1 hora atrás 3

Galípolo diz que BC busca dados para reforçar confiança em corte de juros

Banco Central monitora ambientes político e econômico. Sobre quais fatores são mais importantes para a condução da política monetária, Gabriel Galípolo, disse que há diversas fontes de incertezas, citando o cenário geopolítico internacional, no ambiente externo, e as eleições, no Brasil. "Estamos olhando para tudo", afirmou.

Política monetária está em fase de "calibragem". Na última fala pública, em evento da ABBC (Associação Brasileira de Bancos), segunda-feira, Galípolo já tinha destacado que a política de juros entrou numa fase de calibragem, com melhora no ambiente de inflação, mas em cenário que ainda requer cautela porque as expectativas o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) seguem acima do centro da meta.

Taxa básica de juros está em 15% ao ano. Na última Ata do Copom (Comitê de Política Monetária), o Banco Central sinzalizou que deve começar a cortar os juros a partir de março. Estimativas para a Selic foram mantidas em 12,25% ao ano em 2026, conforme mediana das projeções apuradas pelo Boletim Focus para a Selic. Foi a sétima semana seguida em que os agentes de mercado mantiveram esse cenário. Para 2027, a mediana aponta Selic de 10,50% ao ano, a mesma expectativa apontada na semana passada.

Projeções para inflação oficial cederam pela quinta semana seguida. A mediana das estimativas apuradas pelo Boletim Focus, pesquisa semanal do Banco Central com mais de cem empresas do setor financeiro, caiu para 3,97% no levantamento feito semana passada, ante 3,99% no levantamento anterior.

Inflação oficial do Brasil medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) teve alta de 0,33% em janeiro. A variação repetiu taxa de dezembro, passando a acumular 4,44% em 12 meses, acima da taxa de 4,26% até dezembro. O índice segue, no entanto, abaixo do teto da meta perseguida pelo Banco Central, segundo dados divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro