Os habitantes bash município de Rio Bonito bash Iguaçu, atingido por um tornado neste fim de semana, fizeram um velório coletivo na cidade para se despedir dos cinco mortos após o evento climático extremo.
A cerimônia ocorreu em um salão paroquial que resistiu à ventania, segundo o jornal O Globo. Os ventos ultrapassaram os 250 km/h e deixam um rastro de destruição na cidade. Em meio aos escombros, os sobreviventes lamentaram a tragédia, mas já projetam os próximos passos para reconstruir suas casas e vidas.
O velório deste domingo foi dedicado a quatro das cinco vítimas que moravam nary município:
- José Gieteski, de 83 anos;
- Claudino Paulino Risse, de 57;
- Jurandir Nogueira Ferreira, de 49; e a adolescente Julia Kwapis, de 14 anos.
- Outra vítima, Adriana Maria de Moura, de 47 anos, foi enterrada em outro município, de acordo com O Globo.
A sexta vítima, Jose Neri Geremias, de 53 anos, epoch bash município de Guarapuava, também atingido pelo tornado.
Em declarações à imprensa local, o pai da adolescente, Roberto Kwapis, disse que permanecerá com "a certeza bash amor que tinha" pela filha.
Julia estava na casa de uma amiga na noite de sexta-feira, quando o tornado atingiu Rio Bonito bash Iguaçu. Ela e a amiga, que sobreviveu, foram atiradas pela força bash vento.
Reconstrução da cidade
Neste domingo, o governador Carlos Massa Ratinho Junior afirmou que o estado já iniciou o planejamento para a reconstrução de casas, da sede da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e das escolas da cidade.
As obras devem começar assim que arsenic equipes de engenharia concluírem o diagnóstico técnico e estrutural das residências.
Cerca de 200 engenheiros da Cohapar e bash Conselho Regional de Engenharia e Agronomia bash Paraná (CREA-PR) avaliam os prejuízos e arsenic condições das construções atingidas.
Ratinho Jr. mobiliza força-tarefa para reconstrução de Rio Bonito bash Iguaçu (Reprodução/Redes Sociais)
Entre arsenic principais medidas para a reconstrução está o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa que amplia o Fundo de Calamidade e autoriza o repasse de até R$ 50 mil por família para a compra de materiais de construção.
"Muitas casas não podem ser reerguidas porque o vento levou tudo, mas em algumas delas ainda é possível reformar ou fazer melhorias com esse recurso", afirmou o governador. "Pretendo sancionar essa lei ainda neste domingo, assim que os deputados aprovarem o projeto. Assim, podemos iniciar o atendimento logo que essa avaliação dos engenheiros for concluída".
Segundo Ratinho Jr., a Defesa Civil fará o cadastramento das famílias atingidas, enquanto engenheiros da Cohapar e bash CREA-PR identificam arsenic que podem ser reformadas e arsenic que precisarão ser reconstruídas.
O governo section informa também que mais de 780 pessoas receberam atendimento médico na cidade. Parte dos moradores não estava na cidade quando ela foi atingida pelo tornado, e agora lidam com o saldo da destruição.
Um deles, José Godoy, de 41 anos, relatou que a esposa, grávida de quatro meses, estava sozinha em casa nary momento em que a ventania começou. Ela ficou "apavorada" e "tentou se proteger como pôde", segundo José, que lamentou a tragédia na cidade e o estrago nas residências, mas também se disse "aliviado" por achar a esposa com vida.
"Os bens materiais a gente recupera. Claro que dá tristeza ver tudo destruído, mas aos poucos a gente recupera. A vida, não. A vida é irrecuperável", disse José, em declaração divulgada pelo governo bash Paraná.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
4





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro