Embora o micro-ondas e o forno elétrico pareçam ter funções semelhantes, eles são bem diferentes e têm impactos distintos na rotina da cozinha. As tecnologias de aquecimento de cada uma delas são bem particulares, e servem para receitas e usos específicos que, a depender do que você precisa, podem acabar não satisfazendo suas necessidades. Enquanto o forno elétrico substitui um modelo tradicional, geralmente acoplado a um fogão, o micro-ondas é mais recomendado para aquecer pratos e alimentos já prontos.
Se você está em dúvida sobre qual aparelho pode ser seu novo aliado na cozinha, o TechTudo preparou um guia completo para explicar melhor as diferenças entre o forno elétrico e micro-ondas, incluindo as receitas que podem ser feitas em cada um deles, os melhores modelos e suas funcionalidades.
Micro-ondas ou forno elétrico? Veja qual é a melhor opção — Foto: Divulgação/Philco editado por Bruna Polesca Forno elétrico ou micro-ondas: saiba qual pode ser a melhor escolha
Entre o forno elétrico e o micro-ondas, existem muitos usos distintos. Se você faz receitas que precisam ser assadas lentamente, por exemplo, o forno elétrico pode ser a melhor opção. Mas, por outro lado, se sua intenção é ser mais prático, preferindo comprar comidas prontas, ou fazer receitas que só utilizem o fogão, o micro-ondas pode ser mais recomendado. Veja os tópicos a seguir para entender os detalhes de cada aparelho:
- Forno elétrico ou micro-ondas: qual a diferença?
- Quais são os tipos de forno elétrico?
- Quais são os tipos de micro-ondas?
- Quais tipos de receitas podem ser feitas no forno elétrico?
- Quais tipos de receitas podem ser feitas no micro-ondas?
- Forno elétrico ou micro-ondas: qual é melhor comprar?
- Melhores fornos elétricos à venda
- Melhores micro-ondas à venda
1. Forno elétrico ou micro-ondas: qual a diferença?
O forno elétrico é um eletrodoméstico utilizado para assar e cozinhar alimentos, que pode chegar a 300°C, a depender do modelo, através das resistências internas que são ativadas com eletricidade. A capacidade varia de acordo com o aparelho: existem os mais compactos, com menos de 10L, os médios de 10 a 50L, e os maiores de até 90L. Hoje, você encontra fornos com várias funções que incluem grill, air fryer e até com micro-ondas acoplado.
O micro-ondas, por sua vez, utiliza ondas eletromagnéticas para aquecer os alimentos de forma rápida. Essas ondas fazem as moléculas de água dos alimentos vibrarem, gerando calor e aquecendo ou cozinhando a comida. Diferentemente do forno, o aquecimento pode ser desigual, com algumas partes do alimento ficando mais quentes que outras. No entanto, sua grande vantagem é a rapidez: enquanto o forno precisa de um tempo maior para atingir altas temperaturas, o micro-ondas faz isso quase que instantaneamente.
Em relação ao consumo de energia, a diferença é bem notável. O forno elétrico, por ter que atingir temperaturas mais altas para assar os alimentos, acaba gastando mais energia. Isso porque ele geralmente tem uma potência superior a 1500 watts e, como o tempo de cozimento é maior, o consumo também é mais alto. Já o micro-ondas, com sua potência menor, esquenta rapidamente e costuma usar menos energia, principalmente porque o tempo de preparo dos alimentos é bem mais rápido. Então, se o objetivo é economizar na conta de luz, o micro-ondas ganha vantagem.
2. Quais são os tipos de forno elétrico?
Existem três tipos de forno elétrico hoje no mercado: os de embutir, os de bancada e os integrados ao fogão. A primeira opção é mais adequada pare quem quer economizar espaço, sendo instalados diretamente na parede. O problema com ele se dá mais por conta da instalação, que deve ser feita por um profissional, a fim de evitar problemas na hora do quebra-quebra. Então, o investimento pode parecer grande de primeira, mas o aparelho pode compensar se você quer otimizar ao máximo os espaços da cozinha.
O forno elétrico integrado ao fogão é como os que já conhecemos, mas dessa vez usando a energia elétrica como fonte de calor, o que pode ajudar a economizar com gás. Porém, muitas das vezes esse tipo de modelo vem com um fogão que continua sendo a gás, então esteja atento a diferenciação entre os formatos dessa categoria.
Por fim, o modelo de bancada, conhecido como forninho elétrico, é a alternativa mais prática para quem busca um eletrodoméstico compacto, sendo indicado para cozinhas pequenas. Entre suas vantagens, está a mobilidade, já que pode ser colocado em diferentes locais conforme a necessidade, e o seu tamanho compacto, que é ideal para ambientes com pouco espaço, além de ser mais acessível no geral. Por outro lado, sua capacidade limitada pode ser ruim para quem faz grandes refeições.
Os fornos cozinham e assam os alimentos de forma mais lenta — Foto: Reprodução/Mercado Livre 3. Quais são os tipos de micro-ondas?
No geral, o micro-ondas é um aparelho com funções bem semelhantes ao longo da categoria, mudando apenas certos aspectos, incluindo algumas tarefas extras para ajudar no controle do dispositivo. Ele é mais recomendado para aquecer pratos com rapidez, podendo ser um bom auxiliar para esquentar congelados e requentar refeições. Uma de suas maiores vantagens é o preço, que fica abaixo de produtos como o próprio forno elétrico.
Porém, alguns micro-ondas mais recentes, com função grill acoplada, vão além do simples aquecimento, pois contam com uma grelha interna que permite dourar, gratinar e deixar os alimentos mais crocantes. Essa funcionalidade é ideal para preparar, por exemplo, pratos com queijos, empanados, carnes e outras receitas.
O micro-ondas proporciona maior praticidade no dia a dia — Foto: Reprodução/Amazon 4. Quais tipos de receitas podem ser feitas no forno elétrico?
O forno elétrico é a melhor escolha para quem gosta de preparar pratos que exigem um cozimento mais lento e uniforme. Ele é ideal para assados, como carnes de frango, porco ou bovina, que ficam bem cozidas por dentro e douradas por fora, e pães e bolos, que precisam de um maior controle na temperatura para ter um bom crescimento. Para pratos como lasanhas e tortas, o forno elétrico assa de modo uniforme e, se tiver a opção de grill, ainda deixa a parte de cima dourada. Legumes assados, pizzas caseiras e biscoitos também têm melhores resultados quando feitos em fornos elétricos.
A variedade de receitas que podem ser feitas no forno elétrico é maior do que no micro-ondas — Foto: Reprodução/Freepik 5. Quais tipos de receitas podem ser feitas no micro-ondas?
O micro-ondas é um ótimo aliado na cozinha, principalmente quando o tempo é curto. Em alguns casos, ele vai além de apenas esquentar e descongelar alimentos: é possível preparar pratos simples como arroz, legumes no vapor e até omeletes de forma rápida e prática e, para quem gosta de uma sobremesa rápida, bolos de caneca e pudins ficam prontos em minutos no aparelho. Além disso, ele é perfeito para aquecer molhos e sopas, só é importante ficar atento ao tempo e à potência de cada receita para garantir o melhor resultado.
O micro-ondas é ideal para aquecer refeições ou preparar receitas rápidas — Foto: Reprodução/Lojas Colombo 6. Forno elétrico ou micro-ondas: qual é melhor comprar?
A escolha entre os dois eletrodomésticos depende do que você procura aquecer em um aparelho desses. Se a praticidade e rapidez são suas prioridades, o micro-ondas pode ser a escolha certa. Por outro lado, se você gosta de cozinhar e testar diferentes receitas que vão ao forno, o forno elétrico será o seu melhor aliado. Veja abaixo o comparativo e com qual aparelho se identifica mais.
Principais diferenças entre micro-ondas e forno elétrico
| Características | Micro-ondas | Forno elétrico |
| Tempo de preparo | Mais rápido | Mais lento |
| Versatilidade | Ótimo para aquecer, descongelar e cozinhar alimentos simples como arroz, legumes e omeletes | Pode fazer assados, pães, bolos, tortas, gratinados, entre outros |
| Textura dos alimentos | Pode deixar alimentos úmidos ou moles e aquecidos de forma desigual | Garante melhores texturas e resultados |
| Capacidade | Geralmente tem menor capacidade interna | Maior capacidade |
| Praticidade | Muito prático para o dia a dia e refeições rápidas | Exige mais tempo e atenção durante o preparo |
| Consumo de energia | Consome menos energia em preparações rápidas e curtas | Consome mais por ser mais lento |
A escolha deve ser baseada nas necessidades diárias do usuário — Foto: Reprodução/Ponto Frio 7. Melhores fornos elétricos à venda
Há diversas opções de fornos elétricos no mercado, variando em tamanho, funções e modalidades, entre os de embutir e de bancada. A seguir, listamos alguns dos melhores modelos para você considerar.
FUNÇÃO DOURAR
Forno Elétrico Consul COB47AR 47L (220V)
![]()
![]()
MULTI FUNÇÕES
Oster OFOR250 25 L (127 V)
![]()
![]()
![]()
![]()
Todas as ofertas de Oster OFOR250 25 L (127 V)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
44 LITROS
Forno Elétrico Mueller Sonetto 601072012
![]()
Todas as ofertas de Forno Elétrico Mueller Sonetto 601072012
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
VIDRO DUPLO
Forno elétrico Philco 44 L PFE44P (220 V)
![]()
![]()
![]()
Todas as ofertas de Forno elétrico Philco 44 L PFE44P (220 V)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
8. Melhores micro-ondas à venda
Os micro-ondas também apresentam muitas opções, como versões inox, espelhados e também com funções smart. Veja abaixo algumas opções recomendadas para diferentes necessidades.
FUNÇÃO GRILL
Micro-ondas Consul 20 L CM020BF (127 V)
![]()
![]()
![]()
Todas as ofertas de Micro-ondas Consul 20 L CM020BF (127 V)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
LIMPA FÁCIL
Micro-ondas Philco PMO23BB (220 V)
![]()
![]()
![]()
Todas as ofertas de Micro-ondas Philco PMO23BB (220 V)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
9 PROGRAMAS
Micro-ondas Electrolux MEO44 34 L (127V)
![]()
![]()
![]()
![]()
Todas as ofertas de Micro-ondas Electrolux MEO44 34 L (127V)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
SMARTSENSE
Micro-ondas Panasonic 30 L GT68L (127 V)
![]()
Todas as ofertas de Micro-ondas Panasonic 30 L GT68L (127 V)
×
Veja todas as opções com as melhores ofertas nas lojas parceiras.
Com informações de Consul, Brastemp e Philco
Nota de transparência: o TechTudo mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a março de 2025.
Vídeo: Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular
Qual o eletrodoméstico que gasta mais energia em casa? Saiba calcular

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
12
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/n/a/fKIlvARnAiDTdtmYTSvA/stranger-things-5-1024x594.webp)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/H/E/KTyI9aSkW7RTLFGxKJ5Q/aaaabqgsxz96-p6nxy3zsbpdti7uyle5vzwfwqi6fhr4lwum071tc6jlbgmqizzxuri61ykhvyeszuhv-o557s23qmo-u0i8r0yiqoby.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/j/i/LQnZA8ScWmrD1IjVmXwA/1981-plastificante-igor-alisson-inova-unicamp-1536x716.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro