2 horas atrás 2

Filha de Kim Jong Un faz primeira visita pública a mausoléu e alimenta especulações sobre sucessão

A filha do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, chamada Ju Ae, acompanhou os pais em sua primeira visita pública ao mausoléu de Kumsusan, onde ficam os túmulos de antigos líderes do país.

Segundo a mídia estatal, as imagens da visita foram divulgadas nesta sexta-feira (2). Especialistas acreditam que ela pode estar sendo preparada para assumir o comando do país no futuro.

Kim Jong Un também esteve acompanhado da esposa, Ri Sol Ju, e de altos funcionários do governo na visita realizada em 1º de janeiro.

Veja os vídeos em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Veja os vídeos que estão em alta no g1

Fotos divulgadas pela agência estatal KCNA mostram Ju Ae posicionada entre os pais no salão principal do Palácio do Sol de Kumsusan.

Para Hong Min, especialista em Coreia do Norte do Instituto Coreano para a Unificação Nacional, ligado ao governo sul-coreano, o regime tenta mostrar uma imagem de “família estável” ao exibir a esposa e a filha do líder em grandes eventos públicos.

Ju Ae, que acredita-se ter nascido no início da década de 2010, participou das comemorações de Ano Novo deste ano, segundo a mídia estatal informou na quinta-feira (1º).

Kim Jong Un costuma visitar o mausoléu de Kumsusan em datas importantes para homenagear o avô, Kim Il Sung, fundador do país, e o pai, Kim Jong Il. Essas visitas reforçam a tradição de poder passado de geração em geração na Coreia do Norte, um país que possui armas nucleares.

A Coreia do Norte nunca confirmou oficialmente a idade de Ju Ae.

Um porta-voz do Ministério da Unificação da Coreia do Sul evitou comentar a aparição da jovem.

Um funcionário afirmou que, para o governo sul-coreano, ainda é cedo para dizer se ela será a sucessora, principalmente por causa da idade e por não ocupar nenhum cargo oficial.

Hong Min também disse que a existência de outros filhos de Kim Jong Un exige cautela antes de tirar conclusões sobre quem será o próximo líder do país.

“É praticamente impossível anunciar publicamente Ju Ae como sucessora quando ela provavelmente tem cerca de 13 anos e nem sequer tem idade para fazer parte do Partido dos Trabalhadores”, afirmou o especialista.

O líder norte-coreano Kim Jong Un, sua esposa Ri Sol Ju e sua filha Kim Ju Ae visitam o Palácio do Sol de Kumsusan para celebrar o Ano Novo, em Pyongyang, Coreia do Norte — Foto: Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) via Reuters

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro