1 mês atrás 4

Dólar opera abaixo de R$ 5,28 e Bolsa busca 15ª alta seguida

Inflação abaixo do esperado também favorece espaço para fortalecimento do real. O menor IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) para o mês de outubro em 27 anos fortalece no mercado análises de que os preços estão cedendo de forma mais ampla na economia brasileira. Isso, segundo economistas, abre espaço para que o Banco Central possa antecipar o início do corte de juros no país, de março para o início de 2026, criando um ambiente positivo para atração de investimentos externos de maior qualidade, de longo prazo.

Bolsa busca novo recorde após 14 sessões seguidas de ganhos. O ambiente positivo que favorece a moeda brasileira ante o real também influencia positivamente o mercado de ações. O Ibovespa, que acompanha as ações mais negociadas na Bolsa B3, opera em alta pelo 15º pregão consecutivo, avançando 1,81%, atingindo 158.059 pontos, por volta das 11h35.

Empresas de consumo estão entre destaques das ações que sobem no pregão. Na lista dos papeis com variação positiva nesta terça-feira estão empresas que se beneficiam de um ambiente econômico com real mais forte e expectativa de juros em queda, caso de representantes do varejo, como o Magazine Luiza, do de viagens, com o grupo CVC, e de locação de veículos, caso da Unidas.

Petroquímica Braskem também opera com forte ganho. Ação sobe após divulgação de balanço que apresentou redução do prejuízo contábil. A companhia também anunciou acordo com o estado de Alagoas para pagar R$ 1,2 bilhão em indenizações relacionadas ao desmoronamento do solo em bairros da capital alagoana, Maceió, em desastre causado pela extração de sal-gema desenvolvida pela companhia.

Petrobras também opera com forte alta. Tanto as ações preferenciais como as ordinárias da estatal brasileira do petróleo sobem hoje, ao redor de 3% perto do meio-dia. A petroleira tem participação na Braskem, com 47% do capital votante. O mercado acompanha negociações que envolvem a Novonor (antiga Odebrecht), dona de 50,1% da petroquímica, para venda de sua participação a novos sócios, em movimento com potencial para valorizar esse ativo para a sócia Petrobras, segundo analistas. O desempenho da Petrobras na Bolsa também é influenciado pelo anúncio de que a companhia vai antecipar em dois meses a entrada em operação da plataforma P-79 em Búzios, elevando em 15,6% a capacidade de produção nessa área, atual líder em produção no país.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro