2 horas atrás 2

Governo Lula e fundo da ONU fazem parceria para combater violência contra mulheres

O Ministério das Mulheres e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) assinaram uma parceria para combater a violência de gênero com ações prioritárias na Ilha do Marajó (PA) e no território Yanomami, que se espalha pelos estados do Amazonas e de Roraima.

A iniciativa terá investimento de R$ 6 milhões e será implementada entre janeiro de 2026 e dezembro de 2028, com apoio da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores.

O obejtivo do programa é fortalecer o ministério e redes locais de atendimento para prevenir e enfrentar a violência contra mulheres e meninas, especialmente em contextos de alta vulnerabilidade social e territorial.

A ideia é melhorar o uso de dados sobre a situação das mulheres e meninas para que seja possível subsidiar políticas públicas com base em evidências, além de ampliar a capacidade técnica de instituições públicas, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias para lidar com o tema.

Dados mostram que, na Ilha do Marajó, há altas taxas de gravidez na adolescência, exploração sexual de crianças e adolescentes e escassez de serviços especializados para mulheres em situação de violência.

No território Yanomami, a violência baseada no gênero piora por causa da crise humanitária, insegurança alimentar, impactos do garimpo ilegal e barreiras de acesso a serviços públicos culturalmente adequados.

Segundo o Ministério, a expectativa é que a parceria ajude a fortalecer a capacidade da pasta para formular, implementar e monitorar políticas de enfrentamento à violência baseada no gênero e a melhorar as redes locais de atendimento nos dois territórios.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro