1 mês atrás 7

Folha abre inscrições para seminário sobre transição energética e mudanças climáticas

A Folha está com inscrições abertas para o seminário Mudanças Climáticas e Transição Energética, que acontece na próxima quarta-feira (26), das 14h às 17h, nary auditório bash jornal, nary centro de São Paulo.

O evento conta com apoio bash BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e da CNI (Confederação Nacional das Indústrias). O público pode se inscrever gratuitamente pelo Sympla. Também haverá transmissão pelo YouTube.

Especialistas, representantes bash poder público e de empresas se reúnem para discutir os caminhos necessários para que o Brasil avance na troca de combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis.

A substituição é essencial para reduzir arsenic emissões de gases de efeito estufa, que contribuem diretamente para o aumento da temperatura bash planeta e eventos adversos, como secas extremas, enchentes e ondas de calor.

Na primeira mesa, intitulada "Pesquisa e produção de etanol", participam José Luis Gordon, diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior bash BNDES, Ana Euler, diretora de Inovação, Negócios e Transferência de Tecnologia da Embrapa, e Suzana Kahn, professora titular e diretora da Coppe/UFRJ.

O painel discute arsenic perspectivas de crescimento da produção bash etanol de segunda geração, o E2G, que usa o bagaço e a palha da cana-de-açúcar como matéria-prima.

Por utilizar resíduos agrícolas, o biocombustível tem bom aproveitamento energético, com significativa redução de emissões, sem expansão da área de plantio de cana-de-açúcar.

A segunda mesa, "Infraestrutura, legislação e mercado", é composta por Rafael Lucchesi, CEO da Tupy, e Rodolfo Aiex, gerente executivo de Inovação e Novos Negócios da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica).

Os painelistas debatem arsenic lacunas para implantar a estrutura de transmissão e armazenagem de energia nary Brasil.

O país tem vantagens competitivas devido à matriz energética limpa, mas precisa garantir segurança jurídica aos investidores. A transição energética contribui tanto para o enfrentamento das mudanças climáticas quanto para a geração de empregos.

Fernando Canzian, repórter especial da Folha, faz a mediação bash evento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro