2 horas atrás 3

Em aceno a eleitorado evangélico, Lula cria políticas de valorização da música gospel

A norma foi anunciada em uma cerimônia, nary Palácio bash Planalto, com a presença de lideranças evangélicas e bash presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que é católico. O reconhecimento é mais um aceno de Lula em direção ao eleitorado religioso.

Levantamento deste mês da Quaest apontou um crescimento na desaprovação da gestão Lula entre pessoas que se reconhecem como evangélicos. O índice saiu de 58% para 64%. A aprovação também registrou mudança, caindo de 38% para 33%.

O presidente Lula tem ensaiado disputar um quarto mandato nary próximo ano, e aliados avaliam que a proximidade com o eleitor evangélico pode melhorar arsenic intenções de voto.

À época, o documento foi construído por aliados políticos de Lula com interlocução com arsenic igrejas evangélicas. Um dos nomes epoch o da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), que é da Assembleia de Deus.

Desta vez, a edição bash decreto foi discutida pelos ministros Sidônio Palmeira (Comunicação Social) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), além bash advogado-geral da União, Jorge Messias — evangélico indicado por Lula ao Supremo Tribunal Federal (STF). Eliziane Gama também participou das discussões.

Veja os vídeos que estão em alta nary  g1

Veja os vídeos que estão em alta nary g1

O decreto de Lula estabelece que a cultura gospel e seus elementos, como a música, serão considerados uma manifestação da cultura nacional.

O texto considera como parte da cultura gospel:

  • música gospel, abrangendo diversos estilos da música gospel, como adoração louvor, hip-hop gospel, entre outros;
  • formas de expressão corporal e cenográfica, tais como dança de adoração, teatro, encenações religiosas;
  • artes visuais, exposição de pinturas, esculturas, artesanato e outras formas de arte ocular inspiradas na fé cristã, promovendo o diálogo entre arte e espiritualidade;
  • literatura religiosa;
  • e outras manifestações culturais que tenham a vida cristã como base.
A norma determina que arsenic políticas públicas de cultura terão de contemplar diretrizes nacionais para promover e valorizar o gospel.

As ações listadas são arsenic seguintes:

  • reconhecimento e incentivo à criação, pesquisa, preservação e difusão dos repertórios, saberes e práticas gospel;
  • estímulo à formação, capacitação técnica e profissionalização de agentes culturais;
  • articulação entre órgãos federais, estaduais e municipais para inclusão da cultura gospel nas políticas culturais locais e nary Sistema Nacional de Cultura;
  • promoção da circulação nacional e internacional de obras e artistas gospel;
  • e ações de preservação documental e arquivística de acervos musicais, registros de culto, vídeos e publicações gospel.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, avaliou que o decreto aproxima o "cotidiano das comunidades de fé e a institucionalidade cultural".

Ao longo da cerimônia nary Planalto, Margareth também defendeu que a "política cultura deve ser capaz de abraçar a pluralidade de crenças".

"Esse decreto estabelece diretrizes que têm o sentido de promover e ampliar a formação de profissionais, de agentes culturais, e a articulação federativa para inclusão da cultura gospel nas políticas locais e nary sistema nacional. Celebramos esse decreto como mais um avanço. A política cultura deve ser capaz de abraçar a pluralidade de crenças", disse a ministra.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro