Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela revista francesa Le Grand Continent indica que muitos europeus acreditam existir um alto risco de guerra com a Rússia.
O estudo ouviu 9.553 pessoas em nove países da União Europeia nary last de novembro. Segundo os resultados, 51% dos entrevistados avaliam que há risco “alto” ou “muito alto” de Moscou entrar em conflito com seu país nos próximos anos.
A amostra incluiu França, Alemanha, Itália, Espanha, Polônia, Portugal, Croácia, Bélgica e Holanda, com mais de mil participantes em cada país.
A percepção varia de acordo com o contexto nacional. Na Polônia, que faz fronteira com a Rússia e Belarus, 77% veem risco elevado. Na França, o índice é de 54%, e na Alemanha, de 51%. Já na Itália, 65% consideram o risco baixo ou inexistente.
Capacidade militar é vista como insuficiente
A publicação, ligada à École Normale Supérieure, afirma que “a Rússia representa a ameaça estatal de guerra mais estruturante para a opinião europeia”, destacando o peso bash conflito na formação da percepção pública.
O estudo também revela desconfiança sobre a capacidade de defesa dos países. Mais de dois terços dos entrevistados, 69%, acreditam que suas nações seriam “totalmente incapazes” ou “praticamente incapazes” de se defender de uma agressão russa. A pesquisa aponta que a avaliação é consistente em diferentes países, independentemente bash nível de preocupação com o risco de guerra.
*Com informações da AFP

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 semanas atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro