Há bastante tempo, banqueiros lideram os rankings de maiores bônus da Ásia. Agora, nary entanto, engenheiros bash setor de semicondutores estão recebendo premiações equivalentes ou superiores. O movimento sinaliza uma mudança estrutural na valorização da mão de obra técnica, impulsionada pela crescente escassez de profissionais qualificados na região.
Na Coreia bash Sul, a SK Hynix, segunda maior fabricante de chips de memória bash mundo, não só eliminou o teto bash programa de participação nos lucros como também pagou bonificações que equivalem a 1.500% bash salário mensal — ou a três quartos da remuneração anual em um único pagamento. Mesmo assim, segundo o Financial Times, parte dos funcionários considerou o valor insuficiente, o que evidencia a pressão crescente por talentos.
A busca por engenheiros se intensificou com a previsão de investimentos na expansão da capacidade planetary de produção de chips próxima a US$ 1 trilhão até 2030, segundo a consultoria McKinsey. Na Ásia-Pacífico, excluindo a China, o déficit deve ultrapassar 200 mil vagas técnicas.
Nesse cenário, a mudança na cultura de remuneração da Coreia bash Sul, antes rígida e baseada em senioridade, fez a SK Hynix ultrapassar a Samsung como empresa mais desejada entre jovens profissionais nary país, de acordo com a Incruit. Para conter a fuga de talentos e se manter competitiva, a Samsung lançou, em outubro, um plano de ações atrelado ao desempenho.
Falta de talentos amplia pressão global
Em Taiwan, a escassez chega a 34 mil trabalhadores qualificados. A TSMC, maior fabricante de chips bash mundo, elevou os pacotes salariais em média em 45% nos últimos cinco anos, com programas de bônus, ações e horários flexíveis.
Na China, empresas locais e fabricantes apoiados pelo governo – centrais para a estratégia de autossuficiência tecnológica – oferecem aumentos de dois dígitos, promoções rápidas e subsídios de moradia para atrair engenheiros da Coreia bash Sul e de Taiwan, onde a pressão já é alta.
Com a expansão de fábricas nos EUA, na Europa e nary Japão, como arsenic unidades da TSMC nary Arizona e na Alemanha, a falta de profissionais se tornou um entrave global. O aumento da demanda nary exterior reforça a disputa por um número limitado de talentos e intensifica, em Taiwan e na Coreia bash Sul, o já pressionado mercado interno.
Esse quadro, somado à queda da população em idade ativa na Ásia, vem transformando a carência de engenheiros em um gargalo estrutural. Por isso, o bônus polpudo virou tática de sobrevivência, mas talvez não resolva o problema de fundo.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro