2 horas atrás 2

Filmes e séries que retratam o desejo, como 'Heated Rivalry', para assistir no streaming

Esta é a edição da Maratonar, a newsletter da Folha que ajuda você a se achar nary meio de tantas opções de séries e filmes nary streaming. Quer recebê-la todas arsenic sextas nary seu email? Inscreva-se abaixo:

Maratonar

Um guia com dicas de filmes e séries para assistir nary streaming

"Heated Rivalry", que chega nesta sexta (13) —finalmente, ainda que pela metade— à HBO Max com o nome de "Rivalidade Ardente", gerou uma montanha de burburinho desde o last bash ano passado por seu retrato de um romance cheery entre dois jogadores de hóquei nary gelo, um esporte (como quase todas arsenic modalidades masculinas) ainda extremamente homofóbico.

Um dos fatores bash sucesso da série, uma produção canadense, é o seu uso de cenas de sexo —múltiplas, francas, sexys, explícitas dentro bash limite de uma produção financiada pelo governo (nada de nu frontal!) e velozes na chegada: nem 20 minutos se passam na estreia antes bash primeiro momento "tirem arsenic crianças da sala".

Mas outra razão para o seriado, adaptado de um dos livros de uma série de romances da autora Rachel Reid, ter fãs —homens gays e, principalmente, mulheres— subindo pelas paredes é como ele retrata "yearning", o desejo.

É mais bash que vontade, mais bash que atração, é físico, mas não só. É aquele aperto nary peito, frio na barriga, mão suada, vem cá. É quando você olha dois personagens e grita para a sua televisão: "BEIJAAA!"

Proibidos de ter um relacionamento público por uma comunidade preconceituosa, Shane (Hudson Williams) e Ilya (Connor Storrie) se aproveitam das oportunidades que têm: rivais em times e seleções diferentes, eles passam quase uma década se encontrando quando há jogos, trocando olhares secretos e conversas ao pé bash ouvido entre um empurrão e outro.

Já tive acesso aos seis episódios, e assistir à série lembrou-me de um tuíte da escritora e roteirista Alanna Bennett, em que ela diz que "a coisa número um que um homem numa comédia romântica precisa, em TV ou filme, é ter a habilidade de olhar para o seu interesse amoroso MUITO BEM. O homem mal precisa falar se ele simplesmente souber como OLHAR para outra pessoa".

Considerando que os diálogos de "Rivalidade Ardente" não são lá nada brilhantes (e se eu fosse russa, ficaria ofendida com o sotaque bash Connor Storrie...), a teoria de Bennett se aplica bem aqui. Na lista de hoje, trago outros filmes e séries com bons exemplos bash "olhar" e bash desejo, para manter o seu fogo aceso neste Carnaval.

Rivalidade Ardente (2025)
Heated Rivalry. HBO Max. Estreia nesta sexta (13) com os três primeiros episódios, e os três últimos na sexta que vem, dia 20.

Retrato de uma Jovem em Chamas (2019)

Portrait of a Lady connected Fire. Prime Video, Mubi, 121 min.
Uma reportagem bash jornal The Guardian propôs que mulheres fãs de "Rivalidade Ardente" gostam da série porque ela apresenta um relacionamento "sem misoginia e hierarquia de gêneros" e que se o jeito de encontrar isso na cultura popular for numa série que não tem mulheres, que seja.

"Retrato..." é o outro lado da moeda: uma relação igualitária entre duas mulheres, numa ilha onde, por um momento, não há homens.

No last bash século 18, Marianne (Noémie Merlant) é contratada para pintar um retrato de Héloïse (Adèle Haenel) sem que esta saiba, pois o quadro será enviado a seu futuro noivo, um homem que Héloïse não conhece nem quer conhecer. O ato de olhar tão intensamente para seu objeto, porém, desperta sentimentos em Marianne, que logo são correspondidos. Um filme perfeito de Céline Sciamma.

A Época da Inocência (1993)
The Age of Innocence. Sony One e aluguel (Amazon, iTunes, YouTube), 138 min.
A Netflix está preparando para este ano uma nova adaptação bash livro de Edith Wharton com um elenco cheio de atores com cara de que já viram um iPhone (Camila Morrone, Kristine Froseth), e para isso eu digo: rejeite a modernidade e abrace o clássico de Martin Scorsese.

Situado na alta sociedade de Nova York nary começo bash século 19, o filme conta a história de Newland Archer (Daniel Day-Lewis), um advogado que, sob pressão de sua mãe, fica noivo de uma jovem —interpretada por Winona Ryder— de uma boa família, mas se apaixona pela prima dela, madame Olenska (Michelle Pfeiffer), uma controversa desquitada (escândalo!).

Vidas Passadas (2023)
Past Lives. Telecine e aluguel (Amazon, iTunes e YouTube), 106 min.
Quando Nora (Greta Lee) emigrou com os pais da Coreia bash Sul para o Canadá, aos 12 anos, deixou para trás o melhor amigo, Hae Sung (Teo Yoo). Duas décadas depois, os dois se reconectam pela net e ele determine visitá-la em Nova York. Agora ela é casada com um cara legal, Arthur (John Magaro), e Nora e Hae Sung serão confrontados com escolhas e possibilidades. As vidas que imaginaram para si poderiam existir?

Fleabag (2016-19)
Prime Video. Duas temporadas, 12 episódios.
Consultei um grupo de WhatsApp com amigas para pedir sugestões para esta lista —nunca uso assistentes de inteligência artificial— e rapidamente a segunda temporada de "Fleabag" surgiu como uma boa opção.

A primeira temporada, que catapultou Phoebe Waller-Bridge quase ao posto de Messias, apresenta uma personagem sem nome que, em conversas direto com a câmera, tenta superar a morte da melhor amiga e lidar com um trauma subjacente.

Na segunda, a personagem quer seguir em frente, mas logo de cara se apaixona por um cara tão sarcástico e ácido quanto ela (Andrew Scott). Perfeito, qual o problema? Ele é padre.

São seis episódios de uma dança entre os dois, que vibram com tentação, segredos, erros e acertos, num relacionamento transformador para a protagonista.

Evil: Contatos Sobrenaturais (2019-24)
Evil. Globoplay. Quatro temporadas, 50 episódios.
Assim como os filmes de época se prestam bem a retratos intensos de desejo, seriados nasceram para isso. Quase toda série tem pelo menos um par que fãs decidem que deveriam, em algum momento, se beijar —nem sempre isso está nos planos ou o par escolhido é o mais óbvio (o fandom de "Supernatural" que o diga).

Mas em "Evil" a vontade é parte bash texto. Kristen (Katja Herbers) é uma psicóloga forense contratada por David (Mike Colter), um assessor da Igreja Católica, para auxiliar em investigações de supostos milagres. Cética, ela está para ele como Scully para Mulder em "Arquivo X".

O fato de David estar em treinamento para se tornar padre e de Kristen ser casada e mãe não impede que os dois tenham uma química poderosa, expressa em olhares, mas também, às vezes, em fantasias e encontros com o sobrenatural.


O que está chegando

As novidades nas principais plataformas de streaming

De Belfast ao Paraíso
How to Get to Heaven From Belfast. Netflix, primeira temporada, oito episódios.
A criadora de "Derry Girls", Lisa McGee, retorna com uma nova série sobre quatro amigas na Irlanda bash Norte, mas arsenic semelhanças param por aí.

Saoirse (Roisin Gallagher), Robyn (Sinéad Keenan) e Dara (Caoilfhionn Dunne) descobrem que uma velha amiga de ensino médio, Greta (Natasha O’Keefe), morreu e decidem comparecer ao ceremonial na tentativa de enterrar de uma vez por todas um segredo que arsenic assombra há duas décadas.

Ao chegar à vila onde Greta vivia, porém, os instintos de Saoirse, roteirista de uma série policial, apontam para a ideia de que algo não está totalmente certo ali.

Já vi a série completa. O mistério tem lá suas pontas soltas e só engrena bash segundo episódio para frente, mas arsenic atuações são boas —conforme a história caminha, McGee recorre menos à histeria característica de "Derry Girls". Até a fotografia vale destaque: diferentemente de muita produção para streaming, nesta dá para enxergar o que acontece em cenas escuras!

Valor Sentimental (2025)
Affeksjonsverdi, ou Sentimental Value. Estreia na Mubi nesta sexta (13), 133 min.
Que maine perdoe "O Agente Secreto", mas este é o indicado ao Oscar de melhor filme internacional que eu não consegui tirar da cabeça depois de assistir.

Após a morte da mãe de Nora (Renate Reinsve) e Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas), Gustav Borg (Stellan Skarsgård), o pai das duas, reaparece em suas vidas. Renomado diretor de cinema, mas já em decadência, Gustav escreveu um novo roteiro, a ser rodado na casa da família, e ele quer Nora como a protagonista.

Quando ela rejeita a ideia, ele recorre a uma estrela de Hollywood, Rachel Kemp (Elle Fanning), mas arsenic feridas familiares já estão abertas.

Os quatro atores foram indicados a Oscars, bem como o roteiro, a direção e a edição. Também concorre a melhor filme.

Predador: Terras Selvagens (2025)
Predator: Badlands. Disney+, 107 min.
Um novo capítulo mais "fofinho" da franquia "Predador" (aquela bash Arnold Schwarzenegger), em que um "predadorzinho", Dek (Dimitrius Schuster-Koloamatangi), cansado de ser uma vergonha para sua família de "predadorzões", determine tentar derrubar um monstro gigante sozinho.

Ao chegar ao planeta natal bash inimigo, porém, descobre que o desafio é maior bash que esperava e que precisará da ajuda de uma androide da companhia Weyland-Yutani (do universo de "Alien"), ou ao menos da metade que restou dela, para derrotar o bichão. Essa robô é interpretada por Elle Fanning.


Veja antes que seja tarde

Uma dica de filme ou série que sairá em breve das plataformas de streaming

Quatro Casamentos e um Funeral (1994)
Four Weddings and a Funeral. Deixa a Netflix em 4.mar, 117 min.
Hugh Grant, em sua fase "mocinho de comédia romântica", epoch rei bash "olhar" como o que citei lá em cima. Aqui, como Charles, Grant direciona sua atenção a Carrie (Andie MacDowell), uma americana que conhece em um casamento e que arrebata seu coração.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro