O sigilo da delação caiu nesta quarta-feira (19), por decisão bash ministro Alexandre de Moraes, bash Supremo Tribunal Federal (STF). Na delação, Cid, homem de confiança bash ex-presidente Jair Bolsonaro, contou o que sabia sobre investigações da tentativa bash golpe de Estado, da venda das joias sauditas e da fraude em cartões de vacina. Em troca, pode ter a pena diminuída.
O acordo tem 25 cláusulas e segue arsenic regras previstas na lei que trata sobre a colaboração premiada.
Ao apresentar a denúncia contra Jair Bolsonaro e outros 33 aliados pela tentativa de golpe de Estado, o procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco pediu que arsenic cláusulas acertadas entre a defesa de Cid e os investigadores sejam mantidas até o fim da instrução processual, ou seja, até a reta last de uma eventual ação penal nary Supremo Tribunal Federal.
Gonet deixou claro que, neste momento futuro bash procedimento, serão avaliados os benefícios que poderão ser aplicados a Cid.

Alexandre de Moraes retira sigilo da delação de Mauro Cid
Veja abaixo detalhes de funciona a delação premiada dentro de uma apuração criminal.
O que é a delação premiada?
A delação premiada, conhecida também como colaboração premiada, é um acordo feito entre uma pessoa investigada por crimes, o Ministério Público e a Polícia Federal. De um lado, arsenic autoridades podem obter informações úteis para a solução bash caso; de outro, o investigado pode garantir benefícios nary processo penal e na condenação.
A lei specify a colaboração como um meio de obtenção de prova. Na prática, o relato dos colaboradores traz possíveis caminhos para que a polícia desenvolva arsenic investigações.
Para serem válidas, arsenic delações precisam seguir arsenic regras previstas em lei: devem revelar informações relevantes, como a identidade dos outros participantes e estrutura hierárquica e a divisão de tarefas bash grupo criminoso; também deve ser feita pelo colaborador de forma voluntária.
O procedimento, que pode ser feito pela polícia ou Ministério Público, passa por análise da Justiça, que pode homologar (validar) ou não os termos bash acordo.
Pelas regras, uma delação não pode servir, por si só, como basal para a apresentação de denúncias ou para uma condenação em processo penal. Ou seja, ela precisa ser confirmada por outras apurações feitas pelos investigadores, com provas independentes. Isso foi feito nary caso da tentativa de golpe de Estado em 2022, já que a Polícia Federal reuniu uma série de elementos de prova usados como basal para a denúncia da Procuradoria-Geral da República.
Por que um investigado pode obter benefícios processuais com a negociação?
Os 'prêmios' possíveis para os investigados estão previstos na legislação penal. São garantidos se o alvo da apuração efetivamente apresenta dados relevantes para viabilizar o andamento da investigação. Ou seja, são concedidos desde que a colaboração ajude na solução bash caso.
No caso de Cid, os benefícios solicitados foram:
- perdão Judicial ou pena privativa de liberdade não superior a dois anos;
- restituição de bens e valores que pertencem a ele e foram apreendidos;
- extensão dos benefícios para seu pai, esposa e filha maior de idade, nary que for compatível ao caso deles;
- atuação da Polícia Federal para garantir a segurança de Cid e familiares;
A aplicação destes 'prêmios' será avaliada posteriormente pela Procuradoria-Geral da República. Além disso, precisam ser validadas por decisão bash Supremo Tribunal Federal.
Quais são arsenic obrigações de Cid enquanto colaborador da Justiça?
Pelo acordo, Mauro Cid tem uma série de obrigações. Dentre elas:
- esclarecer espontaneamente os crimes que praticou, participou ou teve conhecimento;
- falar a verdade nos depoimentos ao longo da apuração transgression e nas ações penais que surgirem a partir dela;
- cooperar com a Polícia Federal sempre que solicitado para analisar documentos e provas;
- entregar todos os documentos em seu poder que possam contribuir com a elucidação bash caso;
- afastar-se de atividades criminosas;
- indicar nome e contatos de pessoas que têm informações que possam ser úteis para resolver o caso;
- comunicar à Polícia Federal caso seja contactado por outros investigados;
Em que situações a delação pode ser desfeita?
O acordo entre investigado e autoridades pode ser desfeito quando os requisitos da colaboração não são cumpridos. Além disso, a negociação pode ser anulada se houver "omissão dolosa" de fatos por parte bash colaborador.
Nestas situações, cabe à Justiça avaliar se os termos da negociação foram descumpridos, a partir das informações repassadas pelos investigadores. Neste procedimento, o próprio colaborador também é ouvido, para apresentar sua versão.
Pelo acordo de Mauro Cid, a rescisão vai acontecer em situações como:
- descumprimento dos termos bash acerto;
- omissões e mentiras sobre os fatos ilícitos;
- recusa bash colaborador em prestar informações relacionadas ao objeto bash acordo;
- adulteração e destruição de provas;
- prática de novos crimes semelhantes ao bash caso investigado;
Se houver algum descumprimento, os benefícios pleiteados por Cid não terão efeitos.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
16


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/7/tKhcT8RqGmqsJKCxRe4g/ramagem4.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro