ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial muito útil quando se trata do planejamento, redação e edição de diversos tipos de textos, sejam eles acadêmicos (como em Trabalhos de Conclusão de Curso), profissionais (como a escrita de e-mails ou de conteúdos para as redes sociais) ou mesmo criativos (como poesias e estórias em geral). Nesse sentido, o chatbot da OpenAI pode sugerir a mudança de palavras, adaptar o tom conforme o objetivo do usuário, corrigir erros de coesão e coerência e até mesmo de ortografia. Além disso, a ferramenta pode auxiliar na organização das ideias, na reestruturação de parágrafos para maior clareza e fluidez e na adequação do texto a diferentes públicos e finalidades. Veja, nesta lista, sugestões de prompts em diversas categorias em que o ChatGPT pode ajudar a melhorar a escrita.
ChatGPT pode ajudar a melhorar a escrita; veja como na lista — Foto: Mariana Saguias/TechTudo O ChatGPT pode revisar diversos tipos de texto. Isso pode ser bastante útil, por exemplo, para estudantes que precisam conferir seus trabalhos acadêmicos. Profissionais que desejam corrigir um e-mail formal antes de enviá-lo a um cliente ou chefe, garantindo que a escrita esteja clara e objetiva, também podem utilizar esse recurso.
Para identificar erros de digitação e de ortografia, o usuário pode utilizar comandos como "revise e corrija este texto, focando em gramática, pontuação e clareza" ou "encontre e corrija erros de concordância e coerência neste texto". É possível, também, pedir para o chatbot melhorar a fluidez do texto sem alterar o significado ou, ainda, que sugira substituições de palavras no texto, a fim de tornar a leitura mais fácil para os leitores.
ChatGPT identifica e corrige erros de ortografia — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo 2. Reescrita e Refinamento
A ferramenta de inteligência artificial pode melhorar os textos e reescrevê-los conforme os prompts enviados. Para convencer o leitor de algo, por exemplo, enviar o seguinte comando: "reescreva este parágrafo para torná-lo mais persuasivo". No caso de textos escritos para redes sociais com limite de caracteres, como o X (antigo Twitter), o usuário pode utilizar o prompt "transforme este texto em uma versão mais concisa e objetiva". Caso seja para um e-mail, basta digitar "dê um tom mais formal a este texto".
O texto foi reescrito com uma linguagem mais formal, usada em e-mails — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo A linguagem utilizada pode mudar dependendo de quem são os destinatários da mensagem. Isso quer dizer que o mesmo texto pode ter diferentes tons caso seja enviado, por exemplo, a pessoas de diferentes localizações, faixas etárias, gostos e interesses. Assim, um texto pode tornar-se mais cativante, bem-humorado ou mais informal, a depender das necessidades do usuário.
Para isso, basta digitar comandos como "dê um tom mais humorístico e descontraído a este texto", "transforme este texto em uma linguagem mais técnica e especializada" ou "reescreva este texto com um tom mais envolvente e cativante".
ChatGPT pode adaptar a linguagem utilizada a partir de prompts específicos — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo "Torne este texto mais emocional e impactante", "expanda este texto adicionando exemplos práticos e ilustrações" e "Adicione metáforas e expressões criativas" são alguns dos comandos que podem ser utilizados no ChatGPT visando tornar a escrita mais criativa. Isso pode ser útil, por exemplo, para a criação de conteúdo para as redes sociais.
Além disso, esses comandos podem ajudar escritores, jornalistas e criadores de conteúdo a darem mais vida e envolvimento aos seus textos. Um redator, por exemplo, pode utilizar metáforas para tornar um artigo mais envolvente, enquanto um influenciador digital pode pedir sugestões criativas para legendas impactantes no Instagram. Da mesma forma, um professor pode usar essas ferramentas para criar materiais didáticos mais atrativos.
Resposta do ChatGPT ao prompt 'Crie um resumo chamativo e persuasivo para este texto para que eu publique no Instagram' — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo Veja também: DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes
DeepSeek x ChatGPT: saiba principais diferenças entre as IAs concorrentes

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
22
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/0/y/5AxIEIQQGozZOniXloDw/94eb5656ff4073fdaf9f7a04ce4074a349efbda5.jpeg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/K/T/alpfdpT0WKpwfbKZwpIg/coffes.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/w/O/AzlMG5QWCuIRhykqzWyA/wmremove-transformed.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro