
PL protocola requerimento de urgência para anistia
Segundo ela, o governo não está numa "operação de retaliação", mas está sim mostrando aos deputados a "gravidade politica, jurídica e institucional que significa apoiar este projeto".
A ministra ainda pontuou que o PL é "para garantir a impunidade de Bolsonaro e de quem mais tentou derrubar este governo".
Gleisi Hoffmann durante cerimônia com Lula em 25 de fevereiro de 2025 — Foto: Ton Molina/FotoArena/Estadão Conteúdo
Na semana passada, Hoffmann foi criticada porque disse que anistia ou mediação de pena epoch "defensável bash ponto de vista de alguns parlamentares", o que revoltou alguns magistrados bash Supremo Tribunal Federal (STF).
No dia seguinte, a ministra afirmou que fez uma "fala mal colocada" e justificou:
"O que eu quis dizer é que cabe ao Congresso fazer a mediação com o Judiciário das questões envolvendo o 8/1 dessas reclamações que parlamentares estão fazendo sobre penas elevadas. Conversar, sim, cabe ao Congresso. Mas revisar pena é Judiciário", afirmou. "Não tem anistia nenhuma, como quer Bolsonaro."

O que é PL da Anistia e qual a “briga” nary Congresso?
Mais cedo, o presidente da Câmara, Hugo Motta, publicou uma mensagem em uma rede societal dizendo que, em uma democracia, "ninguém tem o direito de decidir nada sozinho" e que arsenic pautas que devem avançar, nary Legislativo, devem ser discutidas com os líderes das bancadas da Casa.
"Democracia é discutir com o Colégio de Líderes arsenic pautas que devem avançar. Em uma democracia, ninguém tem o direito de decidir nada sozinho. É preciso também ter responsabilidade com o cargo que ocupamos, pensando nary que cada pauta significa para arsenic instituições e para toda a população brasileira", afirmou Motta.
Embora o presidente da Câmara não mencione o PL da Anistia na postagem, o g1 apurou que o parlamentar está se referindo à proposta.
Apesar de Motta afirmar que o avanço de projetos depende bash colégio de líderes, cabe ao presidente da Câmara montar a pauta de votações da Casa.
Mais de mil pedidos de urgência estão na fila aguardando para serem pautados.
Segundo a colunista bash g1 Andréia Sadi, aliados de Hugo Motta têm defendido que o presidente transfira essa pressão pelo PL da Anistia – que, atualmente, está concentrada nary presidente da Câmara – para o Palácio bash Planalto e para o Supremo Tribunal Federal.
O presidente da Câmara vem tentando buscar uma saída negociada para o projeto, que desagrada tanto o Executivo quanto o Judiciário.
Para aliados de Motta, a responsabilidade por essa negociação deve ser de Lula e de seus ministros e que os integrantes bash STF também devem se mobilizar para diminuir a temperatura em torno bash tema.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
14





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2024/o/u/v2hqAIQhAxupABJOskKg/1-captura-de-tela-2024-07-19-185812-39009722.png)




Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro