1 hora atrás 2

Empresa de terras raras goiana que terá ajuda dos EUA aposta em 4 minérios

Os quatro elementos representam a maior parte do portfólio. A Serra Verde afirma que se difere da maioria dos produtores de ETRs (Elementos de Terras Raras) oriundos de rochas cristalinas, que extraem minérios de monazita ou bastnaesita e avalia que os metais em questão são tipicamente mais ricos em elementos leves. "Nosso concentrado já foi amplamente testado, sendo aceito por clientes de relevância mundial", diz a mineradora.

Produção desses elementos é mais complexa que de outras matérias-primas, diz empresa. A mineradora afirma que essas matérias-primas correm o risco de escassez, o que ameaça substituição de combustíveis fósseis em nível mundial. Atualmente, a China responde por aproximadamente 91% da produção global de terras raras refinadas no planeta.

ETRs são componentes-chave em muitos dispositivos eletrônicos. Alguns dos elementos são ainda essenciais para a produção de ímãs permanentes, que melhoram a eficiência dos motores elétricos. A Serra Verde afirma que a demanda por terras raras pesadas e magnéticas deve crescer sete vezes até 2040, impulsionada por aplicações de energia renovável, a exemplo dos veículos elétricos e do avanço da geração eólica.

Recursos dos EUA serão utilizados para refinanciar linhas de crédito. A empresa busca otimizar suas operações com o aporte milionário com a expansão de sua capacidade produtiva, a redução dos custos operacionais e o aprimoramento da qualidade do seu produto para novos mercados. Com isso, a mineradora prevê produzir 6.500 toneladas de Óxido Total de Terras Raras até o fim de 2027.

Estamos profundamente gratos pelo apoio do governo dos Estados Unidos e esperamos trabalhar em conjunto para a construção de novas cadeias de valor independentes.
Thras Moraitis, CEO da Serra Verde

Acordo oferece o direito a participação minoritária dos EUA na empresa. A mineradora afirma que a DFC (Corporação Financeira dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional) confirma a posição de liderança estratégica, com um portfólio de produtos com elevada concentração de terras raras pesadas, estágio avançado de produção, perfil econômico robusto e histórico comprovado de atuação responsável.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro