10 meses atrás 65

Gemini 2.0 Pro: o que é e como testar IA mais avançada do Google

O Gemini 2.0 Pro, modelo mais avançado de inteligência artificial (IA) do Google foi liberado para testes na quarta-feira (5). A novidade tem uma série de inovações em relação à versão 1.5 Pro, como uma janela de contexto de 2 milhões de tokens — aproximadamente 1,5 milhão de palavras —, e interação direta com diversos aplicativos Google, como YouTube, e buscas. O lançamento já está disponível para assinantes do serviço Gemini Advanced, mas também pode ser testado de graça nas plataformas Google AI Studio e Vertex AI, mais voltadas para desenvolvedores. O TechTudo já testou algumas das novas funcionalidades. A seguir, confira mais informações sobre o Gemini 2.0 Pro e como usar.

 Reprodução/Google Gemini 2.0 Pro: o que é e como testar IA mais avançada do Google — Foto: Reprodução/Google

Diferenças entre Gemini 2.0 Pro e modelos anteriores

Após o lançamento do DeepSeek, a comunidade tech ficou assombrada com como um modelo com orçamento tão reduzido exibia toda a lógica de execução, enquanto os modelos bilionários do Google e OpenAI escondiam isso, algo que sempre levantou questões sobre a transparência sobre o funcionamento das IAs.

O Gemini Google introduziu a funcionalidade de exibir o raciocínio neste novo modelo, e ela já está disponível nas opções 2.0 Flash Thinking experimentais, mas não está claro se ela irá chegar também ao Gemini 2.0 Pro. Isso porque, segundo a publicação oficial da empresa, o foco do modelo mais robusto está na execução de prompts complexos e desempenho de codificação elevado.

No entanto, isso não significa que o modelo não tenha uma capacidade elevada de raciocínio — superior à dos modelos Flash, conforme os testes internos do Google — mas apenas que a funcionalidade de exibir este caminho não deve ser implementada, ao menos em um primeiro momento. Apesar de não ter entrado em detalhes, uma justificativa seria liberar recursos computacionais para direcionar o máximo de desempenho para a execução das tarefas em si.

 Reprodução/Google Comparativo entre modelos Gemini 1.5 e Gemini 2.0 — Foto: Reprodução/Google

Outro diferencial ainda mais importante para os novos modelos Gemini, este, sim, que chegará também à versão final do Gemini 2.0 Pro, é a capacidade de se conectar a ferramentas externas, como o Google Search, Lens, Google Maps, YouTube, e até a execução direta de códigos. Com isso, com a implementação adequada, desenvolvedores poderão solicitar que a IA não apenas gere códigos, como realize testes de aplicabilidade, por exemplo, para identificar funções que poderiam ser implementadas para melhorar a experiência final do usuário.

Naturalmente, o suporte nativo a prompts multimodais introduzido nos modelos 2.0 Flash também está presente no Gemini 2.0 Pro, com suporte a upload de arquivos de até 7 MB, links para arquivos em repositórios web abertos, links do YouTube you acesso direto ao Google Drive. Contudo, o maior trunfo do modelo Pro é a janela de contexto de 2 milhões de tokens —aproximadamente 1,5 milhão de palavras —, o que permitiria criar um prompt com quase três vezes a trilogia de O Senhor dos Anéis, possibilitando submeter comandos com milhares de parâmetros e ainda obter um resultado excelente.

Como testar o Gemini 2.0 Pro

O Gemini 2.0 Pro está disponível em versão experimental (build de 05-02-2025) para desenvolvedores e usuários avançados por meio do Google AI Studio, Vertex AI, e para assinantes do serviço Gemini Advanced, tanto na versão desktop quanto mobile. É importante ressaltar, no entanto, que a versão de testes ainda não tem acesso a informações em tempo real, e trabalha exclusivamente com os dados utilizados no treinamento original do modelo.

Outro detalhe relevante é que, apesar de se tratar do mesmo modelo, cada plataforma oferece diferentes níveis de configurações de profundidade, resultando em respostas diferentes para um mesmo prompt. Ao solicitar a criação de um roteiro minutado para um vídeo de 30 minutos comparando os smartphones Galaxy S24 e S25, o Gemini Advanced foi competente, mas bem mais conciso que o Google AI Studio que, por sua vez, gerou metade dos tokens de saída do Vertex AI.

  • Passo 1. Acesse o site do Google AI Studio (https://aistudio.google.com/)
 Reprodução/Google AI para Desenvolvedores (Captura por Daniel Trefilio) Google AI Studio: Faça o login com uma conta Google e clique em "Try it out" para testar modelo Gemini 1.5 Pro de graça — Foto: Reprodução/Google AI para Desenvolvedores (Captura por Daniel Trefilio)
  • Passo 2. Realize o login na plataforma utilizando uma conta Google
  • Passo 3. Escolha o modelo Gemini 2.0 Pro Experimental 02-05
Selecione o modelo Gemini 2.0 Pro Experimental (build de 05/02/2025) no menu lateral de configurações do Google AI Studio — Foto: Reprodução/Google AI Studio Selecione o modelo Gemini 2.0 Pro Experimental (build de 05/02/2025) no menu lateral de configurações do Google AI Studio — Foto: Reprodução/Google AI Studio
  • Passo 4. Digite seu prompt na janela de contexto e aguarde o resultado
 Reprodução/Google AI Studio Digite prompt na janela de contexto e aguarde o resultado, lembrando que o Gemini 2.0 Pro experimental não tem acesso a informações em tempo real — Foto: Reprodução/Google AI Studio
  • Passo 1. Acesse a página de teste gratuito de 90 dias do Vertex AI (https://console.cloud.google.com/freetrial?redirectPath=/vertex-ai/studio)
 Reprodução/Vertex AI Link de período de testes do Vertex AI direciona automaticamente para tela de login da plataforma Google Cloud — Foto: Reprodução/Vertex AI
  • Passo 2. O link irá forçar automaticamente o direcionamento para tela de seleção de conta Google Cloud. Realize o login utilizando uma conta Google e aceite os termos do teste
 Reprodução/Vertex AI Vertex AI Trial de 90 dias login - termos de uso — Foto: Reprodução/Vertex AI
  • Passo 3. Clique em “Open Chat” (Abrir Chat)
 Reprodução/Vertex AI Na home do Vertex AI na plataforma Google Cloud, clique em "Abrir Chat" — Foto: Reprodução/Vertex AI
  • Passo 4. Escolha o modelo Gemini 2.0 Pro Experimental 02-05
Selecione o modelo Gemini 2.0 Pro Experimental (build de 05/02/2025) no menu lateral da tela de prompts do Vertex AI — Foto: Reprodução/Vertex AI Selecione o modelo Gemini 2.0 Pro Experimental (build de 05/02/2025) no menu lateral da tela de prompts do Vertex AI — Foto: Reprodução/Vertex AI
  • Passo 5. Digite seu prompt na janela de contexto e aguarde o resultado

Testando no Gemini Advanced

Para os assinantes do serviço Gemini Advanced, é possível testar o Gemini 2.0 Pro simplesmente selecionando o modelo no botão localizado no canto superior esquerdo da interface. Apesar de a experiência em termos de estrutura textual ser satisfatória, por ainda ser experimental e não ter acesso a informações em tempo real, o resultado prático de pesquisas e referências do Gemini 1.5 Pro with Deep Research ainda é muito superior e complexo.

 Reprodução/Gemini Advanced Apesar de menos robusto, Gemini Pro 1.5 Deep Search tem acesso a informações em tempo real, ainda sendo superior ao Gemini Pro 2.0 Experimental — Foto: Reprodução/Gemini Advanced

Com o prompt modelo do comparativo entre os Galaxy S topo de linha, o Gemini anterior não apenas identificou que o aparelho foi anunciado oficialmente, como listou as especificações técnicas e criou tabelas comparativas, enquanto o Gemini 2.0 Pro apenas tratou o smartphone como um projeto futuro da Samsung.

Veja também: DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

 conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro