9 meses atrás 19

Fim do Skype: 8 alternativas para fazer chamadas de vídeo online

O Skype vai parar de funcionar a partir do dia 5 de maio. O anúncio foi feito pela Microsoft no final de fevereiro. A empresa afirmou que a plataforma está obsoleta, sofreu uma grande queda de usuários e não acompanha as demandas mais recentes dos internautas. Portanto, o Skype será oficialmente substituído pelo Microsoft Teams. Pensando em ajudar os usuários que desejam encontrar alternativas de plataformas para fazer videochamadas, o TechTudo organizou uma lista de serviços úteis para essa finalidade. A seguir, confira as opções.

 Anna Kellen Bull/TechTudo Lista aponta oito plataformas para substituir Skype em videochamadas; confira — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo
 Reprodução/Google Google Meet é útil para fazer videochamadas — Foto: Reprodução/Google

Um dos serviços mais utilizados para fazer chamadas de vídeo é o Google Meet. A plataforma se popularizou bastante após a pandemia de Covid-19 e consegue ser utilizada para fins de estudos, trabalho ou lazer. Para usar o serviço, basta pesquisar Google Meet no navegador ou fazer o download gratuito do aplicativo, disponível em Android e iPhone (iOS).

Embora seja um programa gratuito para todos os usuários com conta Google, o Meet também possui uma versão premium que desbloqueia recursos. Entre essas funcionalidades está as chamadas de vídeo longas, que podem durar até 24 horas e permitem a participação de 100 pessoas. De modo geral, a interface do serviço é fácil de usar. Basta clicar no link da reunião para começar a fazer parte dela. É permitido ajustar microfone, câmera e fundo de tela dentro da ligação. Além disso, o Google Meet pode ser sincronizado com o Google Agenda, o que facilita a organização.

 Reprodução/Helito Bijora Tela de chamada de vídeo do WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Bijora

O WhatsApp também serve para fazer videochamadas gratuitamente. Quem já utiliza o aplicativo em Android ou iPhone (iOS) pode acessar a conversa desejada e iniciar a ligação de vídeo ao clicar no ícone de câmera, seja com uma pessoa ou com um grupo. Também é possível fazer chamadas de vídeo no aplicativo do WhatsApp para computador.

Vale ressaltar que não é possível fazer videochamadas no WhatsApp Web, a versão do WhatsApp acessada diretamente no navegador. Além disso, é importante destacar que as chamadas de vídeo do WhatsApp apresentam menos recursos do que o Google Meet, mas podem ser úteis para conversas mais curtas ou informais, por exemplo.

 Reprodução/Murilo Molina No Discord é possível fazer chamadas por voz ou vídeo gratuitamente — Foto: Reprodução/Murilo Molina

Embora tenha sido criado inicialmente para que gamers se comuniquem enquanto jogam online, o Discord também é útil para fazer videochamadas. Na plataforma, é possível conversar por texto e voz, seja em grupos ou salas privadas. O programa é gratuito e pode ser acessado diretamente na web.

O Discord também pode ser baixado em celulares Android e iPhone ou em computadores Windows e MacOS. De maneira geral, o Discord tem uma interface intuitiva e fácil de usar, o que permite que os usuários acessem as chamadas facilmente. Além disso, é possível criar bate-papos diferentes, de acordo com o objetivo de cada grupo.

 Reprodução/Millena Borges Menu da videochamada no Microsoft Teams — Foto: Reprodução/Millena Borges

Substituto oficial do Skype, o Microsoft Teams é útil para fazer chamadas de vídeo, sobretudo em ambientes profissionais e acadêmicos. Trata-se de um programa de comunicação corporativa bem completo, no qual é possível criar grupos, enviar arquivos, mensagens e muito mais. É possível usar o Teams direto no navegador ou fazer o download gratuito do aplicativo para Android, iPhone, Windows ou MacOS.

Em videochamadas, é possível acessar diversos recursos, como incluir plano de fundo, compartilhar a tela, ajustar microfone e câmera, ver a quantidade de participantes, clicar no ícone para "levantar" a mão durante uma reunião e até mesmo gravar a chamada. O Microsoft Teams é gratuito, mas possui planos pagos que liberam diferentes funções, como reuniões mais longas, de até 30 horas e com até 300 participantes.

 Reprodução/Paulo Alves Inicie uma videochamada no Zoom — Foto: Reprodução/Paulo Alves

O Zoom é mais uma alternativa para fazer videochamadas de modo prático e eficiente. O serviço é gratuito e funciona diretamente na web, em aplicativos para celulares Android e iPhone e em computador Windows ou MacOS. Há diversas opções de planos pagos; essas versões permitem a criação de reuniões com 300 participantes com foco nos planos para webinars e eventos virtuais.

De modo geral, o Zoom funciona como os outros serviços citados. É uma plataforma intuitiva e fácil de ser usada. Além disso, o Zoom libera recursos para gravar a chamada de vídeo, compartilhar a tela, ajustar câmera, fundo, microfone e enviar reações. Em planos pagos, é possível acessar recursos de inteligência artificial para gerar mensagens e imagens.

 Divulgação/Zoho Docs Zoho Meeting é a plataforma de videochamadas da Zoho — Foto: Divulgação/Zoho Docs

Outra alternativa é o Zoho Meeting, uma plataforma que serve para fazer reunião online e webinars. Com o serviço, é possível fazer videochamadas, compartilhar a tela, gravar reuniões, transmitir webinars ao vivo e muito mais. Com o plano gratuito, é permitido fazer reuniões de até 60 minutos e com até 100 participantes.

Por outro lado, os planos pagos liberam funcionalidades para transmissões ao vivo, gravações e armazenamento. Além disso, é possível usar o Zoho direto na web ou baixar o aplicativo, disponível em celulares Android e iPhone (iOS). Também é possível integrá-lo a outros serviços da Zoho e há outras plataformas como Microsoft Teams, Gmail e Microsoft Outlook.

 Reprodução/Thaisi Carvalho Go To Meeting é um serviço pago para fazer videochamadas — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

Mais uma opção de software para criar videochamadas é o GoTo Meeting. A principal diferença é que os usuários conseguem fazer um teste grátis para conhecer a plataforma. No entanto, após o final deste período, é obrigatório adquirir um plano de assinatura para seguir utilizando o serviço. Por outro lado, o programa se destaca por ser prático, já que não é preciso baixar nada para fazer as chamadas de vídeo.

O GoTo Meeting é uma plataforma focada em criar videochamadas para ambientes profissionais, vendas, prestação de serviços de telemedicina e aulas virtuais. Além dos recursos comuns, como compartilhamento de tela e reuniões personalizadas, a ferramente também possui o recurso de resumo de reuniões com ajuda de inteligência artificial.

 Reprodução/Caroline Doms Interface do Jitsi Meet é bastante semelhante a de outros aplicativos de videoconferência — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Por fim, outra opção é o Jitsi Meet, uma plataforma de videochamadas gratuita. Além disso, o software é totalmente criptografado e tem código aberto. Portanto, trata-se de uma alternativa prática e fácil de ser usada, pois não é preciso criar conta para conseguir fazer chamadas de vídeo. É possível usar o Jitsi direto no navegador ou baixar o aplicativo para celulares Android e iPhone.

Basta acessar o site (https://jitsi.org/jitsi-meet/) e criar o link para iniciar uma videochamada. Em seguida, a URL poderá ser enviada aos participantes da reunião. Na chamada, é possível compartilhar a tela, gravar a reunião e ter acesso ao chat ao vivo e muito mais. Se desejar, o usuário ainda pode integrar o Jitsi ao Google Agenda para organizar as reuniões diárias.

Veja também: Como personalizar o WhatsApp?

Como personalizar o WhatsApp?

Como personalizar o WhatsApp?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro