2 horas atrás 4

Gestão Tarcísio diz que acabou com cracolândia e enviou milhares de alunos para o exterior; veja vídeo

Em uma propaganda divulgada no horário nobre da televisão, a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) diz ter tirado do papel a obra do túnel Santos-Guarujá, acabado com a cracolândia em São Paulo e enviado milhares de alunos da rede estadual para estudar no exterior, em feitos contestados por adversários.

A peça, que busca colocar o governo como responsável por concretizar o que chama de "impossível", é vista como descolada da realidade por opositores ao governo. Eles questionam, por exemplo, o envio de milhares de alunos para estudarem três meses em países de língua inglesa.

"Estudar no exterior é um sonho distante? Para milhares de alunos da rede estadual é realidade", diz o trecho da propaganda.

Até o momento, no entanto, a gestão anunciou uma lista com, no máximo, 500 alunos que vão estudar por três meses em países como Austrália, Canadá e Reino Unido. A promessa é de levar pelo menos mil alunos por ano, mas somente a partir de 2026.

No vídeo, o governo é ainda mais enfático ao dizer que, depois de 30 anos, acabou com a cracolândia. "Parecia impossível, mas após 30 anos a cracolândia não existe mais."

Desde maio, quando a rua dos Protestantes, na Santa Ifigênia, que abrigava a maior concentração de dependentes químicos, amanheceu esvaziada, os usuários têm se espalhado por diferentes vias do centros e nas periferias.

O próprio Tarcísio já reconheceu em entrevistas a pulverização de usuários. "Quando a gente fala que acabou a cracolândia é porque aquele cenário que a gente tinha de venda e uso de drogas ostensivo, de território livre, isso não tem mais mesmo, é só ir lá no centro e ver", afirmou o governador em 13 de novembro.

"Sempre vai ter gente consumindo droga na rua, porque esse é um problema social. Mas a gente vai cuidar de todos eles."

A peça publicitária também promove a atual gestão como a responsável por tirar do papel a construção do túnel Santos-Guarujá, após "100 anos de espera". Neste caso, as obras devem começar somente em 2026, e a inauguração do túnel está prevista para 2031.

Como o Painel já mostrou, os governos Tarcísio e Lula (PT) travam uma batalha midiática pela autoria do túnel. O custo da obra será bancado pelos governos federal e estadual, com ambos dividindo uma conta de R$ 5,14 bilhões, além de R$ 1,66 bilhão da iniciativa privada.

Ainda no comercial, a gestão aponta que trouxe solução para a favela do Moinho e que as famílias, que viviam nos barracos, estão hoje "em lugares digno e seguro".

Em nota nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação diz que foram feitas 787 mudanças, o que equivale a 90% do total de famílias.

Neste final de semana, durante operação policial na favela, um homem foi baleado e morreu.

OUTRO LADO

Ao Painel o governo afirma que, com relação à cracolândia, atualmente "o que se observa na região central são pequenos grupos transitórios, permanentemente monitorados". Sobre o túnel, cita o leilão em setembro e início de obras no primeiro trimestre de 2026.

A gestão também afirma que o programa "Prontos Pro Mundo" prevê 1.000 vagas a cada ano para alunos aprovados em processo seletivo.

Em relação à Favela do Moinho, a pasta de Desenvolvimento Urbano e Habitação afirma que todas as famílias serão reassentadas e terão moradias definitivas, e que a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) mantém escritório no local para "auxiliar quem ainda não se mudou com a documentação necessária ou com a oferta de imóveis".

Na saúde, outra área explorada no comercial, o governo diz que registrou em 2025 um total de 1,3 milhão de cirurgias eletivas na rede do SUS. "O número representa crescimento de 85% em relação a 2022, quando foram feitos cerca de 700 mil procedimentos", afirma a gestão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro