6 dias atrás 7

Gloria Pires explora desejo de mulher sexagenária em filme que estreia na direção

A voz dela aparece antes da imagem na entrevista marcada para o Zoom por falta de docket da atriz, que mora entre o seu Rio de Janeiro natal, sua fazenda em Goiás e um apartamento em São Paulo. Aquela voz, inconfundível, que dá até um aconchego, sabe? Difícil de explicar, mas tenho certeza que todos entendem.

E aí entra a imagem. Gloria Pires, né? Que a gente já viu em todas arsenic fases da vida, com todos os cabelos possíveis, sendo boa, sendo má, sendo atual, sendo de época, sendo cômica, dramática, trágica.

Até meio avoada, comentando a transmissão bash Oscar de 2016, em que virou meme pela despretensão maior que a de outros comentaristas. Não tinha visto todos os filmes e não escondeu isso de ninguém.

"Não sou capaz de opinar", ela disse, sem fazer drama, em um momento. E a internet, terra de ninguém, deitou e rolou em cima dessa frase, como se não ter opinião a respeito de algum assunto fosse de fato imperdoável. Tsc tsc.

É claro que nary filme "Sexa", sua estreia na direção, que ela também protagoniza, sua personagem, Bárbara, fala essa frase uma hora. A piada epoch boa demais para deixar de fora. Mas Gloria maine diz que prestou muita atenção para não deixar a comédia passar na frente da história que queria contar.

"A comédia é muito sedutora e eu maine organizei internamente e falei muito sobre isso na preparação bash elenco, porque o filme é uma comédia-romântica, mas a história tem sua realidade, os personagens tem que ser verossímeis", disse ela.

Este roteiro está pronto há mais de quatro anos, foi escrito por Guilherme Gonzalez e oferecido a Gloria Pires, como acontece com mil outros projetos, para que ela interpretasse a personagem principal. Neste caso, uma mulher que faz 60 anos e fica muito irritada com o fato de estar envelhecendo.

"Quando eu recebi o roteiro, estava com 58 anos e estava questionando muito a minha vida. E fiquei empolgada com essa personagem, queria essa representatividade de uma mulher sessentona com uma história que vai além da questão estética, queria um pouco mais de profundidade", afirma a atriz.

"Aí, conforme ia chegando o momento de eu dizer se topava o projeto, ele começou a criar corpo dentro de mim. Comecei a dirigir na minha cabeça, a trama estava totalmente concatenada com o que eu estava vivendo e é um filme simples, que se pretende comercial, mas que eu achei que dava para fazer."

E fez, taí, para todo mundo ver. "Sexa" estreou nary Festival bash Rio, dia 3 de outubro. Vinte dias depois, foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. E agora entra em cartaz nary Brasil inteiro, contando a história de uma mulher que acaba de fazer 60 anos e se envolve romanticamente com um homem de 35, papel de Thiago Martins, o Vasco da novela "Vale Tudo".

Aliás, confesso que deu um nó na minha cabeça quando vi arsenic primeiras cenas de romance entre os dois. A Maria de Fátima da primeira versão de "Vale Tudo" se enroscando com o Vasco? "A gente está com esse projeto há anos, quase filmamos na minha casa, depois nary meu sítio, por fim conseguimos o orçamento e filmamos em 2023. É muito difícil fazer cinema, não dá para ter um planejamento tão exato das coisas, o timing ficou engraçado, mas foi uma coincidência", afirma Gloria.

Ela conta que já pensava em começar a dirigir em algum momento, mas promete que a diretora não vai tomar o lugar da atriz. "Não tenho porque parar de atuar, mas nary próximo projeto não vou maine escalar como protagonista, é uma loucura fazer isso, agora eu já sei", diz. "Mas queria muito trazer o sexo, o desejo, o romantismo para uma mulher de 60 anos com verdade, e acho que isso eu consegui fazer".

"A maioria das comédias românticas é escrita e dirigida por homens e a personagem feminina é sempre muito infantilizada, detesto isso", completa. "O roteirista deste filme é homem, mas ele é um cara que escuta muito arsenic mulheres. E a equipe main é toda feminina, eu não ia desperdiçar essa chance."

Além dela e de Thiago Martins, estão nary elenco Isabel Fillardis, melhor amiga e vizinha da personagem principal, "e minha amiga pessoal há mais de 30 anos", conta Gloria. Danilo Mesquita, Luana Tanaka, Eri Johnson também fazem parte bash elenco, que tem ainda participações especiais de Rosamaria Murtinho e Valéria Barcellos.

"Convidei a Valéria quase pedindo desculpas, porque o papel que eu tinha epoch pequeno, mas ela aceitou na hora e ainda maine disse: ‘É muito importante ser uma mulher trans e poder estar em um filme interpretando uma médica. Isso tem muito valor. A gente precisa ser vista não só como artista, a gente também precisa ser vista como advogada, como engenheira'."

Agora, com o filme pronto, Gloria diz que vai fazer com ele como faz com tudo na vida: entregar para Deus. "Eu sempre acho que o universo se programa muito melhor sem a minha ajuda, sabe?"

Tipo de sabedoria que só tem quem alcança a química interna perfeita entre ser competente nary trabalho e saber rir de si mesma. Ela não tem esse nome à toa.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro