O Ministério das Mulheres e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) assinaram uma parceria para combater a violência de gênero com ações prioritárias na Ilha do Marajó (PA) e no território Yanomami, que se espalha pelos estados do Amazonas e de Roraima.
A iniciativa terá investimento de R$ 6 milhões e será implementada entre janeiro de 2026 e dezembro de 2028, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.
O obejtivo do programa é fortalecer o ministério e redes locais de atendimento para prevenir e enfrentar a violência contra mulheres e meninas, especialmente em contextos de alta vulnerabilidade social e territorial.
A ideia é melhorar o uso de dados sobre a situação das mulheres e meninas para que seja possível subsidiar políticas públicas com base em evidências, além de ampliar a capacidade técnica de instituições públicas, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias para lidar com o tema.
Dados mostram que, na Ilha do Marajó, há altas taxas de gravidez na adolescência, exploração sexual de crianças e adolescentes e escassez de serviços especializados para mulheres em situação de violência.
No território Yanomami, a violência baseada no gênero piora por causa da crise humanitária, insegurança alimentar, impactos do garimpo ilegal e barreiras de acesso a serviços públicos culturalmente adequados.
Segundo o Ministério, a expectativa é que a parceria ajude a fortalecer a capacidade da pasta para formular, implementar e monitorar políticas de enfrentamento à violência baseada no gênero e a melhorar as redes locais de atendimento nos dois territórios.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro