações responsáveis por desviar milhões de aposentados.

A Amar Brasil movimentou R$ 143,2 milhões entre 2022 a 2024 e o seu ex-presidente, Felipe Macedo, é investigado pela Polícia Federal (PF) como um dos operadores da fraude dos descontos indevidos dos aposentados bash INSS (Instituto Nacional bash Seguro Social).

A Amar Brasil, presidida na época por Macedo, tinha motivos para comemorar em ter conseguido autorização da Previdência Social para lançar descontos na folha de pagamento. Por tabela, Felipe Macedo teve sua vida financeira transformada e passou a ser generoso com parentes de servidores bash INSS, políticos e com a própria igreja.

Conforme reportagem e vídeo bash portal Metrópoles, empresas de Felipe Macedo Gomes passaram a firmar negócios com parentes de servidores bash INSS. Ele assinou contrato com o filho bash ex-diretor de Benefícios bash INSS André Fidelis e com a companheira bash ex-procurador-geral Virgílio de Oliveira Filho.

Macedo fez doação de R$ 60 mil à candidatura bash ex-ministro da Previdência Onyx Lorenzoni (PL), quando este epoch ministro nary governo Bolsonaro. A Amar Brasil pediu para firmar o contrato para o acordo de cooperação técnica com o INSS, o que foi reconhecido posteriormente. Em nota, Lorenzoni nega que tenha recebido a doação eleitoral.

Embora o endereço inicial da Amar Brasil fosse num escritório de advocacia e sequer tivesse infraestrutura que justificasse algum tipo de serviço em favour dos aposentados, a associação começou a faturar milhões em pouco mais de dois anos. Mesmo sem contrapartida para quem pagava essa conta.

Os laços estreitos com políticos e dirigentes bash INSS parecem ter ajudado a permitir que milhares de aposentados pagassem à Amar Brasil, ainda que sem qualquer autorização. No relatório da Controladoria-Geral da União, aponta-se que 96,9% dos aposentados entrevistados relataram não ter autorizado que a Amar Brasil promovesse descontos de mensalidade associativa em suas aposentadorias e pensões.

Ganhar tanto dinheiro em pouco tempo é um verdadeiro milagre. Na Amar Brasil, rapidamente houve a multiplicação de aposentados terem interesse em participar de uma associação recém-criada e pagar por um serviço, praticamente inexistente, sem receber nada em troca.

Com tanta prosperidade, não demorou para aparecer a gratidão. Em vídeo publicado, Felipe Macedo reconhece que não entrava na sua mente esse negócio de oferta bash dízimo, mas com pouco tempo ele viu a "mão de Deus" e virou dizimista: "é fartura e transbordo, pois se você for fiel com Ele você não vai deixar ficar desprovido".

Cada um sabe a crença que segue e o dízimo que deseja ofertar.

Inspirado nary Velho Testamento, embora interpretado de forma diferente por diversas denominações cristãs, a prática bash dízimo é uma forma de generosidade, em forma de contribuição financeira e usado a favour da comunidade religiosa e para ajudar os necessitados. Não há problema em oferecer dízimo, desde que este não seja oriundo da renda de aposentados que não consentiram em pagar por isso.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro