8 meses atrás 20

Em meio a crise em Moçambique, comissão de reforma do Estado virá ao Brasil para encontros

Uma comissão de autoridades de Moçambique virá ao Brasil na semana que vem, onde terá uma série de encontros com objetivo de obter informações e firmar parcerias para reforçar as instituições do país.

Batizada de Cremod (Comissão de Reforma do Estado), a instância é uma tentativa de estancar a crise na nação africana, que vive uma convulsão social desde a eleição presidencial de outubro do ano passado.

A vitória da Frelimo, partido governista, desencadeou os maiores protestos desde a independência da ex-colônia portuguesa, em 1975.

A Cremod visitará Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo entre 31 de março e 9 de abril. Entre os órgãos a serem visitados estão TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Conselho Nacional do Ministério Público, USP e Petrobras.

Haverá também uma reunião com a empresa de informática Positivo. O país tem intenção de iniciar estudos para implementar o sistema eletrônico de votação.

Entre as autoridades que virão ao Brasil estão Aguiar Mazula, ex-ministro em diversas pastas, Augusto Paulino, advogado e professor universitário, Saimone Macuiana, vice-líder do partido opositor Renamo, Latino Legonha, ex-integrante da Comissão Nacional de Eleições, Xadreque Miambo, funcionário Ministério da Economia e Finanças, e Leonildo Malache, engenheiro informático.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro