
As fintechs estão promovendo maior acesso dos brasileiros a produtos e serviços financeiros, aponta pesquisa que ouviu quase 3.000 brasileiros, mas o aumento da taxação sobre essas empresas, aprovado no Congresso, pode prejudicar esse processo, na opinião da maioria.
O que aconteceu
Crescimento das fintechs no mercado brasileiro nos últimos anos gerou um impacto positivo na vida dos brasileiros. Para 84,5% dos entrevistados em estudo realizado pela AtlasIntel em outubro com 2.277 pessoas, as novas empresas financeiras promoveram inclusão financeira de forma efetiva. Para 52,8% das pessoas ouvidas, há pouca ou muito pouca competição no setor financeiro, aponta pesquisa encomendada pela Zetta (associação que representa empresas do setor financeiro e de meios de pagamento), ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs), Abranet (Associação Brasileira de Internet) e ABCD (Associação Brasileira de Crédito Digital).
Dados mostram que fintechs ampliaram competição no mercado brasileiro. Segundo o levantamento, feito a partir de dados do Banco Central compilados pela Zetta, desde 2013, quando a regulação brasileira passou a reconhecer a atuação das fintechs, a participação dos grandes bancos no mercado financeiro brasileiro caiu da casa de 80% para o patamar de 70% no universo de produtos e serviços, crédito e contas. Nesse mesmo período, mais de 50 milhões de brasileiros com renda de até três salários mínimos abriram pela primeira vez uma conta graças a uma fintech. Isso elevou a 98% o percentual de adultos no Brasil que hoje estão bancarizados, ou seja, têm acesso a algum serviço ou produto do sistema financeiro, como conta, cartão e crédito.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
6





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro