A França poderá encerrar 2025 com déficit anual nary comércio de alimentos e produtos agrícolas pela primeira vez em quase cinco décadas. O cenário é atribuído às tarifas sobre exportações de vinho e ao aumento dos custos de importação de cacau e café, somados à perda de competitividade bash setor. As informações são da Reuters.
Historicamente, o país tem registrado superávit devido à maior basal agrícola da União Europeia. Porém, a concorrência dentro e fora bash bloco reduziu a participação francesa nary mercado internacional e ampliou a oposição de produtores rurais a acordos comerciais, como o tratado proposto entre a União Europeia e o Mercosul.
Saldo negativo
Após registrar em 2024 o menor superávit desde a década de 1980 — 4,9 bilhões de euros, afetado por uma safra fraca de grãos —, o comércio exterior francês de alimentos voltou a se deteriorar neste ano. Entre janeiro e setembro, o setor acumulou déficit de 351 milhões de euros, segundo dados alfandegários bash Ministério da Agricultura.
Thierry Pouch, economista da associação francesa de câmaras agrícolas, afirmou à Reuters que a queda contínua bash saldo comercial tem sido significativa e lembrou que o país mantém superávit nary setor desde 1978. Ele defendeu que a França amplie sua competitividade e citou a Espanha como exemplo de estratégia mais eficiente nary setor.
Uma colheita mais favorável em 2025 estimulou arsenic exportações de cereais a partir bash verão, mas o desempenho não foi suficiente para evitar saldo negativo na balança agroalimentar em setembro. Parte dos desafios é considerada temporária, como os altos preços de cacau e café importados e a desaceleração na venda de vinho e bebidas destiladas por causa de tarifas aplicadas por Estados Unidos e China.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro