2 horas atrás 3

Governo lança rede de comunicação única e criptografada para integrar forças de segurança

O Ministério das Comunicações lança nesta quinta-feira (25) a Rede Estratégica de Comunicação do Brasil, que vai criar uma estrutura única e exclusiva para órgãos públicos e permitir uma comunicação integrada entre as forças de segurança.

Hoje, cada órgão usa um sistema independente, que é o mesmo das redes de celulares utilizadas pela população. O novo projeto será operado pela Telebrás de forma independente das atuais redes, o que promete oferecer um ambiente seguro e criptografado.

Com a nova rede, a ideia é que instituições como Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Militar do Distrito Federal e Polícia Legislativa conversem pelo mesmo sistema, o que vai permitir comunicações mais seguras em operações críticas, eventos de grande porte e situações de emergência.

A ideia é que a nova rede reduza os riscos de congestionamento, falhas de sinal e interceptação. Segundo o ministério, a nova operação ainda vai garantir um backup, para zerar qualquer chance de queda de sinal.

A pasta diz que em situações de crise, os agentes poderão compartilhar informações em tempo real por meio de um canal interoperável. A proposta será apresentada também pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF).

Também nesta quinta, o ministério vai ativar uma infraestrutura própria de fibra óptica para conectar os órgãos públicos do governo federal. O primeiro passo será na Agência Nacional de Mineração, em Aracaju, Sergipe.

Além de proteger contra falhas, a proposta da rede é garantir a continuidade dos serviços públicos mesmo em cenários de grande demanda. A promessa é chegar em mais quatro capitais até o final do ano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro