9 meses atrás 12

Dólar recua na esteira de ganhos de emergentes e após dados do IBC-Br

"Queda generalizada do dólar hoje, tanto em relação aos pares fortes como os emergentes. Estamos em linha com o exterior... Veio notícia boa da China, que está prevendo estímulos monetários para aquecer a economia. Isso sempre ajuda", disse Fernando Bergallo, diretor de operações da FB Capital.

O índice do dólar -- que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas -- caía 0,19%, a 103,530.

Na cena doméstica, os dados econômicos também favoreciam a moeda brasileira. O Banco Central anunciou mais cedo que seu IBC-Br avançou em janeiro, mostrando que a atividade econômica iniciou 2025 com mais força do que o esperado mesmo em meio a um ambiente de política monetária restritiva.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), teve alta de 0,9% em janeiro sobre o mês anterior, em dado dessazonalizado. O dado ficou bem acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,22%.

O Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne nesta semana para sua decisão de juros, com ampla expectativa de que as autoridades aumentem a Selic em 1 ponto percentual, a 14,25% ao ano, na quarta-feira, como já sinalizado pela autarquia anteriormente.

Mais cedo, o BC mostrou que analistas consultados em sua pesquisa Focus reduziram as medianas de suas projeções para o crescimento da economia brasileira neste ano e no próximo, com a expectativa em relação à expansão de 2025 caindo abaixo da marca de 2%.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro