11 horas atrás 2

Dragon Ball: 10 melhores jogos inspirados no anime, segundo o Metacritic

Dragon Ball, conhecido por seus mangás e animes produzidos por Akira Toriyama, em parceria com a Toei Animation, inspirou diversos jogos ao longo dos anos. Desde a primeira aparição de Goku e seus amigos, não demorou para que os guerreiros Z chegassem aos games, com títulos aclamados pelos fãs, a exemplo de Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi e Dragon Ball: Origins, dois dos maiores sucessos da saga no videogame. Mais recentemente, os fãs foram presenteados com Dragon Ball Sparking! Zero, título indicado como melhor jogo de luta no The Game Awards.

Um fã do anime ao experienciar os jogos de Dragon Ball busca por batalhas intensas, com muitos golpes especiais, assim como na animação. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com os 10 melhores games de Dragon Ball. Para essa lista, o Metascore do Metacritic, plataforma que traz notas da crítica especialista para jogos, série e filmes, foi utilizado como base. Confira!

 Reprodução/Toei Animation Baseado no mangá de Akira Toriyama, Dragon Ball Z ilustra Goku e seus amigos em várias batalhas intensas nos games — Foto: Reprodução/Toei Animation

10 melhores jogos da saga Dragon Ball, segundo o Metacritic:

  • 10. Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi [72]
  • 9. Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans [73]
  • 8. Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II [75]
  • 7. Dragon Ball: Advanced Adventure [75]
  • 6. Dragon Ball Z: Budokai 3 [77]
  • 5. Dragon Ball: Origins [78]
  • 4. Dragon Ball Z: Kakarot [78]
  • 3. Dragon Ball Gekishin Squadra [81]
  • 2. Dragon Ball Sparking! Zero [81]
  • 1. Dragon Ball FighterZ [87]

10. Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi [72]

Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi é, certamente, um dos maiores clássicos da saga, produzido pela Bandai Namco. O jogo chegou ao PlayStation 2 (PS2) em 2005 e se tornou um dos mais icônicos da franquia, ao apresentar mais de 80 personagens no elenco que conta com Goku, Vegeta, Gohan e suas diferentes variações, como super sayajins e fusões variadas.

Em Budokai Tenkaichi, os jogadores são apresentados a um sistema de combate livre, onde é permitido voar, mergulhar e teletransportar com diferentes visões in-game. Além disso, o foco do enredo está direcionado aos arcos vistos no próprio anime, de maneira em que as batalhas reimaginam os principais golpes e combos de ataque durante cada luta. O grande legado desse jogo, foi a criação da franquia e dos seguintes lançamentos da trilogia Budokai Tenkaichi 2 e 3.

 Reprodução/Bandai Namco Dragon Ball Z: Tenkaichi Budokai 3 encerrou a trilogia da saga — Foto: Reprodução/Bandai Namco

9. Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans [73]

A Monolith Soft foi a empresa responsável por desenvolver o Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans. Seu lançamento se deu em 2009 como um jogo exclusivo do Nintendo DS, trazendo uma pegada diferente dos jogos de luta habituais. Na verdade, esse título se trata de um RPG no estilo JRPG de turnos, no qual, os jogadores comandam os Guerreiros Z em batalhas em grupo.

Durante a gameplay, você se deparará com o arco dos Sayajins. Sendo assim, o título se passa durante a chegada de Raditz, a morte de Goku, até a invasão de Vegeta e Nappa na Terra. Cada personagem pode disparar sua própria habilidade e desbloquear novos poderes a medida em que o jogador avança de fase e aumenta o nível dos guerreiros.

 Dark Cloud/YouTube Propaganda do Dragon Ball Z: Attack of the Saiyans — Foto: Dark Cloud/YouTube

8. Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II [75]

O Segundo jogo da franquia Dragon Ball Z: The Legacy of Goku foi publicado em 2003 pela Atari para o Game Boy Advance. Em sua narrativa, o título relembra a Saga dos Androids, chegando até o final dos jogos de Cell seguindo o gênero RPG em tempo real. O jogador pode controlar Goku, Gohan, Piccolo, Vegeta e Trunks, cada um com habilidades, ataques e transformações únicas.

Na medida em que os guerreiros ganham mais experiência, será liberado um boost de atributos, como força, defesa ou aumento de Ki. Essas condições são utilizadas para usar golpes especiais, a exemplo do Kamehameha, o Masenko, ou o Final Flash. Em relação à gameplay, o jogador poderá explorar diversos locais icônicos do anime, enquanto completa a campanha principal e realiza missões secundárias de puzzles e outras tarefas.

 Reprodução/DBZanto Dragon Ball Z: The Legacy of Goku II foi um dos maiores sucessos do gênero RPG no Game Boy Advance — Foto: Reprodução/DBZanto

7. Dragon Ball: Advanced Adventure [75]

Dragon Ball: Advanced Adventure é mais um jogo do Game Boy Advanced, dessa vez produzido pela Dimps. O game é um misto de gêneros, onde o player encontrará características de Beat 'em Up 2D e elementos de luta tradicional em uma história que recria a saga clássica de Dragon Ball, desde a introdução de pequeno Goku, até a batalha final contra o Rei Piccolo Daimaoh.

Durante o modo campanha, você comanda Goku em uma gameplay variada, combinando níveis de progressão lateral, em que o jogador deve derrotar hordas de inimigos com ataques normais e especiais. Já nas batalhas um contra um, o game fica mais complexo e se torna necessário o uso estratégico de ataque. Após completar o modo história, o jogo libera um extra com 30 personagens jogáveis em luta livre.

 Divulgação/Banpresto Dragon Ball Advanced Adventure é um incrível jogo do Game Boy Advance que acompanha Goku ainda em sua infância — Foto: Divulgação/Banpresto

6. Dragon Ball Z: Budokai 3 [77]

Lançado em 2004 pela Dimps em parceria com a Ataria e Bandai, o Dragon Ball Z: Budokai 3 é considerado o ápice da trilogia. O game chegou no PS2 cobrindo toda a história de Dragon Ball Z, desde a saga Sayajin, até a saga Majin Buu e colocou os jogadores em um mundo semiaberto com uma vasta gama de aprimoramentos. As finalizações, transformações e todo o modelo de combate em si foi repaginado e melhorado pelos desenvolvedores.

Contando com elementos de RPG, é possível aprimorar e incrementar as habilidades de cada guerreiro. São 40 personagens jogáveis que abrange não só o DBZ, como também filmes e o sucessor espiritual da obra, o Dragon Ball GT. Vale destacar que essa é uma série diferente, e não se deve confundir com a trilogia Budokai Tenkaichi citada anteriormente.

 Divulgação/Bandai Dragon Ball Z Budokai 3 foi o ápice da série de luta no PlayStation 2 com visuais que tentavam reproduzir os da animação — Foto: Divulgação/Bandai

5. Dragon Ball: Origins [78]

Em 2008, a Game Republic lançou o Dragon Ball: Origins para o Nintendo DS. Aqui, o jogo foca mais nos acontecimentos da saga clássica que antecedem os eventos de Dragon Ball Z. Projetado para ser jogado, em sua grande maioria, com controle da caneta (stylus) no DS, o game apresenta um estilo de aventura e exploração, do qual o player controla Goku em boa parte da gameplay.

Assim, a movimentação, mecânicas de combate e uso de ataques e habilidades especiais são feitos via comando na tela do console. No decorrer da campanha, também é possível jogar no papel de Bulma, que auxilia na resolução de quebra-cabeças e faz uso de armas e gadgets para os combates.

 Divulgação/Namco Bandai Dragon Ball Origins se focava nas aventuras iniciais de Goku com uma jogabilidade toda na tela de toque do Nintendo DS — Foto: Divulgação/Namco Bandai

4. Dragon Ball Z: Kakarot [78]

Dragon Ball Z: Kakarot é um jogo de ação e RPG em mundo semiaberto, lançado em 2020 pela CyberConnect2 e Bandai Namco. Em matéria de enredo, o game reproduz toda a cronologia dos guerreiros Z, desde a chegada dos Sayajins, até a derrota de Kid Buu. Assim como em outros títulos citados acima, Kakarot tem elementos de RPG e combate em 3D aéreo, ou seja, é possível verificar uma árvore de evolução e foco em combates um contra um.

Os jogadores ainda podem controlar os principais protagonistas de DBZ: Goku, Gohan, Vegeta e até mesmo fusões em alguns casos. Além das lutas, o jogo inclui atividades como pescar, voar em Nimbus e cozinhar com Chi-Chi. Inicialmente lançado para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC (via Steam), hoje, já é possível encontrar Dragon Ball Z: Kakarot no PlayStation 5 (PS5), Xbox Series S, Xbox Series X e Nintendo Switch por valores que variam entre R$ 98,90 a R$ 114,90.

 Reprodução/Bandai Namco Dragon Ball Z: Kakarot relembra as principais batalhas de Goku, como o icônico combate contra Vegeta — Foto: Reprodução/Bandai Namco

3. Dragon Ball Gekishin Squadra [81]

Dragon Ball Gekishin Squadra é o jogo mais recente da franquia Dragon Ball. Lançado em setembro de 2025 pela Bandai Namco, o título tem uma proposta inovadora que deixa de lado o clássico RPG e as batalhas 3D um contra um, para focar no MOBA. Neste game, os jogadores formam equipes de até quatro personagens em partidas online com duração máxima de 15 minutos contra outros players.

Em resumo, trata-se de um game mais dinâmico e pensado no combate em grupo, com inúmeros personagens de todas as obras do universo de Dragon Ball. Além disso, Gekishin Squadra é um jogo totalmente gratuito e multiplataforma, ou seja, os jogadores podem fazer o download do game no PS5, PS4, Xbox Series S|X, Nintendo Switch, PC e dispositivos móveis como Android e iPhone (iOS).

 Reprodução/Bandai Namco Dragon Ball Gekishin Squadra é um novo MOBA gratuito baseado na famosa animação para consoles, smartphones e PC com crossplay — Foto: Reprodução/Bandai Namco

2. Dragon Ball Sparking! Zero [81]

Dragon Ball: Sparking! Zero chegou ao mercado em 2024 como o sucessor espiritual do Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi. Desenvolvido pela Spike Chunsoft, o game traz a mesma proposta de cenário 3D e combates rápidos em arenas abertas e destrutíveis. De modo geral, o título retorna com mecânicas similares às do irmão mais velho e de outros jogos de luta nesse estilo. Sobretudo, o grande destaque de Sparking! Zero está na enorme expansão de personagens jogáveis.

O jogo base recebe mais de 180 guerreiros, que vão desde a Saga Clássica, até o Dragon Ball Daima e variantes de filmes e fillers lançado nesse período. Curiosamente, o game conta com um modo Sparking, onde os jogadores podem assistir finais alternativos de grandes batalhas do anime, como a luta entre Goku vs Cell sendo vencida pelo Sayajin, evitando sua morte. Disponível no PS5, Xbox Series S|X, Nintendo Switch, Nntendo Switch 2 e PC (no Steam), o jogo tem valor a partir de R$ 282,50.

 Reprodução/Steam Dragon Ball: Sparking! Zero permite lutar com mais de 180 personagens do universo de Dragon Ball — Foto: Reprodução/Steam

1. Dragon Ball FighterZ [87]

Em primeiro lugar da lista, está o Dragon Ball FighterZ. Desenvolvido pela Arc System Works e publicado em 2018 pela Bandai, o jogo tornou-se aclamado pela qualidade gráfica, muito similar aos episódios do próprio anime, trazendo cores vibrantes e um 2D fidedigno. Já no enredo, os jogadores controlam um novo protagonista, a Androide nº 21 que contempla três arcos originais.

Já na gameplay, você vai se deparar com uma batalha de três contra três, no estilo Marvel vs Capcom. Aqui, os jogadores vão formar equipes com guerreiros das mais variadas sagas de Dragon Ball, desde o clássico, passando pelo Super e outras adaptações originais. Inicialmente lançado no PS4, Xbox One, PC (via Steam) e Nintendo Switch, Dragon Ball FighterZ chegou em 2024 para PS5 e Xbox Series S|X com valores que partem de R$ 232,50 e vão até R$ 339.90 nas lojas digitais.

 Reprodução/PlayStation Dragon Ball FighterZ é um game de luta que impressiona com visuais que parecem ter saído direto do desenho animado — Foto: Reprodução/PlayStation

Veja também: Qual JOGO tem o MELHOR FILME ou SÉRIE? — TIERLIST DO TECHTUDO

Qual JOGO tem o MELHOR FILME ou SÉRIE? — TIERLIST DO TECHTUDO

Qual JOGO tem o MELHOR FILME ou SÉRIE? — TIERLIST DO TECHTUDO

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro