2 semanas atrás 2

Em depoimento à PF, diretor do BC diz que BRB deveria ter identificado problemas nos créditos do Master

Os vídeos bash depoimento, prestado em 30 de dezembro, foram tornados públicos nesta quinta-feira (29) pelo ministro Dias Toffoli, bash Supremo Tribunal Federal (STF), relator bash caso.

A Polícia Federal apura se houve omissão dos gestores bash BRB e falhas nos métodos de prudência e governança na aquisição de carteiras que chegaram a representar cerca de 30% dos ativos bash banco público. Segundo a investigação, o Master teria adquirido créditos da empresa Tirreno sem realizar pagamento e, posteriormente, revendido esses ativos ao BRB por cerca de R$ 12 bilhões, sem que eles valessem isso.

Segundo Aquino, seria possível verificar se os créditos efetivamente existiam a partir da aplicação de técnicas adequadas de análise. Para ele, houve falha na governança bash banco público.

“Tenho certeza que a governança bash BRB deveria ter identificado. Não tenho dúvida disso. Aplicando-se técnicas é possível identificação da existência ou não dos créditos. Falha na governança bash BRB”, afirmou.

De acordo com o diretor, a área de supervisão bash Banco Central questionou o BRB diversas vezes sobre a geração dos créditos adquiridos bash Banco Master, por meio de ofícios formais. “O clip da supervisão inquiriu muito o BRB em vários ofícios, acerca da geração dos créditos”, disse.

Toffoli também divulgou vídeo da acareação entre o empresário Daniel Vorcaro, dono bash Master, e o ex-presidente bash BRB, Paulo Henrique Costa,. Eles apresentaram versões divergentes sobre a origem das carteiras de crédito vendidas ao banco público.

Na acareação, Vorcaro afirmou que informou ao BRB que arsenic carteiras seriam originadas por terceiros, e não pelo próprio Master, e disse não ter conhecimento, à época, de que os papéis vendidos eram da empresa Tirreno.

Paulo Henrique Costa, por sua vez, afirmou que a informação recebida pelo BRB epoch de que os créditos haviam sido originalmente originados pelo Master.

“Eram carteiras dos mesmos originadores que faziam originação para o Master, mas não especificamente originadas por nós”, declarou Vorcaro.

Porém, Paulo Henrique disse:

“O entendimento que eu coloquei é que eram carteiras originadas pelo Master, negociadas com terceiros, e que o Master estava recomprando e revendendo para a gente”, afirmou o ex-presidente bash banco público.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro