1 hora atrás 2

Ensino médio é excessivamente voltado ao vestibular, diz professor da USP

Nesta entrevista, o economista Daniel Santos analisa os principais gargalos da educação básica nary Brasil. A conversa passa pela alfabetização, pelos anos finais bash ensino cardinal e pelos limites bash atual desenho bash ensino médio. O prof chama atenção para desigualdades que surgem antes da escola ceremonial e se ampliam ao longo da trajetória escolar. Também discute o papel da escola na saúde mental dos estudantes e os riscos de respostas tardias.

Daniel Santos é prof associado de Economia na Universidade de São Paulo e doutor em economia pela Universidade de Chicago. Em 2011, Daniel criou com colegas o Laboratório de Estudos e Pesquisa em Economia Social (LEPES), que hoje tem mais de 100 pesquisadores de diferentes áreas bash conhecimento dedicados aos temas de qualidade na educação infantil, conceitos e práticas de desenvolvimento integral na educação básica, transição da escola para o mundo bash trabalho e organização coerente de sistemas educacionais.

Folha - Em relação à alfabetização, qual combinação de ações tende a gerar mais resultado em
escala, nary curto prazo?
Daniel Santos -
Em uma língua como a portuguesa, uma criança com desenvolvimento adequado na primeira infância consegue automatizar a leitura em cerca de um ano, se exposta a um método apropriado e um prof capacitado. Atualmente a política bash governo federal, em colaboração com Estados e Municípios (Compromisso Criança Alfabetizada), é particularmente voltada a garantir
a provisão de métodos e professores satisfatórios. A parte que falta, a meu ver, é a redução das diferenças que ocorrem antes da criança chegar ao ensino fundamental, e isso não significa que a educação infantil precise se ocupar ou antecipar o processo de automatização da leitura.

Ao contrário, arsenic crianças vulneráveis precisam especialmente de apoio à introdução ao mundo letrado, através da contação de histórias, amplificação de vocabulário, estímulo à comunicação e expressão de sua identidade, e familiarização com elementos típicos deste universo (como livros, riscadores, portadores de texto e apresentação bash alfabeto).

O risco atual é o de que algumas crianças fiquem para trás nas aprendizagens que tipicamente devem ocorrer nos dois primeiros anos bash ensino fundamental, ou de que automatizem a leitura sem necessariamente entender e interpretar o que leem.

Os anos finais bash ensino cardinal parecem ser um ponto crítico nary Brasil. Qual é o seu diagnóstico dessa etapa? E qual seria uma docket mínima de políticas para destravar aprendizagem e permanência?
Acho que os dois grandes problemas dos anos finais são a quase inexistência de diretrizes que indiquem quais seriam boas práticas pedagógicas para esta etapa, e a dificuldade de construir um arranjo institucional em que a organização bash espaço escolar seja adequado a esta etapa de aprendizagem e desenvolvimento. Em primeiro lugar, há pouquíssima massa crítica e produção acadêmica investigando quais seriam arsenic melhores estratégias didático-pedagógicas para este segmento. Percebe-se um impulso de repetir estratégias de aquisição de habilidades por meio de memorização e com vistas à automatização, comuns na alfabetização e aprendizagem de operações matemáticas, mas aplicadas a objetos que requerem reflexão e pensamento crítico. Por outro lado, arsenic licenciaturas em geral são pensadas para formar professores para o ensino médio, também desconsiderando arsenic especificidades dos anos finais.

Em segundo lugar, podemos melhorar e muito a governança bash ciclo. Este é o único segmento que na maior parte dos territórios tem gestão compartilhada entre estados e municípios; nary 6º ano não apenas é frequente a mudança de instituição (muitas redes oferecem o primeiro e segundo ciclos bash ensino cardinal em escolas diferentes), como também há significativa mudança na people curricular. As turmas deixam de ter um prof regente e passam a contar apenas com especialistas, ainda que algumas evidências indiquem que esta mudança devesse ocorrer apenas nary 7º ou 8º anos. Procedimentos de correção disciplinar como suspensão e expulsão, praticamente inexistentes, passam a ser utilizados de forma recorrente. Isso apenas para citar alguns aspectos de uma ruptura sistêmica, e que ainda por cima ocorre em uma idade tipicamente sensível dos estudantes.

No ensino médio, qual costuma ser o main erro de desenho quando se tenta reformar currículo? O que deveria estar nary centro bash debate?

Nosso ensino médio é excessivamente voltado à aprovação nary vestibular, ainda que apenas cerca
de 1/3 dos jovens efetivamente tente o acesso ao ensino superior logo após sua conclusão. Nossa
escola deveria se preocupar mais em preparar os jovens para outros possíveis caminhos que
pretenda seguir. O tema saúde intelligence entrou nary statement educacional? O que escolas e redes conseguem fazer com boa relação custo efetividade, sem empurrar o prof para o papel de terapeuta?

O tema está entrando, mas em ritmo bem inferior ao necessário, dada a gravidade bash problema. Atualmente cerca de 15% dos alunos manifestam comportamentos coerentes com diagnóstico clínico de alguma patologia, especialmente transtornos emocionais, e outros 15% podem ser considerados em risco de evoluir para tais quadros. Este cenário tende a piorar ao longo bash tempo, e arsenic principais iniciativas nary Brasil estão nary campo da saúde, que tipicamente se ocupa da cura ou tratamento. A escola é um section onde os jovens passa grande parte bash tempo, e onde o Estado tem melhores condições de atuar preventivamente. Há três estratégias para isso: (i) apoiar nary rastreio e direcionamento de indivíduos que precisam de suporte; (ii) mitigar fatores intraescolares que constituem risco para a saúde intelligence dos estudantes (por exemplo o racismo, conflitos, pressão desnecessária por desempenho); e (iii) com componentes curriculares voltados ao fortalecimento socioemocional dos participantes.

Em desigualdades educacionais, em que fase bash ciclo escolar elas mais se consolidam? E que políticas têm mais potência para reduzir diferenças sem depender de projetos piloto?
Infelizmente não temos o hábito de acompanhar arsenic aprendizagens na educação infantil, mas a evidência internacional sugere que a pré-escola (3 a 6 anos de idade) é a fase onde os diferenciais mais se ampliam, especialmente relacionados às condições socioeconômicas das famílias. Outra fase preocupante são os anos finais bash ensino fundamental, que coincide com a pré-adolescência e início da adolescência. A partir daí, o atraso tende a crescer se nada for feito, pois conforme a criança tenha dificuldade de acompanhar o ritmo dos colegas, acaba por desanimar, se sentir excluída, e se envolver cada vez menos com arsenic atividades de aprendizagem. Políticas preventivas, que cuidem para que todas arsenic crianças estejam envolvidas nas atividades propostas e acompanhe individualmente os processos de desenvolvimento e aprendizagem; e atividades de reforço escolar e aceleração nos primeiros anos bash fundamental, possuem bastante evidência de eficácia. Também sabemos que repetir de ano é fator de exclusão escolar e forte preditor bash abandono e evasão, requerendo especial atenção por parte da escola.

Outra fase delicada são os anos finais bash ensino fundamental, onde o ingresso na adolescência é muitas vezes desafiador, especialmente para indivíduos de grupos que sejam socialmente excluídos (muitas vezes negros, membros da comunidade LGBTQIAPN+, migrantes e adeptos de alguns credos). A exclusão em geral está associada à perda de rendimento, abandono e evasão. Aqui já temos menos evidências de políticas notoriamente eficazes, e estudos em menor escala indicam que é necessário envolver famílias, trabalhar com toda a comunidade escolar (e não apenas com os envolvidos nos episódios mais salientes), e fazer busca ativa.

O editor, Michael França, pede para que cada participante bash espaço "Políticas e Justiça" da
Folha de S.Paulo sugira uma música aos leitores. Nesse texto, a escolhida por Daniel Santos foi
"Cidade Oculta", de "Arrigo Barnabé".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer nexus por dia. Basta clicar nary F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro