1 ano atrás 28

Entramos na nova fase da IA: a dos agentes que tomam decisões por você

A funcionalidade apesar de experimental dá o tom da próxima era da IA, que será dominada por agentes. Os agentes de IA são sistemas que interagem com o ambiente (digital, mas também até mesmo físico), coletam dados e planejam tarefas para atingir as metas estabelecidas pelos usuários.

Essa nova geração de agentes de IA surge como uma evolução dos modelos de linguagem que conhecemos, como o ChatGPT. Enquanto o ChatGPT revolucionou o uso da IA com suas respostas rápidas e conteúdos gerados a partir de comandos textuais, os agentes trazem uma interação ainda mais profunda, agindo de maneira autônoma para executar tarefas no mundo real.

Os poderosos modelos de linguagem estão virando a commodity para que os agentes de IA utilizem suas capacidades para atuarem de forma mais assertiva em fluxos de trabalhos. A ideia é criar diferentes tipos de sistemas com uma autonomia maior, que possa realizar tarefas por nós e nos ajudar a solucionar problemas complexos.

Por exemplo, com um Modelo de Linguagem, como o ChatGPT, você pode dialogar sobre novas receitas para um jantar que pretende fazer para familiares. Você pode fazer perguntas, propor ideias e, a partir de uma conversa, encontrar qual o prato mais adequado para a ocasião.

Mas com um agente de IA, a coisa vai mais longe. Além de conversar com você sobre as receitas, o agente pode acessar o inventário da sua geladeira inteligente para ver os ingredientes que estão faltando, conectar ao diferentes e-commerces que você usa para saber qual deles consegue entregar os produtos a tempo e dentro do orçamento que você estipulou.

O foco é construir fluxos de trabalhos em que os agentes possam tomar decisões mais autônomas, inclusive usando diferentes modelos de linguagem ao mesmo tempo, tudo para satisfazer o que queremos.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro