2 horas atrás 3

Entidades setoriais confirmam previsão de freio puxado na economia em 2026

A política monetária contracionista é justamente o que leva a indústria a prever um crescimento de apenas 1,1% na sua atividade, enquanto o BC elevou sua estimativa para o setor de 1,4% para 1,9% na última atualização. Para a CNI, a indústria de transformação, com previsão de alta de apenas 0,5% em 2026, afetará negativamente o desempenho setorial.

Outra preocupação, segundo Telles, é em relação à construção civil. "Os principais entraves são taxas de juros reais ainda elevadas e a alta das importações". No entanto, as alterações nas regras do financiamento imobiliário e os anúncios de novos estímulos podem gerar efeitos positivos sobre o segmento, observa ele.

Na contramão do pessimismo entre os industriais, o agronegócio parece encarar 2026 com mais otimismo do que as autoridades monetárias. De acordo com a CNA, o PIB agropecuário, que deve fechar 2025 com uma expansão de 8,3%, ficará em 2,3% em 2026. Já o BC estima esse crescimento em apenas 0,5%, enquanto a CNI considera que a produção agropecuária deve ter crescimento zero no ano que começa, refletindo um possível recuo de 3,7% na produção vegetal, puxado pela retração no cultivo de milho.

Para os serviços, a CNI prevê um crescimento de 1,9%, refletindo a continuidade das dinâmicas que vêm favorecendo o setor, como a transformação digital. O BC, mais cauteloso, elevou marginalmente sua estimativa para o setor de 1,5% para 1,6%. A CNI prevê também um crescimento de 1,9% no consumo das famílias.

Inflação acima da meta

Já com relação à inflação, as entidades setoriais são mais pessimistas que os técnicos do BC: preveem alta de 4,1% (CNI) e 4,16% (CNA), ambas acima da expectativa do BC de fechar o ano com um avanço de 3,5% — o que já está fora do centro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, que é de 3%. A expectativa geral do mercado, medida pelo Boletim Focus do próprio BC, também supera a meta oficial de inflação, com uma previsão de 4,16%.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro