3 dias atrás 2

Dólar sobe a R$ 5,41 e Bolsa volta ao romper os 160 mil pontos

O Banco Central leiloou contratos. Às 11h30, o Banco Central fez leilão de 50 mil contratos de swap cambial para rolagem do vencimento de 2 de janeiro. Nesse tipo de operação, empresas e investidores compram títulos para se protegerem de oscilações cambiais sem precisar adquirir a moeda propriamente dita.

Bolsa sobe

Já a Bolsa abriu em alta e rompeu a barreira dos 160 mil pontos após decisão dos EUA sobre Alexandre de Moraes. O Ibovespa iniciou a sessão com valorização de 0,39%. O principal índice de ações da Bolsa brasileira acelerou o movimento, avançando até 160.803 pontos, mais 1,01%, após os EUA informarem que o ministro do Supremo Tribunal Federal deixou a lista da Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA. Às 17h05, o índice perava com alta de 0,95%, aos 160.699 pontos.

Após a informação revelada pelo UOL, as ações de bancos listados na Bolsa subiram. Entre os papéis negociados na B3, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander Brasil passaram a apresentar variações positivas de até 2%, em movimento liderado pelas ações ordinárias (ON, com direito a voto) do Banco do Brasil.

Os bancos eram pressionados pelo risco de serem afetados pela Lei Magnitsky. Quando Moraes foi incluído na lista pelos EUA, as sanções podiam alcançar os bancos que realizassem operações financeiras do ministro, como transferências de valores. Por isso, havia o risco de que a situação gerasse perdas às instituições financeiras.

Mercado também repercute indicadores de serviços. O setor avançou 2,2% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atingindo o maior patamar da série histórica.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro